Programa de Compliance e Integridade

Palavra do Presidente

A implantação do Programa de Compliance e Integridade é uma relevante iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), dos Departamentos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI/DN) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/DN), e do Núcleo Central do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/NC).

O projeto, que reforça o nosso compromisso com a ética, com a transparência e com a integridade, contribui para o aprimoramento contínuo da governança e dos processos internos. Resultado do esforço coletivo, o programa se baseia nos valores que definem a nossa organização e estão consolidados no Código de Conduta Ética, documento que, desde a sua origem, exalta a pluralidade, a democracia e a diversidade.

Esses princípios e a adesão às boas práticas internacionais de governança corporativa fortalecem as entidades do Sistema Indústria e são essenciais para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços que prestamos às empresas e à sociedade. Também são importantes para enfrentarmos os desafios de um mundo em constante transformação.

Estou certo de que a articulação e a sinergia, que sempre caracterizaram o nosso trabalho, vão contribuir para a disseminação e a aplicação do compliance e da integridade nas demais entidades e órgãos do Sistema Indústria, e em outras instituições.

Cordialmente,
 

Robson Braga de Andrade

Presidente da CNI

“O Programa Institucional de Compliance e Integridade, se apoia, fundamentalmente, nos princípios e valores éticos que definem a personalidade da nossa Organização”

Robson Braga de Andrade
Presidente da CNI

foto do presidente da cni

O que é o Programa de Compliance e Integridade

O Programa de Compliance e Integridade consiste no conjunto de ferramentas, procedimentos, normas e estruturas internas, cujo objetivo é estabelecer parâmetros para que a Organização, conduza suas atividades de forma ética e em conformidade com as leis e normas vigentes.

A efetividade do programa está diretamente relacionada com a forma como todos aqueles que atuam na CNI, do IEL/NC, do SESI/DN e do SENAI/DN ajam baseados nos princípios e valores estabelecidos. Portanto, devem cumprir, fazer cumprir e disseminar o Programa de Compliance, o presidente e dirigentes, os colaboradores, os representantes designados da CNI, do IEL/NC, do SESI/DN e do SENAI /DN, alinhando a este suas ações e atitudes profissionais que derivem da relação com a indústria, com os sindicatos, os fornecedores, as instituições parceiras, o Poder Público, a imprensa, os parceiros, os conveniados, os terceiros e a sociedade em geral.

 

Pilares

Prevenção

Políticas claras, programas de
treinamento e incentivo.

  • Políticas e procedimentos;
  • Comunicações e treinamentos;
  • Estrutura e organização do compliance;
  • Gestão de riscos do compliance;
  • Autonomia e independência da função;
  • Inventário regulatório.

Detecção

Sistema abrangente de controle e
monitoramento

  • Relatórios de auditoria e fiscalização;
  • Monitoramento via controles internos;
  • Indicadores de compliance;
  • Canais de Atendimento;
  • Avaliação periódica do sistema;
  • Inventário regulatório;
  • Avaliação periódica do sistema de compliance.

Resposta

Consequências claras e respostas sem conflitos

  • Gerenciamento das deficiências e remediações;
  • Resposta a demandas e inspeções realizadas por órgãos públicos;
  • Plano de respostas para não conformidades;
  • Reporte periódico à Alta Administração e ao Conselho;
  • Gestão de crises.

Valores

Democracia

Defender a democracia como melhor forma de organização de uma sociedade livre, justa e solidária, que valorize a dignidade da pessoa humana e o trabalho e busque o desenvolvimento sustentável do País, com redução das desigualdades sociais e que promova o bem de todos.

Livre iniciativa

Atuar com visão e atitude empresarial, fortalecendo, promovendo e defendendo a livre iniciativa, a livre concorrência e a propriedade.

Ética

Fazer a coisa certa a todo momento, agindo sempre com boa-fé, respeito às normas e à moralidade.

Transparência

Pautar o relacionamento com todos os públicos de interesse no diálogo claro e aberto. Adotar procedimentos para garantir que as partes interessadas tenham acesso às informações relevantes acerca das atividades da Instituição de maneira tempestiva, completa e precisa.

Valorização dos Profissionais

Promover o desenvolvimento e reconhecimento profissional e pessoal de seus colaboradores, por meio de uma gestão que valorize o resultado, o alcance de metas, os seus talentos e as suas competências técnicas e socioemocionais.

Eixos

Comprometimento e Suporte
da Alta Administração

Controles e Diligência
para a Integridade

Comunicação

Treinamento

Monitoramento e Auditoria

Código de Conduta Ética,
Políticas e Procedimentos

Diversidade e Inclusão

Gestão de Riscos

Canais de Manifestação

Relacionamento com a sociedade

Os instrumentos de relacionamento e de regulação devem ser compreendidos como um conjunto de normas, regras e procedimentos, práticas de gestão, dentre outras, que visam dar suporte e orientação aos dirigentes e colaboradores da CNI, do SESI/DN, do SENAI/DN e do IEL/NC, bem como os representantes designados, os parceiros, os conveniados e terceiros, no que couber, enquanto perdurar sua relação com as entidades na promoção e consolidação dos valores e princípios éticos e de integridade no desempenho de suas atividades, estabelecendo-se pilares de prevenção, detecção e remediação de danos. Dentre os parâmetros de relacionamento e regulação nas Entidades (CNI e IEL/NC) e Órgãos (SESI/DN e SENAI/DN) do Sistema Indústria, destacam-se:

Código de Conduta Ética

Constitui-se num conjunto de normas/ regras que estabelecem valores e orienta as ações de acordo com os princípios da organização, focados nas responsabilidades éticas, sociais e ambientais.

Acessar o Código de Conduta Ética

Políticas Institucionais de Compliance

As principais Políticas e Manuais elaborados para detalhar com maior profundidade temas importantes no dia a dia das Entidades e Órgãos Nacionais do Sistema Indústria.

Canais de Atendimento

As Instituições colocam à disposição os Canais de Atendimento para receberem solicitações, fomentando assim, a interação e o relacionamento com a sociedade.

Rede Colaborativa de Compliance

Consiste em um ecossistema virtual que reúne o Conselho Nacional do SESI, os Departamentos Nacionais e os 27 Regionais SESI e SENAI, além do SENAI /CETIQT, com a finalidade de colaboração coletiva, troca de experiências e disseminação de conhecimento e da cultura de Compliance e Integridade.

Transparência

As cobranças às instituições são crescentes a cada ano e resulta em um constante aperfeiçoamento das técnicas de gestão e governança para o melhor desempenho dos seus papeis junto à sociedade.

Vivemos em uma era em que a propagação da informação é instantânea e tem efeitos imediatos na reputação das empresas e das pessoas.

O SESI, mantido e administrado pela indústria, tem por foco central a educação, a saúde, a segurança no trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e de sua família. Nessa linha, o SESI é parceiro indispensável da indústria brasileira para o aumento da sua produtividade e da sua competitividade.

O SESI presta contas anuais ao Tribunal de Contas da União – TCU (Lei 8.443/92), que conta com o apoio da Controladoria Geral da União - CGU. Trata-se de uma das mais efetivas formas de controle, transparência e integridade. 

Alinhado a isso, o SESI coloca à disposição os Canais de Atendimento (SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão e Ouvidoria) para receberem solicitações, fomentando assim, a interação e o relacionamento com a sociedade.

Acesse o site da Transparência SESI.