Objetivo

Ampliar a oferta da educação profissional alinhada às demandas do setor produtivo

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Iniciativas
  1. Ampliação da oferta de educação profissional alinhada às demandas da indústria;
  2. Ampliação da educação profissional na modalidade a distância;
  3. Implementação de sistema nacional de avaliação da educação profissional;
  4. Aperfeiçoamento da legislação da aprendizagem profissional.

 

Foram realizadas 22 ações para alcançar esse objetivo: 

  • 7 ações de defesa de interesses;
  • 13 ações de prestação de serviços;
  • 2 ações de geração de conhecimento.

 

AÇÕES DE DEFESA DE INTERESSES
Ação 1:  Implementação de Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica

O SENAI participou de duas reuniões no Ministério da Educação, entre 2018 e 2019, as quais tiveram como pauta a implantação de um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional, onde foram debatidos:

- o   modelo   de   avaliação   educacional   de   larga   escala   adotado    pelo   SENAI, que compreende a implantação do SAEP - Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. O SAEP é um sistema que verifica a demanda de cursos, o desenvolvimento e a qualidade das ofertas, a efetividade e a eficácia do ensino e aprendizagem, a inserção do aluno no mercado de trabalho e a satisfação da empresa com a formação do novo trabalhador.
- fatores com impacto na implantação de uma avaliação nacional, tais como currículo padronizado em todo o país; definição de quais competências avaliar por Eixo Tecnológico ou Área Profissional; elaboração de instrumentos; metodologias de análises estatísticas e logística de aplicação das provas/exames.
Espera-se que a implantação de um sistema de avaliação da qualidade da educação profissional do país resulte em maior eficiência e maior aderência dos programas às reais necessidades de formação do setor produtivo.

 

Ação 2:   Propostas da Indústria para as eleições de 2022 | Educação: preparando os jovens para o mundo do trabalho

Divulgação do documento “Educação: preparando os jovens para o mundo do trabalho” e entrega aos candidatos à presidência da república na eleição de 2018.


Ação 3: Propostas da Indústria para as eleições de 2018| Educação: a base para a competitividade

Divulgação do documento “Educação: a base para a competitividade” e entrega aos candidatos à presidência da república na eleição de 2018.

 

Ação 4: Audiências públicas no Legislativo sobre a importância do Sistema S para aprendizagem 

A CNI e o SENAI participaram das audiências públicas sobre Aprendizagem no âmbito do Poder Legislativo, defendendo a importância do Sistema S para a formação profissional e o aperfeiçoamento da legislação e das políticas, como, por exemplo, o reforço do caráter educacional da aprendizagem, a ampliação do tempo de contrato, a indissociabilidade entre teoria e prática e a contratação de aprendiz diretamente pela empresa. Como consequência, espera-se maior aderência da formação profissional de jovens aprendizes às reais necessidades do mercado de trabalho, melhorando a empregabilidade dos jovens após o programa de aprendizagem.

 

Ação 5: Políticas de aprendizagem - Fórum Nacional de Aprendizagem (FNAP)

A CNI participa como membro do Fórum Nacional de Aprendizagem (FNAP), que cumpre papel estratégico na condição das políticas voltadas para o tema da aprendizagem, para defender os interesses dos contratantes do setor privado.

 

Ação 6: Legislação da aprendizagem profissional - Portaria (671/2021)

A CNI e o SENAI defenderam a publicação da nova portaria da Aprendizagem (671/2021). A nova Portaria é mais alinhada aos interesses da indústria e incorpora inovações como:

- Alinhar a aprendizagem profissional aos cursos técnicos de nível médio e ao itinerário de formação técnica e profissional do novo ensino médio;
- Possibilitar que 20% das atividades teóricas dos cursos presenciais sejam executadas na modalidade à distância, como atividade de qualificação complementar;
- Estipula que no mínimo 50% da carga teórica será voltada para a qualificação de competências técnicas;
- Possibilita o desenvolvimento de cursos na modalidade à distância nos seguintes casos:
- cursos voltados para o desenvolvimento de competências da Economia 4.0;
- cursos voltados para a atividade principal do estabelecimento;
- potencial de contratação do município for de até 100 aprendizes.
- Reestabelece a primazia dos Serviços Nacionais de Aprendizagem.

 

Ação 7: Política de aprendizagem - Grupo de trabalho no Conselho Nacional do Trabalho

Em 2021, a CNI e o SENAI representaram a indústria no Grupo Técnico de Trabalho (GTT) constituído pelo Conselho Nacional do Trabalho, com o objetivo de apresentar estudos sobre a aprendizagem profissional e empregabilidade de jovens no mercado brasileiro e avaliar e propor melhorias na política da Aprendizagem. O GTT é representado por 3 titulares e 3 suplentes do Governo, Empregadores e Trabalhadores. No GTT foram abordados os seguintes temas:

- Mecanismos de incentivo ao cumprimento da cota, de efetivação do trabalhador após conclusão do contrato e de inclusão de jovens vulneráveis;
- Alinhamento da demanda de qualificação profissional do setor produtivo aos cursos de aprendizagem profissional;
- Alinhamento da aprendizagem profissional ao Ensino Médio e ao Ensino Profissional e Tecnológico;
- Regulamentação da definição das funções que demandem formação profissional.

 
AÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 
Ação 8:  Educação profissional – cursos técnicos

Em 2018, no âmbito da educação profissional realizada pelo SENAI, 50 cursos técnicos foram avaliados por meio das provas objetivas, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os 50 cursos avaliados representam cerca de 98% das matrículas ofertadas pelo SENAI na modalidade.
Nessa edição, considerando o desempenho nacional, verificou-se que 75,1% dos alunos estão nos níveis mais elevados da escala de avaliação. O curso que obteve melhor desempenho foi o Técnico em Mecânica (87,9%), seguido pelo curso de Eletrônica (84,8%) e pelo de Manutenção Automotiva (80,3%).
O SENAI promoveu provas práticas de 20 cursos técnicos que complementam os resultados das provas objetivas, fornecendo um retrato da qualidade da educação profissional oferecida pela instituição, considerando a formação integral do indivíduo.
O Sistema SENAI de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), no âmbito da avaliação de desempenho do estudante, edição 2019, avaliou por meio de provas objetivas on-line 40 cursos abrangendo 12.089 estudantes de 242 escolas. O percentual de estudantes nos níveis “adequado” ou “avançado” superou o estabelecido como meta. A superação da meta é resultado das ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação profissional, que têm impactado positivamente o desempenho do aluno e a educação profissional como um todo.
Na edição de 2020, o SAEP avaliou, por meio de provas objetivas on-line, 40 cursos abrangendo
22.418 estudantes de 333 escolas. Nas provas práticas foram avaliados 8.891 estudantes de 30 cursos técnicos em 291 escolas.
 Além da avaliação de desempenho do estudante, o SAEP avaliou os cursos técnicos. Em 2021, foram avaliados 42 cursos. As provas objetivas on-line contaram com a participação de 22.506 estudantes concluintes de 358 escolas de 26 Unidades da Federação. Nas provas práticas foram avaliados, de forma amostral, cerca de 9.500 estudantes. O Índice de Desempenho da Avaliação Profissional - IDAP, que mede o desempenho dos alunos na avaliação profissional com provas objetivas e práticas alcançou o resultado sistêmico de 7,6 em 2021, superando o referencial nacional estabelecido de 7,1.
Em 2022, foram avaliados 41 cursos técnicos.

 

Ação 9 :   Metodologia SENAI de Educação Profissional

O SENAI promove sistematicamente a realização de encontros dos Comitês Técnicos Setoriais Nacionais (CTSN) nas áreas de atuação da Indústria para manter sua oferta de cursos aderente à demanda. Os CTSN são fóruns técnico-consultivos estruturados com representação acadêmica, governamental e empresarial, que possibilitam a aproximação entre o Mundo do trabalho e a Educação Profissional.
Entre 2018 e 2019 realizou reuniões com CTNS de 12 áreas tecnológicas contando com a participação de 229 instituições.
As áreas atualizadas foram:

a)    Automação e Mecatrônica;
b)    Construção Civil/Instalações;
c)    Construção Civil/Pesada;
d)    Gráfica e Mídias Impressas e digitais;
e)    Vestuário;
f)    Química;
g)    Energias Renováveis;
h)    Metalmecânica/Usinagem;
i)    Têxtil;
j)    Eletroeletrônica;
k)    Biocombustíveis; 
l)    TI + Automação, com foco nas tecnologias da indústria 4.0.

Em 2019, foi concluída a atualização dos Itinerários Nacionais de EPT das áreas Têxtil, de Metal Mecânica/Usinagem, de Biocombustível/Biogás, de Automação, de Eletroeletrônica e de Madeira Mobiliário, com um total de 72 cursos (6 Cursos Técnicos; 27 Qualificações; 33 Aperfeiçoamentos; 3 Especializações Técnicas; 1 Tecnólogo e 2 iniciações profissionais).

 

Ação 10 :   Qualificação profissional - educação profissional baseada em competências

No intuito de apoiar o desenvolvimento de comportamentos aderentes às demandas da indústria 4.0, o SENAI desenvolveu 2 cursos voltados para competências socioemocionais abrangendo: pensamento crítico e inovação; criatividade, originalidade e iniciativa; liderança e influência social; inteligência emocional; aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem; resolução de problemas complexos; e, empreendedorismo.

 

Ação 11 :  Itinerários nacionais de educação profissional e tecnológica (IN) -  implementação do Comitê Técnico  Setorial Virtual on-line

Em 2020, o SENAI realizou suas ações por meio de novas estratégias tecnológicas proporcionando a disponibilização de produtos e processos que garantiram a qualidade da educação do SENAI, no contexto da pandemia. Com o uso dessas tecnologias foi ampliado em quase 200% a participação de instituições no processo de atualização de Perfis Profissionais das indústrias, no âmbito do Itinerários Nacionais – IN, por meio da implantação do Comitê Técnico Setorial Virtual com consulta on-line. Essa atualização gerou subsídio para que os Itinerários Nacionais de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas áreas de Telecomunicações, Metalmecânica-Metalurgia, Logística e TI-Software fossem incrementados, com um total de 372 novos cursos disponibilizados para oferta dos Departamentos Regionais.

 

Ação 12 :  Itinerário nacional de educação profissional e tecnológica (IN) - perfis e desenhos curriculares

Em 2021, foram atualizados 42 títulos de Perfis e Desenhos Curriculares. Um total de 83 novos perfis e desenhos foram inseridos no portfólio, com destaque para um Curso Técnico, inédito, em Modelagem Digital de Construção Civil e, ainda, a consolidação de um portfólio dedicado à área de TI, com 45 cursos. No total, foram 1.000 cursos disponibilizados no Sistema de Gestão dos Itinerários aos Departamentos Regionais.
No âmbito do Itinerário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IN foi intensificada a participação das indústrias no processo de atualização de perfis e currículos dos cursos do SENAI por meio da estratégia de Comitês Técnicos Setoriais Nacionais com reuniões on-line e consultas remotas. Em 2022, 115 instituições, entre empresas, associações, sindicatos e instituições de ensino, foram consultadas e participaram da atualização de 9 áreas tecnológicas.
Com a entrega da versão 2022, o Itinerário Nacional passa a disponibilizar 1.175 títulos de cursos em todas as modalidades da educação profissional e superior.
A versão 2022 contempla a atualização de 303 títulos de Perfis e Desenhos Curriculares. Dentre estes, 208 são novos títulos, com destaque para a área de Hidrogênio Verde,  Cibersegurança e para o portfólio de cursos de curta duração para atendimento a Bioeconomia. Além disso, os Cursos Técnicos de 4 áreas tecnológicas passaram a ter um Módulo de Projetos de Inovação que vai assegurar o desenvolvimento das competências para a inovação. Ainda, ressaltamos a disponibilização de Trilhas de Formação Profissional em 04 áreas tecnológicas para possibilitar a criação de diferentes trajetórias de formação, customizadas aos interesses dos estudantes e às demandas do mercado de trabalho, com possibilidade de aproveitamento dos conteúdos apreendidos em cursos regulares de qualificação, habilitação técnica e superiores de graduação. 

 

Ação 13 :  Itinerário nacional de educação profissional e tecnológica (IN) - acompanhamento de egressos de cursos do SENAI

A realização dos cursos seguindo os itinerários formativos, metodologias e ferramentas desenvolvidas e disponibilizadas pelo SENAI está refletida na melhoria da empregabilidade dos egressos, pelo alinhamento da formação desses alunos às necessidades da indústria. Apesar do contexto econômico de recessão, inerente às restrições pandêmicas e sanitárias, os egressos dos cursos do SENAI se diferenciam no mercado, agregando competências do trabalho do futuro à realidade industrial. O indicador de empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos do SENAI está presente na estratégia, que visa formar profissionais para o mercado de trabalho. Em 2021, obteve um resultado de 73,5% superando em 8,5 p.p. a referência nacional estabelecida para o ano.
Mesmo com os efeitos da pandemia, os egressos de cursos do SENAI continuam conquistando suas oportunidades no mercado de trabalho. A Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2020-2022, que contou com 91.450 alunos respondentes e 1.841 empresas, trouxe melhorias nos indicadores de empregabilidade em todas as modalidades de oferta do SENAI: aprendizagem, cursos técnicos, qualificação e graduação. No geral, mantemos o importante resultado de 76 em cada 100 alunos de cursos técnicos do SENAI empregados. Além disso, os resultados no ensino superior também foram muito positivos. A taxa de ocupação de egressos dos cursos de graduação tecnológica foi de 92,8%, afirmando a importância do SENAI em ampliar a oferta de ensino superior inovador e conectado com as demandas da indústria. Outro dado importante é o incremento de renda dos egressos de cursos técnicos, que tiveram um ganho salarial de 26,7%. Das empresas ouvidas, 91,1% afirmaram dar preferência aos egressos do SENAI no momento da contratação.

 

Ação 14 :  Plataforma de empregabilidade

O SENAI disponibilizou à sociedade o CONTRATE-ME. Uma plataforma de empregabilidade, com uso de inteligência artificial, que apoia as empresas industriais a selecionar, com mais assertividade, os alunos e ex-alunos do SENAI que tenham o perfil mais aderente às vagas de emprego.
Ainda no apoio à empregabilidade, o SENAI realizou em 2021 duas edições da Feira de Talentos Contrate-me. Na primeira edição, participaram 79 empresas, que ofertaram mais de 1.000 vagas de emprego. Na segunda, 76 empresas disponibilizaram mais de 6.000 vagas.

 
Ação 15: Feira de talentos

Com o sucesso das edições anteriores, em 2022, foram realizadas duas Feiras de Talentos Contrate-me, em maio  com 100 empresas e 6 mil vagas de empregos e em novembro com 105 empresas e mais de 5 mil vagas

 

Ação 16 :  Cursos técnicos à distância

O número de cursos técnicos à distância oferecidos pelo SENAI aumentou de 29, em 2017, para 36, em 2018, enquanto o número de qualificações à distância passou de 65 para 83. Como resultado, houve um aumento de 57% no número de matrículas EaD no SENAI em relação a 2017, nas modalidades de qualificação profissional e cursos técnicos à distância. Com isso, um número maior de trabalhadores foi qualificado, contando com os benefícios de flexibilidade de horário e de abrangência geográfica, inerentes ao ensino à distância.

 

Ação 17 :  Educação a distância

Em 2019, foram executadas ações que visam possibilitar maior escala, abrangência e capilaridade da oferta de cursos do SENAI, por meio da educação a distância. Destacam-se:

- Turmas piloto do curso de Assistente de Logística EaD com 296 matrículas nos estados: CE (46), GO (48), RS (96) e SC (106). As aulas tiveram início em 4 de fevereiro de 2019.
- Desenvolvimento do modelo de Oferta Nacional com Central de Tutoria e Monitoria, consolidado em um Guia de Operação, com participação de sete estados: SC, AC, RS, MG, GO, BA e PE.
- Execução de um piloto, com o curso de Qualificação Profissional em Eletricista com a participação dos estados de MG, SP, PR, PE e AC. Industrial, para validação e refinamento da atuação com Central de Tutoria e Monitoria
- Planejamento de ação de engajamento das equipes das escolas para oferta e aumento das matrículas em EaD por meio do aplicativo Geração SESI SENAI.
- Estruturação de uma campanha nacional para divulgação da oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional na modalidade EaD.
- Apoio ao lançamento da oferta no Mundo SENAI, aprimorando os fluxos de atendimento do SAC, inclusive com a redução do tempo de atendimento e aumento da conversão de usuários da plataforma em clientes.
- Definição de premissas para escalonamento do modelo por meio da definição de Centrais de Tutoria e Monitoria para 15 áreas tecnológicas.
- Planejamento do desenvolvimento de um marketplace para o negócio de educação do SENAI, com vistas a construir um canal de vendas nacional.

 
Ação 18 :  Tutoria e monitoria 

Em 2020, o SENAI ampliou a oferta de cursos por meio das sete Centrais de Tutoria e Monitoria (CTM) implantadas nos estados de PE, GO, SP, PR, SC, RS e no SENAI CETIQT. Os cursos oferecidos atendem às modalidades Educação a Distância (EaD) e semipresencial, permitindo assim que os Departamentos Regionais respondam rapidamente às suas demandas locais.
Com a pandemia, foram priorizadas as aulas mediadas por tecnologias e a melhoria do marketplace. Foi implantado um serviço de pagamento on-line, além de um assistente virtual (bot), com o uso de inteligência artificial, acessado por meio do celular, para que o cliente possa consultar os cursos disponíveis na loja.
Foram disponibilizados cursos na modalidade EaD, sendo 18 autoinstrucionais para a Indústria 4.0; 24 de Qualificação Profissional com tutoria e monitoria, além daqueles na modalidade Semipresencial para qualificação profissional e técnicos, totalizando 58 e 32, respectivamente.
O SENAI ampliou o portfólio de cursos, que totaliza 110 de qualificação profissional e cursos técnicos em 30 áreas tecnológicas, dentre elas: telecomunicações, automação e mecatrônica, metalmecânica, edificações, energia, logística, TI – Software e Hardware e vestuário. Todos eles oferecidos por meio das CTMs.
Em 2020, o SENAI registrou 2,22 milhões de matrículas, sendo 1,29 milhão (ou 58,1% do total) em cursos de Ensino a Distância (EaD), representando um aumento de 79% em comparação a 2019.
Com a pandemia, houve maior procura pelo ensino remoto, de curta duração que tiveram um salto de 106.844 matrículas em 2019 para 452.290 em 2020.
O total de matrículas nos cursos a distância em 2022 foi de 1.058.531 em todas as modalidades de oferta, representando um aumento de 54% em relação ao total de matrículas a distância de 2018 (688.128). 

 

Ação 19 :  Cursos online de Lean Manufacturing e Indústria 4.1 

Como forma de atender a demanda crescente pela modalidade a distância, em 2021, foram desenvolvidos 33 cursos entre qualificações básicas, cursos técnicos, aperfeiçoamentos profissionais, pós-graduações e unidades curriculares transversais no formato EaD autoinstrucional com o objetivo de introduzir os conceitos de Lean Manufacturing e Indústria 4.1    em  todos os cursos técnicos e de qualificação profissional.
Digitalizar a oferta de Educação Profissional e Superior em plataforma nacional de serviços (https://loja.mundosenai.com.br/), aderentes às demandas das indústrias, e unificar o canal de acesso dos clientes aos produtos e serviços ofertados pelo SENAI, traz novas possibilidades de ampliação do atendimento e consolida um posicionamento sistêmico junto aos clientes.
Em 2022, a loja Mundo SENAI passou por evoluções que ampliaram o portfólio de cursos de formação profissional ofertados pelo SENAI e seus parceiros e, ainda, concentraram todas essas ofertas em uma única plataforma chamada Futuro.Digital (https://futuro.digital), onde é possível escolher os cursos por área, modalidade, tempo de duração e por tipo de cliente.
O Departamento Nacional do SENAI, também, evoluiu a plataforma de modo a disponibilizar um conjunto de ativos para os Departamentos Regionais, como carrinho para compra de mais de um curso, trilhas de formação, planos de assinatura etc. A agregação de valor aos serviços prestados pela plataforma incluiu a possibilidade de execução de turmas específicas pelos Departamentos Regionais, a partir da identificação de demandas locais.

 

Ação 20 :  SENAI Play  - Aprendizado de curta duração

O SENAI Play é um projeto criado com o objetivo de compartilhar conhecimento de curta duração, por meio de microcursos e minicursos. A plataforma, lançada em 2021, prevê três modalidades de cursos: o Play Plus - cursos em formato de vídeos; o Play List - cursos em formato de podcast; e o Play no Whats - cursos oferecidos pelo aplicativo mais acessado do mundo, o Whatsapp, o qual registrou mais de 30.000 matrículas. Além disso, a plataforma conta com tecnologia blockchain para autenticação de informações, uso de chatbots nos cursos, que proporciona a interação com usuários. Em 2022, foram desenvolvidos 278 novos cursos para a plataforma.

 
AÇÕES DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO
Ação 21 :  Propostas da Indústria para as eleições 2022 | Educação: preparando os jovens para o mundo do trabalho

Elaboração do documento “Educação: preparando os jovens para o mundo do trabalho”, no âmbito das Propostas da Indústria para as Eleições 2022, que apresenta propostas para aprimorar a educação no Brasil com base em cinco eixos: consolidação do novo ensino médio e da BNCC; incorporação de novas tecnologias, com promoção da inovação; valorização da formação dos professores e da carreira docente; aprimoramento da educação profissional e da aprendizagem; e ampliação da educação de jovens e adultos.


Ação 22 :  Propostas da Indústria para as eleições de 2022 | Educação: a base para a competitividade

- Elaboração do documento “Educação: a base para a competitividade”, no âmbito das Propostas da Indústria para as Eleições 2018, contendo propostas para a melhoria do marco regulatório da aprendizagem profissional.