Logo do SESI TORNEIO DE ROBÓTICA

Temporada 2016/2017 | Animal Allies


Animal Allies Na temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica, batizada de Animal Allies (aliados animais, em português), pessoas e bichos se aliaram com o objetivo de melhorar a vida todos. Os participantes foram desafiados a identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras, um trabalho similar à rotina de profissionais como engenheiros ou cientistas de campo.

A cooperação pode aprimorar e facilitar o dia a dia dos dois lados. Para cuidar de problemas de saúde de animais em extinção, por exemplo, eles precisam ser transportados para laboratórios e recebem cuidados especiais. Os humanos também precisam da ajuda dos bichos. Para se alimentar, o homem desenvolveu tecnologia de automatização da ordenha de animais leiteiros. Outro grande exemplo é o uso de cães-guia por deficientes visuais.

Essas e tantas outras situações serviram de base para as equipes desenvolverem projetos de pesquisa, com soluções inovadoras para problemas entre humanos e animais.

No desafio do robô, os competidores enfrentaram missões que mostravam como a tecnologia e a inovação permitem que seres humanos e animais interajam e cooperem em benefício mútuo.

Visão geral da temporada

Informações gerais

Os valores da competição
Manual do técnico

Desafio do robô

Montagem dos modelos de missão
Montagem da mesa

 

Vídeos da temporada

Clique nos seletores abaixo do player para navegar pelos vídeos da temporada.

 

Galeria de fotos

Abaixo, você confere as imagens da Etapa Nacional do Torneio de Robótica,
realizada em Taguatinga (DF) em 17 de março de 2017.

Clique aqui para acessar o banco de imagens no Flickr.