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27 de Junho de 2017 às 10:11

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CNI e Sebrae anunciam empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017

Projetos premiados foram conhecidos em solenidade realizada em São Paulo. Vice-presidente da CNI, Paulo Afonso Ferreira destaca que a inovação é fundamental para a competitividade do país

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selo inovacao 2017 As 19 empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017 foram anunciadas na noite desta segunda-feira (26), em solenidade realizada em São Paulo. Os projetos foram reconhecidos como referências nacionais no desenvolvimento de inovação. O estado de São Paulo foi o que mais teve empresas premiadas, com cinco projetos. Na sequência, aparecem o Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (4), Bahia (2), Amazonas (1), Goiás (1), Rio de Janeiro (1) e Minas Gerais (1).

A iniciativa, capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), destinou às empresas ganhadoras um total de R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação para a Indústria. Este ano houve recorde de inscrições. Participaram da premiação 3.987 empresas, das quais 34 chegaram à última etapa.

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O vice-presidente da CNI Paulo Afonso Ferreira destacou a importância da inovação para o desenvolvimento econômico do país. “Com o espírito inovador incorporado daremos mais um passo decisivo para o aumento da competitividade e da produtividade da economia nacional”, discursou. Ele acrescentou que o Prêmio Nacional de Inovação é, também, inovador. “Trata-se da única premiação desse tipo que envia um Relatório de Avaliação desenvolvido especialmente para cada empresa inscrita, apresentando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. 

Para o diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o prêmio chega em uma boa hora. “Nesse momento em que o país enfrenta tantas notícias negativas, essa premiação representa um momento de renovação e comprova que o Brasil está muito vivo e com vontade de inovar. O Prêmio Nacional de Inovação significa um incentivo, uma abertura das portas da esperança de um país maior e melhor”, comentou Afif.

MODALIDADES - O prêmio foi dividido em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); micro e pequenas empresas; médias empresas; e grandes empresas. Cada modalidade destinou uma premiação para as categorias inovação do produto, inovação do processo, inovação em marketing, inovação organizacional e gestão da inovação.

O diretor-presidente da Ambiente Verde (RS), Alberto Wanner, ressaltou a importância de conquistar o prêmio de inovação em produto entre as médias empresas. “Para a Ambiente Verde, é muito importante por ter nascido em um segmento que ainda é pobre no Brasil, que é o setor de calçados, que ainda inova muito pouco. A gente compete com mercados em que a mão de obra não é tão sobretaxada, como os asiáticos. Não há como descrever a imensidão que a conquista desse prêmio representa para nós”, afirmou. A empresa, que se destaca no mercado de palmilhas com utilização de materiais ecológicos, já exporta para o Peru, Equador e Argentina.

“Inovar em pequenas empresas não é fácil. É preciso apelar para a criatividade. Foi assim que iniciamos o nosso trabalho”, disse a presidente da Biotechnos (RS), Márcia Werle. A empresa  foi a vencedora de inovação em marketing entre as micro ou pequenas empresas ALI e ganhou destaque a partir do uso do biodiesel nos geradores dos palcos usados pelo Papa Francisco na visita que fez ao Brasil, em 2013. Com pequeno investimento em comunicação, alcançou expressiva visibilidade e mídia positiva espontânea.

Os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação foram selecionados a partir das escolhas de uma banca de juízes composta por representantes da CNI e do Sebrae e dos parceiros institucionais do prêmio: Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). 

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CONHEÇA AS EMPRESAS VENCEDORAS:

Whirlpool (SC) 
 A Whirlpool Latin America é o negócio de eletrodomésticos da Whirlpool S.A., uma subsidiária da Whirlpool Corporation. No Brasil, a empresa possui 3 fábricas, 2 escritórios administrativos, 4 centros de tecnologia, 23 laboratórios e 3 centros de distribuição. A empresa caracteriza-se por elevada capacidade de geração de novos produtos, com 400 lançamentos de novos produtos nos últimos 2 anos, o que corresponde a 50% do seu protfólio. Entre essas inovações, destaca-se o B.Blend, resultado de uma jointventure com a Ambev, que estabeleceu um novo conceito tecnológico e mercadológico na oferta de bebidas em uma plataforma all-in-one de bebidas em cápsulas, com capacidade de produzir mais de de 80 tipos.

MRV (MG)
É a maior incorporadora e construtora brasileira no segmento de empreendimentos residenciais populares em número de unidades incorporadas e cidades atendidas, com mais de 40.000 unidades produzidas por ano e atuação e mais de 145 cidades brasileiras. A MRV vem buscando elevação de sua capacidade de produção e eficiência produtiva, entre as quais destacam-se a Parede de Concreto; o Kit Chicote Elétrico e o Assistência Técnica na Palma da Mão.

Cerâmica Portobello (SC)
A Portobllo produz e comercializa produtos cerâmicos e porcelânicos em geral, bem como, a prestação de serviços complementares para aplicação no ramo de materiais de construção civil no Brasil e no exterior. Seu perfil de Inovação em Marketing é o expoente mais recente da empresa que modificou sua abordagem competitiva da capacidade de produzir para a gestão do portfólio, onde a competição concorrencial é agora definida. Com esse foco para o mercado, a Portobello desenvolveu inovações buscando introduzir seus produtos em novos mercados como partes de ofertas de valor combinadas. Por consequência, iniciou a oferta de “moveis de cerâmicos e porcelânicos” e customizações de cortes.

Natura (SP)
A Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza, com elevada capacidade de inovar em produtos. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2015, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A organização caracteriza-se por elevada maturidade em práticas e processos organizacionais voltados para sustentar a organização do seu local de trabalho e suas relações externas, principalmente o acesso a ativos não transacionáveis, como o conhecimento externo não codificado.

Enel (RJ)
A Enel no Brasil é uma holding de companhias que atuam nos mercados de geração, distribuição, conversão e transmissão de energia, além de prestação de serviços, posicionando-se como uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro. A organização apresentou elevada aderência as questões de fundamentos do instrumento de avaliação após visita (92%) e comprovada demonstração de resultados decorrentes dos efeitos das inovações (80%), demonstrando sua capacidade de inovar e produzir resultados destas inovações para o negócio.  

Ambiente Verde (RS)
Foi fundada com o objetivo de aproveitar resíduos da indústria calçadista e da coleta seletiva das famílias produzindo componentes para calçados tais como: Eco Modeladores e palmilhas para calçados e embalagens plásticas de alto padrão, para diversos segmentos. Sua produção é de 288.000 m²/mês de lâminas plásticas que se transformam nos produtos ofertados, consequência da utilização ecologicamente correta de 355,1 toneladas de “lixo” mensais. Com suas inovações, a organização possui participação expressiva no mercado de palmilhas (6% do mercado nacional). 

Toctao Engenharia (GO)
A empresa destina-se a obras privadas de diferentes portes e variados segmentos, como shoppings centers, usinas hidrelétricas, complexos esportivos e de lazer, centros educacionais, prédios comerciais e residenciais, entre outros. A Toctao obteve resultados expressivos com inovações em processos, entre as quais destaca-se a utilização customizada da ferramenta BIM (TocBIM), para controlar os serviços executados e monitorar em tempo real do que está sendo realizado na obra.

Biotecno (RS)
É uma empresa com 15 anos de experiência no mercado de refrigeração médico-científica e em plena expansão, que despontou no mercado nacional após o desenvolvimento de um produto inovador e inédito no Brasil, capaz de revolucionar a atual maneira de conservar vacinas no País. Sua inovação em marketing mais relevante decorre da percepção da capacidade de acessar um novo mercado, conservação de sêmen suíno, após pesquisa acadêmica para adaptar os ativos intelectuais já existentes.

BMD Têxteis (BA)
Foi pioneira na indústria de desenvolvimento de tecidos técnicos do Nordeste, produzindo  tecidos utilizados como matéria-prima na fabricação de lonas sintéticas para toldos, coberturas, persianas, roupas de segurança, filtros industriais, calçados, sacolas e brindes. Fabrica ainda produtos utilizados na piscicultura, agricultura e soluções ambientais como geotêxteis e geogrelhas. A empresa apresentou elevada aderência aos fundamentos que sustentam a capacidade de inovar (82%) e possui resultados (63% de aderência) que comprovam sua efetiva gestão da inovação.

Fornari Indústria (SC) – Vencedora de dois prêmios
A empresa Fornari Indústria atua centrada no desenvolvimento de produtos para agronegócio e saneamento, visando segurança alimentar. Entre suas principais inovações destacam-se a máquina de lavar bandejas de ovos e bandejas de mudas – hortifrúti, máquina de lavar caixas para frutas, Dosarkit, máquina para lavar e desinfetar ovos comercias, mesa de sexagem e contagem, além de clorador para altas vazões. No aspecto da Gestão da Inovação, a principal característica de sua gestão da inovação é a elevada interface com empresas de base tecnológica para desenvolvimento de P&D,I, o que lhe confere diversos aspectos positivos na capacidade de inovar. 

Habitar Construções Inteligentes (SP) 
A Habitar é uma construtora estabelecida no Vale do Paraíba tendo como principal atividade a construção de casas e prédios populares. Ao longo dos últimos anos a empresa desenvolveu um sistema construtivo inovador de casas e edificações, baseada em sistemas construtivos da Europa e tropicalizada para o Brasil.

Pharmakos D’Amazônia (AM)
A Pharmakos da Amazônia apresenta um portfólio de aproximadamente 50 produtos entre cosméticos (gel, sabonete íntimo, shampoo, condicionador, óleos e creme corporais, aromatizadores bucais) e alimentos (pós, líquidos, encapsulados e mel). A inovação em marketing integrou um conjunto de esforços para introduzir os seus produtos no mercado Norte Americano. Hoje a empresa conta com cinco distribuidores americanos, tendo realizado a primeira exportação piloto em 2017.  

Engpiso Ltda (BA)
A Engpiso é uma empresa baiana especializada em Pisos e Revestimentos Especiais que investe no desenvolvimento de novas tecnologias, visando a melhor relação entre custo e benefício e crescente empenho no desenvolvimento sustentável.  A empresa apresentou inovações organizacionais decorrentes do movimento de projetar e incubar uma nova unidade organizacional voltada a inovações (Núcleo de P&D) no parque Tecnológico de Salvador.

Montrel Tecnologia (SP) 
A Montrel Tecnologia oferece linha de sinalizadores audiovisuais e equipamentos que auxiliam as concessionárias de energia elétrica no combate às perdas, como a linha de verificadores de medidores. Entre as inovações de produto destaca-se o ADR Multi4000, lançado em 2015, que evita perdas desnecessárias e detecta com exatidão, sem necessidade de deslocamento ou remoção, se o medidor de consumo de energia elétrica está com defeito ou foi adulterado. 

Play Park (SP)
A Play Park é uma fábrica de brinquedos infláveis com grande portfólio de produtos, atendendo várias segmentações de mercado com fornecimento de brinquedos diretamente da fábrica. A empresa se preocupa com o constante desenvolvimento de novos produtos, com designe inovador, interativo e funcional, tendo sempre como base a segurança de seus usuários. Para atender a demanda dos clientes, a empresa desenvolveu inovações significativas em seus processos, como: o Processo de Corte Digital, o processo de desenvolvimento em 3D e a utilização de Drones no processo de inspeção. 

Biotechnos (RS)
A Biotechnos é uma empresa que pesquisa, desenvolve e comercializa novos produtos industriais nas áreas da Bioenergia e Biodiversidade. Em seu portfólio estão máquinas e equipamentos, produtos, serviços e projetos voltados à sustentabilidade ambiental.  Sua inovação em marketing está baseada na estratégia de conduzir sua oferta de solução (produto) por meio do estabelecimento de Arranjos Produtivos Locais. Inicialmente esta estratégia foi adotada para o lançamento de sua Usina de Biodiesel e, mais recentemente, foi também utilizada para constituir um APL de beneficiamento do Babaçu, no qual novo equipamento da empresa vem sendo testado e implantado. 

Q2 Produtos Médicos Odontológicos (SP)
A Q2 Produtos Médicos Odontológicos desenvolve, fabrica e comercializa produtos e equipamentos para cirurgias, endodontia, dentística, diagnóstico, lubrificação e limpeza, além de kits acadêmicos e para consultório portátil. As inovações organizacionais destacam-se pelas parcerias realizadas para elevar a capacidade de atuação no mercado, demonstrando elevada capacidade em relacionamento com outras organizações, expandindo a marca para todo o país. 

Simbios Biotecnologia (RS)
A Simbios é uma empresa especializada em Diagnóstico Molecular, pioneira na realização de análises laboratoriais de DNA e RNA de agentes infecciosos utilizando técnicas de biologia molecular: PCR, RT - PCR, Real Time PCR, RFLP e sequenciamento. A empresa foi pioneira em seu segmento, possuindo definições estratégicas alinhadas à preocupação com a antecipação tecnológica e adota práticas de gestão de projetos alinhadas ao PMBok, empregando técnicas e ferramentas de análise de cronograma, custos, qualidade e riscos. Possui ainda refinada estrutura de indicadores, embarcada em solução tecnológica e conta com histórico de captação de recursos em editais e políticas financeiras alinhadas aos projetos de produtos estratégicos.

TRANSMISSÃO AO VIVO - Acompanhe a transmissão do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria no site do evento.


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Por Diego Abreu, de São Paulo
Fotos: José Paulo Lacerda
Para a Agência CNI de Notícias

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