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O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Reunidos em times de dois a dez integrantes*, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. 

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League. Desde que passou a operacionalizar a competição, o SESI tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e do torneio nacional, a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, bem como a articulação da competição realizada no Brasil com os operadores internacionais, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.


*O SESI recomenda o número mínimo de quatro competidores por equipe.

 


A iniciativa fortalece capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Por meio de uma experiência criativa, os competidores  são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real,  bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões.
 




A cada ano, um novo tema do mundo real é lançado.
Ele vai nortear o desafio da temporada e servir de base para as avaliações do Torneio de Robótica
a serem realizadas em todas as regiões do país.


Conheça o desafio da
nova temporada

 


Aprendizado e diversão


Durante o processo de aprendizagem do Torneio, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira.

OBJETIVOS

 

 

 

Icone escola

Promover o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) por meio de torneios de robótica com atmosfera de evento esportivo 

 

 

 

 

Icone cérebro

 

 

Desenvolver competências cognitivas e habilidades comportamentais para a vida

 

 

 

 

Icone aquarela

 

 

Fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico

 

 

 

 

Icone equipe

 

 

Fomentar o trabalho colaborativo

 

 

 

 

Icone ciências

 

 

Contribuir para a elevação da proficiência dos alunos em matemática e ciências

 

 



Realizadores

 


No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, conforme as regras internacionais.

O SESI foi criado em 1º de julho de 1946, com o desafio de desenvolver e ofertar educação de excelência, voltada para o mundo do trabalho e aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira por meio da promoção da saúde e da segurança do trabalhador.

Com uma rede de educação básica formada por mais de 500 escolas, tem 195 mil alunos na educação básica, 188 mil estudantes na educação de jovens e adultos, além de 1,5 milhão de trabalhadores da indústria na educação continuada.

Desde 2006, o SESI vem investindo em programas de robótica educacional. A Robótica tem se posicionado como uma área estratégica fundamental para o Brasil, pois além de levar os alunos a aprenderem sobre a construção e programação de protótipos robóticos, desenvolve habilidades importantes para as interações sociais.

Desde 2013, o SESI tem promovido anualmente torneios regionais e nacional de robótca. A institutição também contribui para a criação de novas equipes para o campeonato, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários e a participação de brasileiros em eventos no exterior.

Em cinco anos de operação, o SESI já realizou 55 torneios regionais em 12 estados e cinco torneios nacionais; envolveu aproximadamente 17 mil competidores de 1.445 escolas particulares e 360 escolas públicas; bem como classificou 60 equipes brasileiras que participaram de competições internacionais.

 


FIRST® é a sigla para For Inspiration and Recognition of Science and Technology, que em português quer dizer Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e da Tecnologia. A organização não governamental americana se dedica a inspirar crianças e jovens a desenvolver a paixão pela ciência, tecnologia, matemática e engenharia.

Foi criada em 1989, quando seu fundador, o inventor Dean Kamen, percebeu a escassez de mão de obra e o baixo interesse dos jovens pela área de exatas. Para tornar a experiência de aprendizagem de conceitos físicos, matemáticos e robóticos mais divertida, Dean teve a ideia de criar um evento com apelo esportivo para atrair estudantes de ensino fundamental e médio a seguir carreiras no ramo da ciência e da tecnologia.

Anualmente, a FIRST® trabalha com temas que abordam problemas cotidianos reais e afetam o mundo e as pessoas. A partir dessa proposta, os jovens são desafiados a construir soluções inovadoras e a compartilhar com a comunidade. Suas ideias são apresentadas na forma de projeto de pesquisa nos torneios promovidos ao redor do mundo.

A cada temporada, a FIRST® alcança, em 80 países, aproximadamente 300 mil jovens e mais de 100 mil mentores, treinadores e voluntários.
 


Por mais de 30 anos, a LEGO® Education é o ramo educacional do Grupo LEGO®, que fornece soluções e recursos para incentivar crianças e jovens a pensar de forma criativa, racional, sistemática e a libertarem o seu potencial para moldar o seu próprio futuro.

A ideia dos produtos desenvolvidos pela empresa é abordar assuntos do cotidiano e transformar o aprendizado em algo divertido. Ciências, tecnologia, engenharia e matemática são os temas trabalhados nos materiais educacionais.

A empresa compartilha a visão de inspirar e desenvolver os construtores de amanhã.