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O PROJETO

ACESSE – Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI


O Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI (ACESSE) é um programa de formação de professores que articula arte contemporânea a novas tecnologias. Realizada nas escolas de Ensino Médio da Rede SESI em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral, a iniciativa propõe um percurso vivencial, tendo nas exposições e programações da 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas um laboratório que concretiza o diálogo que os espaços escolares e as instituições culturais devem cultivar.

A plataforma reúne as reflexões e metodologias utilizadas ao longo desse processo. Voltados para educadores e educadoras das redes públicas e privadas, os materiais buscam promover um fazer pedagógico interdisciplinar e transversal, assumindo a arte contemporânea como aliada na construção de uma oferta educativa relevante para a vida dos jovens brasileiros.

Desta forma, espera-se que a difusão desses conteúdos inspire novas práticas para o Ensino Médio e contribua para que a arte seja catalisadora de experimentações e discussões que fortaleçam o processo formativo dos estudantes.

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O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma entidade de direito privado, estruturada em base federativa para prestar assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas em todo o país.

Dentre seus objetivos estratégicos está a promoção da melhoria da qualidade na educação básica, destacando a difusão de metodologias com ênfase em Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática + Arte/design).

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa do Sistema Indústria que busca identificar, premiar e promover trajetórias artísticas, impulsionando a produção contemporânea nacional e colaborando para a sua difusão.

Em sua 6ª edição, o Prêmio reuniu profissionais e instituições dos campos da arte e da educação para a construção de um programa de articulação efetiva entre práticas e referenciais artísticos e o currículo escolar.

Esse grupo trabalhou tendo como perspectiva a formação de sujeitos comprometidos com a reflexão do seu tempo, ativos na busca por novas soluções e para a transformação das suas realidades, perspectiva fundamental para os futuros profissionais de todas as áreas, inclusive da indústria. Dessa construção coletiva nasceu o ACESSE.

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O Centro de Referências em Educação Integral é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com organizações de referência no país, e tem como objetivo promover a pesquisa, desenvolvimento, aprimoramento e difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para a gestão de políticas públicas e iniciativas de educação integral.

A Educação Integral (EI) é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural – constituindo-se como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais. Ao posicionar o estudante e seu desenvolvimento no centro do processo educativo, reconhecendo-o como sujeito social, histórico, competente e multidimensional, a Educação Integral contribui para reconectar a escola e a educação à vida dos estudantes.

A partir dessa concepção e trajetória, o Centro de Referências foi lançado ao desafio de articular o currículo do Ensino Médio da Rede SESI à contribuição formativa da arte contemporânea. Ao lançar mão de diferentes recursos artísticos para promover deslocamentos que destacam a realidade em questão, provocam reflexões originais e inspiram possibilidades criativas de intervenção, a arte contemporânea converte-se em um potente instrumento para uma educação que se deseje integral.

Materiais para educadores

PARA COMEÇAR

Caderno do
professor


Parte integrante dos materiais desenvolvidos pelo programa ACESSE, o caderno está disponível para que educadores experimentem as atividades propostas e a refletam sobre os conceitos e parâmetros apresentados.

Boa leitura!

BAIXAR MATERIAL

PARA PRATICAR


Trabalhar com arte na escola não é só oferecer um espaço para a descoberta de técnicas, linguagens e expressões. É também criar condições para que se aprenda por meio de experimentação, erro, tentativas e testes.

O ACESSE desenvolveu cinco projetos de aprendizagem para educadores estimularem o pensamento crítico dos jovens:

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Para ir além


Como sugestão para a implementação dos projetos de aprendizagem do ACESSE, o programa propõe dez opções de temáticas disparadoras que visam instigar educadores e estudantes no processo de experimentação.

O ACESSE convida à reflexão por meio de temáticas que se relacionam direta ou indiretamente com o processo artístico.

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Luz, câmera, ação

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Território e sua história

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O corpo fala

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Os cinco sentidos

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Real versus imaginário

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Deslocamento em ação

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Aproximações afastamentos

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Criação de narrativas

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Intervenções tecnológicas

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Relação com o espaço

Para complementar


Com o intuito de respaldar educadores e estudantes no fazer artístico e no processo de aprendizagem por meio da arte, o ACESSE criou vídeos tutoriais de apoio à formação de todos os interessados em aprofundar suas habilidades.

Vídeos tutoriais desenvolvidos exclusivamente para a formação ACESSE visam a ampliação de repertório.

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O projeto

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Como preencher o canvas

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Conceitos, apropriações e deslocamentos

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Registro e compartilhamento

Para inspirar


A 6ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça CNI SESI SENAI contemplou cinco artistas vencedores em 2017. Nesses vídeos, entrevistas revelam o universo particular de cada um deles.

Em seis edições, 30 artistas e três curadores foram contemplados com bolsas para produção de trabalhos, que viajam o Brasil em mostras itinerantes.

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6º PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA
Daniel Lannes

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6º PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA
Pedro Motta

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6º PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA
Rochelle Costi

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6º PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA
Fernando Lindote

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6º PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA
Jaime Lauriano

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6º PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA
Josué Mattos