Conheça 22 cases que evidenciam o valor da inovação no país

Experiências de sucesso de 11 empresas de grande porte e outras 11 de pequenas e médias foram expostas durante o evento realizado pela CNI e pelo Sebrae, em São Paulo, nos dias 27 e 28

CNI e Sebrae lançam livro com 22 cases de inovação de empresas brasileiras

As histórias de 22 empresas de diversos portes e áreas de atuação apresentadas no Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ilustram com traços fortes a importância estratégica da inovação para a indústria nacional. Essas experiências de sucesso compõem o livro 22 Casos de Inovação.

Faça o download do livro Inovar é criar valor (PDF 23,8 MB)

Onze empresas de pequeno e médio porte e onze grandes empresas têm em comum a aposta na inovação. A começar pela startup Nexxto, que aplicou o conhecimento da internet das coisas para criar uma plataforma eficiente de monitoramento remoto de ambientes de armazenamento de alimentos e medicamentos. Há casos de empresas que apostaram em novas tecnologias, como a Sunew, que desenvolveu um filme orgânico que gera energia solar, e a gigante Embraco, que criou um compressor de refrigeradores que mudou o mercado mundial desse produto.

A ousadia também moveu várias empresas. A Altave, por exemplo, criou balões para monitoramento de grandes áreas e ganhou visibilidade mundial nos Jogos Olímpicos de 2016. A Nanovetores trouxe para o Brasil o nanoencapsulamento de princípios ativos para aplicações em tecidos. Daí surgiram roupas com repelentes de insetos e calças hidratantes. Já a gaúcha Cliever criou a primeira impressora em 3D brasileira, enquanto a Brasil Ozônio conseguiu desenvolver tecnologia acessível e prática para aproveitar as poderosas características descontaminantes do ozônio.

Outra história emblemática é a da Livre, liderada por dois jovens engenheiros e administradores, que lançou um kit de motorização que transforma qualquer cadeira de rodas em um triciclo elétrico, dando mobilidade e uma nova perspectiva de vida para deficientes físicos.

O ranking de empresas inovadoras também mostra o primeiro nylon biodegradável do mundo, desenvolvido pela filial brasileira da Rhodia, e também um novo filtro de combustível que supera os concorrentes em todo o mundo em termos de eficiência e sustentabilidade, desenvolvido pela equipe brasileira da Mahle.

São histórias surpreendentes, como a da Wavetech, empresa catarinense que produziu o primeiro aparelho auditivo nacional, que concorre em pé de igualdade com os produtos das grandes multinacionais que dominam esse mercado. Assim como a da Precon, que desenvolveu um sistema para construir prédios em tempo recorde a partir de chassis pré-fabricados. Enfim, uma diversidade de experiências bem-sucedidas e casos exemplares de empresas que se distinguem em um mercado extremamente competitivo e têm força suficiente para inspirar a indústria nacional como um todo a trilhar o caminho da inovação. Confira:

DESTAQUES DAS INOVAÇÕES DAS EMPRESAS SELECIONADAS

L’Oreal
Inovação: Primeiro protetor solar FPS 70 com cor e efeito mate, o produto lançado pela L’Oréal combina proteção à saúde da pele com atributos estéticos que agradam as consumidoras. Hubs de inovação

Destaque: Protetor solar desenvolvido a partir de pesquisas do centro de P&D brasileiro, entendendo as demandas de consumidores e dermatologistas, específicas para a pele dos brasileiros. Destaque para P&D da filial brasileira e incorporação de recursos corporativos de fora do país.


Rhodia
Inovação: A Rhodia Solvay desenvolveu um fio sintético que se degrada biologicamente nos aterros sanitários no período de quatro anos. A Solvay mantém, no Brasil, o núcleo de inovação têxtil mundial.

Destaque: Pegada ambiental -  primeiro fio sintético que se biodegrada foi desenvolvido no Brasil. Destaque para P&D da filial brasileira. Sustentabilidade está em seu eixo estratégico. Parcerias comerciais para o desenvolvimento de produto inovador. 


Embraco
Inovação: Empresa desenvolveu um compressor para refrigeradores mais eficiente, mais econômico, menor e com ganhos na preservação de alimentos.

Destaque: Grande caso de inovação disruptiva. Trabalho intensivo do P&D, brasileiro, em parceria com universidades, modificou o conceito de compressor e lançou produto de alcance global, com diversas patentes mundiais.  


Mahle
Inovação: Filtro de combustível lançado pela Mahle no Brasil separa a água do combustível com muito mais eficiência e apresenta outras vantagens econômicas e ambientais.    

Destaque: Projeto ouviu a opinião de consumidores e todos os usuários da cadeia comercial e considerou todo o ciclo de vida do produto. Projetou a equipe de P&D do Brasil junto à matriz alemã.


Artecola
Inovação: Adesivo em pó desenvolvido pela empresa gaúcha aumenta a qualidade dos calçados, diminui o custo, o consumo de material, a produção de resíduos e os riscos para a saúde dos trabalhadores.

Destaque: Resultado de parceria com empresa de máquinas, que detinha a tecnologia, produto inédito no mundo com vantagens ambientais, econômicas e sociais.   


Elekeiroz
Inovação: A Elekeiroz lançou no mercado o ácido butírico, produzido a partir do aproveitamento de derivado de outro processo industrial. Produto, utilizado na indústria de aromas e de ração animal, não era fabricado no Brasil.

Destaque: Criação de uma área de Inovação e Engenharia, com equipe dedicada exclusivamente a atividades inovativas, se posiciona como plataforma para novos produtos, desenvolvendo também novo mercado de maior valor agregado. 


Precon    
Inovação: Empresa mineira desenvolve sistema industrial para produzir edifícios, reduzindo tempo de construção, uso de mão de obra e geração de resíduos.

Destaque: Mudança de paradigma na construção civil. Construção mais veloz, com mais precisão e diminuição de resíduos. Pegada ambiental. Única empresa com este modelo de negócio, desenvolveu projeto compatível com todas as exigências de todas as cidades do Estado de MG. Oferece produto superior a concorrência. Utilização de maior mão-de-obra feminina, uma vez que a maior parte do processo é fabril.


Ciser
Inovação: Metalúrgica catarinense lança linha de fixadores com revestimento anticorrosivo de alta performance, desenvolvido com nanotecnologia, que amplia muitas vezes a resistência de peças metálicas.

Destaque: Visão de oportunidade para evoluir portfólio. Empresa busca fora a tecnologia para abreviar o processo de inovação e garante exclusividade de distribuição.


Nanovetores
Inovação: Empresa catarinense desenvolve tecnologia nacional para inserir princípios ativos nanoencapsulados em tecidos para liberação gradual e controlada na pele.

Destaque: Empresa de alta tecnologia, reconhecida por diversas premiações, que cresceu extraordinariamente graças a produto inovador que atende aos segmentos cosmético, farmacêutico, têxtil e veterinário. Integração de competências técnicas e mercadológicas e internacionalização.


Intelie
Inovação: Empresa carioca desenvolveu plataforma que organiza dados de múltiplas fontes e fornece análises detalhadas em tempo real, customizada para cada cliente. Petrobras utiliza o sistema na perfuração de poços de grande profundidade.

Destaque: Plataforma de análise de dados com interface amigável e extensível, que aceita inclusões de novos dados e análises específicas. Empresa já abriu escritório em Houston visando mercado internacional de petróleo. 


Tecvix
Inovação: A empresa de prestação de serviços Tecvix muda o foco de atuação e desenvolve inovador tubo injetor de vapor para a Petrobras. É a única produtora deste tipo de tubo no Brasil.

Destaque: Visão de oportunidade. Era empresa prestadora de serviços e se lançou no desenvolvimento de soluções para mercado de óleo e gás. Parcerias tecnológicas com empresas, universidades e centros de pesquisa. São poucos players no mundo, havendo um mercado internacional grande. 

Wavetech    
Inovação: Pequena empresa de Santa Catarina criou o primeiro aparelho auditivo nacional a partir de tecnologia que proporciona grande redução de custo sem perda de qualidade.

Destaque: Montagem do equipamento é simples, rápida e de baixo custo. Primeira pequena empresa a desenvolver este aparelho no mundo. Pegada tecnológica, com design diferenciado, e de fácil usabilidade pelos fonoaudiólogos, responsáveis pela configuração dos parâmetros de um aparelho auditivo.


Sunew
Inovação: Startup mineira revoluciona o mercado de energia alternativa ao produzir filmes orgânicos fotovoltaicos que podem ser aplicados em superfícies diversas e transformar energia solar em elétrica.

Destaque: Pegada ambiental e tecnológica. Grande inovação na produção de painéis geradores de energia solar. Empresa se tornou a única no mundo a conseguir produção em grande escala.


Prosumir
Inovação: Pequena empresa gaúcha desenvolve turbina que transforma o vapor de caldeiras utilizadas nos processos industriais em energia elétrica.

Destaque: Conhecimento técnico e do mercado de eficiência energética permitiu o desenvolvimento de peça que aproveita energia que seria desperdiçada.


Livre
Inovação: Empresa transforma cadeiras de rodas em triciclos elétricos; kit adaptável a qualquer modelo de cadeira dá mobilidade, autonomia e autoestima ao usuário.

Destaque: Premiada empresa de jovens empreendedores que lançou produto que favorece a integração social de cadeirantes, liberta os portadores de mobilidade reduzida da necessidade de apoio para seus deslocamentos. Customização dos equipamentos é também um diferencial.


Cliever
Inovação: Empresa gaúcha desenvolve impressora 3D de alta precisão e custo acessível e já vislumbra cenário em que equipamentos não serão vendidos e sim compartilhados.

Destaque: Tecnologia nacional enfrentou grandes players e se diferenciou por fazer a impressão a partir de qualquer software de desenho. Colocou no mercado a primeira impressora nacional com esta tecnologia de alta precisão.


Brasil Ozônio
Inovação: A Brasil Ozônio desenvolveu um descontaminante poderoso e de baixo custo que descontamina água, ar, fluidos, alimentos e matérias-primas sem produzir resíduos.

Destaque: Pegada ambiental. Produto inovador de aplicação no local da contaminação, feito a partir do oxigênio e que volta a se transformar em oxigênio, sem deixar resíduos. Consultoria é a alma da venda e implantação do projeto, específico para cada empresa.


Nexxto
Inovação: Empresa brasileira é pioneira no uso da tecnologia Internet das Coisas (IoT) para controlar e monitorar ambientes de armazenamento com eficiência e baixo custo.

Destaque: Controle a distância da temperatura de locais de armazenamento de alimentos e medicamentos com facilidade e precisão.


Neovech
Inovação: Empresa de biotecnologia voltada para a saúde humana aproveita conhecimento científico para lançar produto biológico que destrói larvas de mosquitos transmissores de doenças.

Destaque: Inseticida de fácil aplicação utiliza bactéria para destruir larvas de mosquitos, em ambientes domésticos, que causam a dengue, febre amarela, Chikungunya e Zika. 


Insana
Inovação: Cervejaria do interior do Paraná inova ao lançar cerveja de pinhão para valorizar um alimento típico regional e ajudar na proteção das matas de araucária, ameaçadas de extinção.

Destaque: Pegada ambiental. Produto inovador que vincula produto com características regionais à proteção ambiental.

Altave
Inovação: Startup de São José dos Campos desenvolve balões estáticos para monitoramento e segurança e derrota gigantes multinacionais em licitação internacional para os Jogos Rio 2016.

Destaque: Ousadia de jovens empreendedores que desenvolveram produto com apoio de fundos de financiamento e venceram concorrência com grandes empresas multinacionais.


Preamar
Inovação: Startup baiana Preamar desenvolveu um sistema de informação e avaliação de risco para facilitar manobras de navios nos portos.

Destaque: Sistema feito por jovens oceanógrafos elimina prejuízos em portos causados por navios parados por problemas climáticos e falta de informação para manobras seguras. Pegada tecnológica.  

VÍDEOS - Assista aos vídeos com as histórias das 22 empresas apresentadas no Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria 2017. 

CONGRESSO DE INOVAÇÃO - Acesse o site oficial para mais informações sobre o evento. Acompanhe a cobertura completa do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria:

17/05/2017Futuro da indústria no mundo digital é o tema central do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

13/06/20177 razões para você não perder o 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

22/06/2017 ENTREVISTA: Inovação é uma das principais formas para tornar empresas mais competitivas, diz Ricardo Pelegrini

26/06/2017 Empresários, especialistas e autoridades debatem sobre os rumos da inovação na indústria no Brasil

26/06/2017 Projeto Indústria 2027 mostrará oportunidades e desafios para a indústria brasileira diante da nova revolução industrial

27/06/2017CNI e Sebrae anunciam empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017

27/06/2017ARTIGO: Um acerto com o futuro

27/06/20179 megatendências da inovação que vão transformar a indústria

27/06/2017 - Inovação é imperativo para o crescimento da indu´stria e do país, afirma CNI

27/06/2017 - Carros serão substituídos por veículos autônomos até 2025, diz Peter Diamandis

28/06/2017Inovações disruptivas criam oportunidades de negócios para a indústria brasileira

28/06/2017 - Manufatura avançada transforma indústria mundial

28/06/2017 - Startups revolucionam desenvolvimento da indústria brasileira

28/06/2017 - Conheça 22 cases que evidenciam o valor da inovação no país

29/06/2017 - 9 destaques do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Relacionadas

Leia mais

Inovação é o tema da terceira temporada do programa Futura Profissão, do Canal Futura
Secretário de Inovação e Tecnologia apresentará desafios da pasta em reunião no IEL-SP
MEI abre inscrição para imersões em ecossistemas de inovação no Vale do Silício e na Suécia

Comentários