INOVAÇÃO EM SST

A inovação que a sua empresa precisa.

Produtos e serviços inovadores em Segurança e Saúde no Trabalho desenvolvidos em todo País.

Tem um desafio e precisa da ajuda do SESI?
Fale com nosso consultor

Melhorias para a indústria

Conheça os Centros de Inovação SESI

Distribuídos em nove estados, cada centro é responsável por soluções em um tema de interesse da indústria e atende empresas de todo o país por meio das unidades do SESI.
Clique nos segmentos e saiba mais.

logo centro de inovação sesi legenda economia legenda ergonomia legenda estilo de vida legenda fatores psicosociais legenda higiene pessoal legenda longevidade e produtividade legenda prevenção da incapacidade legenda sistemas de gestão em sst legenda tecnologias para saúde
Economia para Saúde e Segurança Ergonomia Estilo de Vida e Saúde Fatores Psicossociais Higiene Ocupacional Longevidade e Produtividade Prevenção da Incapacidade Sistemas de Gestão em SST Tecnologias para Saúde
  • Selecione
  • Economia para Saúde e Segurança
  • Ergonomia
  • Estilo de Vida e Saúde
  • Fatores Psicossociais
  • Higiene Ocupacional
  • Longevidade e Produtividade
  • Prevenção da Incapacidade
  • Sistemas de Gestão em SST
  • Tecnologias para Saúde

Economia para saúde e segurança

O Centro de Inovação SESI – Economia para Saúde e Segurança, no estado do Ceará, cria soluções para auxiliar a indústria a identificar e gerir os custos com saúde e segurança, a partir da definição e monitoramento de indicadores, mensuração dos impactos das ações de saúde e segurança e retorno do investimento.

 

São desenvolvidas soluções para aumentar a eficiência dos investimentos em saúde, reduzindo custos e aumentando o conhecimento dos resultados. O centro produz novas tecnologias a partir de tendências do mercado e adapta metodologias internacionais para o contexto nacional.

Contato

Bruno Simões

Coordenador de PD&I

Telefone: (85) 3421-5866

Ergonomia

O Centro de Inovação SESI – Ergonomia, no estado de Minas Gerais, cria soluções industriais para diminuir o número de casos de doenças músculo-esqueléticas em trabalhadores da indústria. As metodologias desenvolvidas permitem análise mais eficiente de processos produtivos, concepção de novos espaços e gerenciamento de riscos ergonômicos.

 

Por meio de estudos de cenários e pesquisa aplicada, são desenvolvidos novos métodos para tornar ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis e aumentar a eficiência do trabalhador, sem riscos a sua saúde. O Centro de Inovação cria soluções para demandas específicas e também oferece capacitação no tema.

Contato

Carla Siqueira

Gerente de Ergonomia

Telefone: (31) 3489-2060

Estilo de vida e saúde

O Centro de Inovação SESI – Estilo de Vida e Saúde, no estado de São Paulo, fomenta e desenvolve pesquisa, inteligência e soluções para prevenção e intervenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) nos ambientes corporativos. As inovações buscam a mudança de comportamento, hábitos e escolhas em prol da alimentação saudável e prática de atividade física, para estímulo à promoção da saúde e prevenção de doenças.

 

As pesquisas e soluções são desenvolvidas a partir de demandas das indústrias e têm como objetivo promover a saúde dos trabalhadores, por meio de serviços e produtos baseados em comprovações científicas dos próprios ambientes de trabalho e padrões de interação social desses indivíduos. O Centro tem o propósito de contribuir para a gestão dos fatores de riscos (sedentarismo e alimentação inadequada) relacionados às DCNTs, avaliando inclusive seus impactos econômicos.

Contato

Pedro Luiz Caliari

Gerente de Qualidade de

Vida e Produto

Telefone: (11) 3246-7182

Fatores Psicossociais

O Centro de Inovação SESI – Fatores Psicossociais, no esatdo do Rio Grande do Sul, desenvolve novas ferramentas para gestão de fatores psicossociais no ambiente de trabalho. O SESI considera que transtornos mentais e comportamentais serão a principal causa de afastamento do trabalho nos próximos anos, com destaque para depressão; dependência ao álcool e outras drogas, e estresse.

 

Por meio de pesquisa aplicada, são desenvolvidos serviços e produtos para apoiar a indústria no reconhecimento e gestão desses fatores. Esse processo passa pelas etapas de ideação, testagem, prototipagem, aplicação e avaliação. O centro também realiza eventos técnico-científicos, workshops com empresários e trabalhadores da indústria e capacitação de gestores em saúde e segurança.

Contato

Leticia Lessa

Gerência de PD&I

Higiene Ocupacional

O Centro de Inovação SESI – Higiene Ocupacional, no estado do Rio de Janeiro, busca soluções inovadoras para a identificação e controle de substâncias químicas que colocam em risco a saúde do trabalhador. Com competência técnica, infraestrutura tecnológica de ponta e processos estruturados, são desenvolvidos projetos de pesquisa que visam proteger o trabalhador e, consequentemente, reduzir os custos com saúde em indústrias que utilizam e produzem compostos químicos que podem causar intoxicação.

 

O centro pesquisa novos indicadores biológicos de exposição, novos sensores de monitoramento ambiental e novos processos e materiais para diminuir a exposição a agentes químicos. Para isso, a unidade conta com uma rede de instituições parceiras como: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Contato

Paulo Furio

Coordenador de Higiene Ocupacional

Telefone: (21) 3978-6105

Longevidade e Produtividade

O Centro de Inovação SESI – Longevidade e Produtividade, no estado do Paraná, cria soluções para auxiliar as empresas a manterem sua eficiência frente ao envelhecimento da força de trabalho, o que pode gerar custos em saúde e perdas de produtividade. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2040, a maior parte das equipes de trabalho será de pessoas com mais de 45 anos.

 

Os produtos e serviços gerados têm como objetivo melhorar as condições de saúde, aprimorar tecnologias e alterar estruturas econômicas para que a população idosa possa aumentar sua participação no mercado. Por meio do Portal Longevidade e Produtividade, o centro oferece relatórios dinâmicos sobre demografia, economia, saúde, previdência social, educação e infraestrutura social e urbana.

Contato

Juliana Brasiliense

Sebastiany

Coordenadora de Longevidade

e Produtividade

Telefone: (41) 3271-9264

Prevenção da Incapacidade

O Centro de Inovação SESI – Prevenção da Incapacidade cria soluções para reduzir o absenteísmo - ausência do trabalhador na empresa - e aumentar a taxa de retorno ao trabalho. O objetivo é diminuir os custos com afastamentos, aumentando a produtividade das empresas.

 

Por meio de pesquisa aplicada, são desenvolvidos serviços e processos para minimizar as perdas financeiras geradas pelo absenteísmo para indústria, trabalhadores e sociedade. As tecnologias e conhecimentos produzidos são transferidos para as empresas, sempre levando em conta as atuais políticas trabalhistas e previdenciárias.

Contatos

Lívia Aragão

Coordenadora de PD&I em Prevenção da Incapacidade

Telefone: (71) 3879-5349

 

Luciana Menezes

Coordenadora de Operação em Prevenção da Incapacidade

Telefone: (71) 3879-5314

Sistemas de Gestão em SST

O Centro de Inovação SESI – Sistemas de Gestão em SST, no estado do Mato Grosso do Sul, cria sistemas de informação de gestão em segurança, saúde e tecnologia. As soluções desenvolvidas visam aumentar a eficiência e desempenho de equipes de SST, por meio do acesso a dados e métodos a partir de ferramentas autônomas e de fácil utilização.

 

Por meio do mapeamento de processos produtivos e perfis de empresas, o Centro de Inovação automatiza metodologias de saúde e segurança, além de customizar ferramentas e consultorias para demandas específicas das indústrias.

Contato

Ricardo Egídio dos

Santos Junior

Gerente de Sistemas de Gestão

de SST

Telefone: (67) 3320-3410

centrodeinovacao@sesims.com.br

Tecnologias para saúde

O Centro de Inovação SESI – Tecnologias para Saúde, no estado de Santa Catarina, desenvolve soluções tecnológicas customizadas que contribuam para a melhoria na saúde e segurança dos trabalhadores, a redução de custos e o crescimento de produtividade. É objeto de pesquisa como as tecnologias vestíveis, a realidade aumentada e a internet das coisas, por exemplo, podem contribuir para o aumento das capacidades humanas.

 

O centro também estuda como implementar essas inovações sem comprometer a segurança e saúde do trabalhador. As empresas encontram na unidade um ambiente criativo, dinâmico e tecnológico, além de uma equipe multidisciplinar dedicada, por meio da cocriação, ao desenvolvimento de soluções às demandas da indústria nacional.

Contato

Marcela Purificação

Coordenadora do Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde

Telefone: (48) 3332-3456

Inovações e cases

Conheça alguns cases que fizeram diferença nas empresas apoiadas pelo SESI e coloque em prática a sua inovação.

dois operarios numa construção civil utilizam drones e dispositivos móveis smart specs para inspeção da obra
Smart Inspecs na Construção Civil

A consultoria do SESI desenvolveu um sistema para inspeção baseado nas NR18 (Ind. Construção), NR35 (Trab. em Altura), NR12 (Maq. e Equip.) e NR28 (Fiscalização e Penalidades) com o gerenciamento das condições de segurança em canteiro de obras integrando drones e dispositivos móveis.

Conheça essa inovação
luva projeta holograma com ícones azuis distribuídos em gráfico circular representando a Realidade Virtual
Jogo de realidade virtual para indústrias

Com este sistema do SESI, foi possível realizar a identificação e o treinamento postural com o uso de novas tecnologias de avaliação e de realidade aumentada. Tudo isso para a sensibilização e condicionamento dos colaboradores a comportamentos mais seguros no próprio ambiente de trabalho.

Conheça essa inovação
dois operários da construção civil trabalham com segurança em cima de andaimes com rede de proteção safetynet
Safetynet - Sistemas de proteção coletiva com redes de segurança

Este sistema inovador de proteção coletiva utilizou redes de polietileno para proporcionar maior nível de segurança contra quedas, maior sustentabilidade e redução de interferências na execução dos serviços em obras de construção civil. Tudo isso pensando em saúde e segurança do trabalho.

Conheça essa inovação

// PLATAFORMA INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA

Financiamento em projetos de inovação

Na Plataforma Inovação para a Indústria, as categorias do SESI apoiam e financiam soluções em SST. Conheça os editais com inscrições abertas para receber apoio.
imagem lâmpada piscando com o símbolo de mais ao centro representando inovação setorial

Inovação setorial em SST e Promoção da Saúde

Para reduzir a taxa de afastamento do trabalhador nos diversos segmentos industriais, como água, esgoto, eletricidade e gás.

Conheça o edital
imagem de operário com EPI vestido de uniforme e capacete representando soluções digitais de saúde

Soluções Digitais de Saúde e Segurança

Para investir no desenvolvimento de soluções inovadoras e reduzir custos e riscos em saúde e segurança na indústria.

Conheça o edital
imagem de operário com EPI vestido de uniforme e capacete representando soluções digitais de saúde

Inovação Corporativa em Saúde e Segurança

Para conectar empresas industriais e startups no desenvolvimento conjunto de inovações em saúde e segurança.

Conheça o edital

Inovação em números

O SESI disponibiliza para as indústrias e os parceiros um denso ecossistema de inovação para o desenvolvimento de produtos e serviços para empresas de todos os setores da indústria brasileira.

Veja quantas soluções em saúde e segurança já foram desenvolvidas aqui.
R$   00   Mi
R$   81,7   Mi
Investimentos
+   00
+   241

Soluções desenvolvidas

000
1.482

Empresas apoiadas

Quer saber mais? Entre em contato e crie soluções inovadoras do SESI para sua indústria.

SESI INOVAÇÃO - CONTATO

* Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios