Safetynet - Sistemas de proteção coletiva com redes de segurança

O SESI Ceará criou projeto Safetynet em parceria com C. Rolim Engenharia

A consultoria do SESI desenvolveu um sistema para inspeção baseado nas NR18, NR35, NR12 e NR28*, com o gerenciamento das condições de segurança em canteiro de obras integrando drones e dispositivos móveis.
Operário com EPI instala rede de proteção safetynet em obra na construção civil

O Centro de Inovação (CIS) do SESI Ceará, em parceria com a Terraços do Bosque, empresa do grupo C. Rolim Engenharia, desenvolveu uma proteção coletiva inovadora para obras de construção de edifícios, o Safetynet. Trata-se de um dispositivo retrátil de proteção contra quedas em periferias de obra, composto de uma rede de polietileno de alta qualidade. Já foram desenvolvidos 12 dispositivos, além de testados, aprovados e instalados na Obra Estrelário do Grupo C. Rolim.

 

O projeto também conta com o auxílio do SENAI IST, para a modelagem e fabricação do dispositivo, e com o Centro de Inovação de Santa Catarina para o desenvolvimento de uma calculadora de dimensionamento do produto para a obra. O Safetynet permite que os trabalhos próximos a periferia das obras sejam feitos com maior segurança e sem necessidade da utilização do cinto paraquedista e do Sistema Limitador de Queda em Altura (SLQA).

 

Para o segmento da construção de edifícios, esse dispositivo garante uma redução de acidentes por quedas de pessoas e objetos em altura, maior custo-benefício frente a outras proteções disponíveis no mercado. Atende, ainda, às normas europeias EN 1263-1 e EN 1263-2. A solução do Centro de Inovação do SESI Ceará e da C. Rolim Engenharia foi submetida e aprovada no Edital de Inovação da Indústria 2019, ciclo 1, na categoria Inovação em Segurança e Saúde do Trabalho e Promoção da Saúde.

Principais vantagens

Diminuir e eliminar riscos da construção civil

Facilidade de montagem

Maior nível de segurança

Eliminação de EPI’s

Maior resistência mecânica

Gostou dessa solução? Entre em contato para desenvolver essa e outras inovações do SESI.

SESI INOVAÇÃO - Smart Inspecs na Construção Civil

* Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios