O que é?


O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é um dos mais tradicionais prêmios de arte do país e completou 10 anos em 2014. Em suas cinco edições, 25 artistas e dois curadores foram contemplados com bolsas para produção de trabalhos que percorreram todo o Brasil.

A cada edição, o prêmio contempla cinco artistas, cujo trabalho é acompanhado por um crítico ou curador de arte. Ao fim dessa etapa, as obras selecionadas são reunidas em exposições itinerantes em algumas capitais estaduais, de diferentes regiões do país e, posteriormente, doadas ao acervo de instituições culturais. Na 5ª edição (2015-2016), também foram premiados dois curadores, que receberam R$ 20 mil cada para organizarem uma exposição. Paralelamente às mostras, são realizados programas educativos para a promoção da cultura na sociedade brasileira.

O prêmio propõe a integração das artes em suas diversas manifestações e promove o fortalecimento dos acervos públicos brasileiros. A premiação também estimula a diversidade e a compreensão de valores éticos e estéticos por meio de iniciativas de arte-educação. Para os artistas, a iniciativa apoia a produção do trabalho e também o estudo crítico das obra, a divulgação em mostras e a documentação por meio de catálogos.

O Papel da CNI


Investir na cultura e na arte brasileira é uma das formas de a CNI contribuir para o desenvolvimento social do Brasil. A cultura e a arte proporcionam os elementos necessários para o desenvolvimento: geram trabalho, emprego e renda, e são partes cada vez mais importantes da economia. As artes também estimulam a inovação, a criatividade e a diversidade, gerando novas ideias, tecnologias e soluções para atender às necessidades e aos anseios do homem.

 

O Compromisso do SESI


Ao fomentar a cultura brasileira, o SESI procura proporcionar melhor qualidade de vida aos industriários e seus familiares, além de constituir para o resgate da cidadania na comunidade em que vivem. Outro objetivo é a conscientização de que a dinâmica e os processos culturais não são apenas entretenimento, mas também, e principalmente, veículo para aprimoramento pessoal, cognitivo e produtivo.

Desde a sua criação, em 1946, o SESI realiza atividades socioculturais nas áreas de teatro, música, artes plásticas e dança, em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. São promovidos cerca de 2 mil eventos por ano, mobilizando, aproximadamente, 2 milhões de espectadores. As unidades do SESI somam 33 teatros e 136 auditórios e cinemas, nos quais funcionam galerias de arte e centros culturais