Objetivo

Ampliar a presença das empresas brasileiras no mercado internacional

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Iniciativas
  1. Promoção da internacionalização;
  2. Adequação de produtos;
  3. Estímulo à atuação coordenada das agências e instituições de apoio à internacionalização das empresas.

 

Foram realizadas 11 ações para alcançar esse objetivo:

• 2 ações de geração de conhecimento;

• 5 ações de prestação de serviços;

• 4 ações de defesa de interesses.

 

AÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Ação 1: Missões empresariais e encontros de negócios com foco prospectivo e comercial

No período de março de 2018 a dezembro de 2022 a CNI realizou 68 missões empresariais e encontros de negócios com foco prospectivo e comercial. Participaram das iniciativas desenvolvidas um total de 2.249 empresas de 26 Estados (exceto Amapá).
Os serviços de promoção de negócios contribuem para a internacionalização das empresas por meio de ações dirigidas à prospecção de mercados e à comercialização de produtos, em iniciativas realizadas no exterior e no Brasil. Esses serviços são executados pela CNI e pela Rede CIN. Algumas ações contam com o apoio de parceiros como a Apex-Brasil e o SEBRAE.

A promoção de negócios é uma etapa essencial para o processo de internacionalização de uma empresa, por expandir a base de clientes e desenvolver oportunidades em novos mercados. As ações comerciais objetivam o estabelecimento de parcerias e a introdução aos canais de comercialização. As ações prospectivas, por sua vez, geram o conhecimento e permitem conhecer tendências do mercado, preferências de consumo, oportunidades para a inserção de produtos brasileiros e informações sobre formas de acesso e exigências técnicas, regulatórias e aduaneiras.

 

Ação 2: Programa Land-to-Launch

Por meio da parceria da CNI com o SOSA, foi estruturado o programa Land-to-Launch, para empreendedores e startups, oferecendo capacitação e mentoria customizada em melhores práticas de inovação, oportunidades de conexão com grandes indústrias e suporte para expansão e posicionamento internacional do negócio. O objetivo final do programa é validar o modelo de negócio das empresas participantes, ampliar oportunidades de internacionalização e de interação com potenciais clientes e investidores em nível global. Além dos workshops, as startups participam de reuniões com grandes empresas e investidores de suas verticais.

 
Ação 3: Certificado de origem, por meio do Sistema COD Brasil

O certificado de origem é um documento que ampara as exportações atribuindo competitividade ao bem exportado no destino. O documento garante a origem do produto exportado sendo pré-requisito para reduções ou isenções de impostos de importação em países com quem o Brasil tem acordos comerciais.
No período do relatório a emissão dos certificados de origem, foram realizadas por meio do Sistema COD Brasil, coordenado pela CNI e que conta com adesão de 24 federações (exceto Amapá, São Paulo e Rio Grande do Sul).  
Entre março de 2018 e dezembro de 2022 foram emitidos mais de 500 mil certificados de origem preferenciais e não preferenciais. Foram atendidas mais de 5.400 empresas, sendo 13% de empresas grandes, 43% de empresas médias e 43% de empresas pequenas.
Os acordos comerciais mais relacionados na emissão de certificados de origem preferencial foram ACE 18 – Mercosul (21%), ACE 14 – Argentina (16%), ACE 72 – Mercosul- Colômbia (7%), ACE 35 – Mercosul-Chile (6%) e ACE 36 – Mercosul - Bolívia (3%). Os certificados de origem não preferenciais representaram 33% das emissões totais no período.
Em novembro de 2021 o Sistema COD-Brasil foi acreditado com o selo de qualidade da Câmara Internacional de Comércio (ICC). A CNI passou a ser a única entidade da América Latina a utilizar a chancela internacional, conferindo confiabilidade e rastreabilidade nas emissões de certificados de origem realizadas pelo sistema COD.

 

Ação 4:   Metodologia piloto de Adequação de Embalagem para Exportação

A CNI e o SENAI desenvolveram uma metodologia piloto de Adequação de Embalagem para Exportação. Essa ação ocorreu nos estados de Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, com atendimento a 12 empresas.
A metodologia piloto foi disseminada à Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e à Rede SENAI Design, por meio de capacitação em Sistema de Embalagem.
Paralelamente, iniciou-se uma negociação com o governo brasileiro, por meio do extinto MDIC, de nacionalização da metodologia, com o objetivo de criar um programa para atendimento a 1000 empresas em 3 anos. Com o novo governo, a proposta está sendo novamente apresentada para verificar aderência.
Em 2019, a CNI apresentou a metodologia à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, com objetivo de estimular o atendimento às empresas, especialmente MPEs, em temas relacionados à adequação do sistema de embalagem para o mercado internacional.

 
Ação 5: Programa Rota Global

Em 2019, a CNI desenvolveu o Programa Rota Global2, o qual foi implementado pelo governo brasileiro, no âmbito do Plano Nacional de Cultura Exportadora, executado pelo Ministério da Economia.

O programa oferece consultoria, análise de perfil empresarial, estratégia de exportação e montagem de plano de internacionalização. Nos anos de 2019 e 2020, 4.289 empresas foram atendidas em todo país.
O início da implementação pelo governo brasileiro iniciou em fevereiro de 2019. Nos anos de 2019 a setembro de 2021 foram atendidas 4289 empresas em todo país.
Em outubro de 2021 a metodologia do Rota Global foi inteiramente integrada ao novo sistema informatizado do Plano Nacional de Cultura Exportadora, com automatização de todas as etapas da metodologia (perfil empresarial, avaliação de maturidade internacional e geração de plano de ação), viabilizando a oferta de soluções adequadas às necessidades das empresas participantes. Na fase piloto do sistema, concluída em março de 2022, foram atendidas 759 empresas pelo “Novo PNCE”.

 
AÇÕES DE DEFESA DE INTERESSES 
Ação 6:   Reuniões técnicas com o MRE para sugerir a ativação do Comitê de Promoção Comercial

A CNI realizou reuniões técnicas com o Ministério das Relações Exteriores para sugerir a ativação do Comitê de Promoção Comercial (COPCOM) da CAMEX. A retomada do Comitê proporcionaria maior abertura para os produtos brasileiros no exterior.

 
Ação 7: Acordo de cessão de uso entre CNI e MDIC, para nacionalização da metodologia Rota Global por meio do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE)

No âmbito da governança interinstitucional para coordenação do atendimento às empresas exportadoras, foi assinado acordo de cessão de uso entre CNI e MDIC, para nacionalização da metodologia Rota Global por meio do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), executado pelo governo brasileiro.

 
Ação 8: Assinatura do Protocolo de intenções com objetivo de fortalecer o Plano Nacional de Cultura Exportadora

Em agosto de 2019 a CNI, o SEBRAE e o governo federal, por meio do Ministério da Economia e Ministério das Relações Exteriores, assinaram protocolo de intenções com objetivo de fortalecer o Plano Nacional de Cultura Exportadora visando consolidar oferta coordenada de serviços e produtos oferecidos por cada entidade com objetivo de contribuir para fomentar a internacionalização de empresas brasileiras, especialmente, as de micro, pequeno e médio portes.

 
Ação 9: Acordo de cooperação técnica para implementação da Plataforma BRAEXP

Em novembro de 2022 foi firmado acordo de cooperação técnica entre ApexBrasil, CNI, CNA, SEBRAE, MDIC e MRE tendo como objetivo a implementação da Plataforma BRAEXP.
A BRAEXP é uma plataforma virtual (marketplace) na qual as MPMEs brasileiras poderão identificar, comprar e consumir serviços voltados à sua internacionalização. O objetivo da plataforma é conectar MPMEs aos serviços relacionados ao comércio que ajudarão no acesso os mercados internacionais.
A modelagem do projeto foi financiada pelo programa de cooperação britânico Prosperity Programme, que visou promover o crescimento inclusivo e sustentável no Brasil.  

 

AÇÕES DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO
Ação 10: Elaboração e divulgação de cartilhas sobre comércio exterior

Elaboração e divulgação de uma série de 15 cartilhas sobre comércio exterior, com orientações e sugestões que explicam de maneira simples e objetiva as etapas do processo que precedem a chegada da marca brasileira nas prateleiras pelo mundo.
Os temas abordados nas cartilhas são Acordos Comerciais, Barreiras Comerciais, Logística Internacional, Documentos para Exportação, Modalidades de Pagamentos Internacionais, Feiras Internacionais, Encontros de Negócios e Contratos Internacionais. No período de março de 2018 a dezembro de 2022 foram distribuídos 8.745 exemplares impressos e realizados 2876 downloads  das cartilhas no portal da CNI.

 
Ação 11: Cartilhas práticas que explicam alguns dos temas mais importantes para quem está se preparando para conquistar espaço lá fora ou quer aperfeiçoar seu desempenho

Acessar o mercado internacional é a meta de muitas indústrias brasileiras. Para chegar à internacionalização, no entanto, é preciso ter conhecimento sobre diversos aspectos que precedem a chegada da marca nas prateleiras pelo mundo.
Com o espírito de atualizar e manter disseminação de informações sobre etapas do processo de comercialização internacional a CNI preparou, em parceria com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios - Rede CIN, uma série de 7 cartilhas práticas que explicam de maneira simples e objetiva alguns dos temas mais importantes para quem está se preparando para conquistar espaço lá fora ou quer aperfeiçoar seu desempenho.
Os temas propostos para as cartilhas foram encontros de negócios, feiras internacionais, barreiras comerciais, logística, documentos de exportação, modalidades de pagamento no comércio exterior e contratos internacionais. No período de março de 2018 a março de 2022 foram distribuídos 4250 exemplares impressos e realizados 1879 downloads das cartilhas no portal da CNI.