Objetivo

Ampliar o volume de financiamento bancário

grafico-ampliar-volume.png
Iniciativas
  1. Elaboração de propostas para o desenvolvimento de novas alternativas para o financiamento privado de longo prazo;
  2. Ampliação do financiamento bancário às empresas industriais.
     

Foram realizas 3 ações para alcançar esse objetivo:

  • 2 ações de defesa de interesses;

  • 1 ação de geração de conhecimento.

 

AÇÕES DE DEFESA DE INTERESSES
Ação 1: Defesa no Legislativo da remuneração dos bancos de desenvolvimento responsáveis pelos empréstimos dos recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento (FCFs)

A CNI defendeu a aprovação da MP 1.052/2021, posteriormente convertida na Lei 14.227/2021, que trata, entre outras coisas, da remuneração dos bancos de desenvolvimento responsáveis pelos empréstimos dos recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento (FCFs). A nova legislação permite ampliar o volume de financiamento bancário, por meio da diminuição da remuneração dos bancos de desenvolvimento gestores dos FCFs e, consequentemente, maior remuneração dos FCFs e maior volume de empréstimos.

 

Ação 2: Propostas da Indústria para as eleições de 2022| Financiamento: base do crescimento

A CNI entregou o documento “Financiamento: base do crescimento” aos candidatos à
presidência da república para as eleições de 2022 e defendeu a implementação das propostas nele contidas.

 
AÇÃO DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO
Ação 3: Propostas da Indústria para as eleições de 2022| Financiamento: base do crescimento

A CNI realizou e divulgou o documento “Financiamento: base do crescimento”, no âmbito das Propostas da Indústria para as eleições de 2022. O documento apresenta propostas para facilitar o acesso das empresas ao crédito, com foco em três pilares fundamentais: a redução de custo do crédito bancário e a ampliação de seu acesso; o aprimoramento do crédito não bancário; e o aprimoramento das políticas de crédito público ou incentivado.

 
AÇÕES RELACIONADAS

A CNI atuou pela manutenção em regime permanente do PRONAMPE e do PEAC e pela criação do Novo Marcos de Garantias. A atuação completa dessas ações está descrita no objetivo “Facilitar o acesso das empresas ao sistema de garantias de crédito”, deste fator chave.