Carros serão substituídos por veículos autônomos até 2025, diz Peter Diamandis

Presidente da Singularity University fez palestra no Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. Ele avalia que, por meio da evolução da tecnologia, em pouco tempo será possível atender todas as demandas da humanidade

"Todos nós que temos carros vamos vendê-los e vamos ser guiados sem motorista” - Peter Diamandis

“Nos próximos 20 ou 30 anos, vamos remover a miséria do mundo”. A frase é do empresário Peter Diamandis, cofundador e presidente da Singularity University, escola de negócios do Vale do Silício, e fundador da XPRIZE Foundation. Ele proferiu palestra nesta terça-feira (27), em São Paulo, durante o 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Autor dos best sellers “Abundância” e “O Futuro é melhor do que você imagina”, Diamandis enfatizou que os alimentos ficarão mais baratos, assim como a energia e o transporte. “Em poucos anos, conseguiremos atender todas as demandas da humanidade. O benefício de desmaterializar e desmonetizar é democratizar”, disse.

Quanto aos veículos autônomos, a tendência é de mudanças ainda mais velozes. Para ele, em menos de uma década as ruas e estradas estarão dominadas por carros sem motoristas. “A previsão é que até 2025 a propriedade de veículos estará extinta”, frisou. Segundo Diamandis, ninguém mais terá interesse em comprar carro. Serão todos de empresas, como a Uber, que circulará com carros sem motorista. Ele observou que, em 1904, em Nova York, apenas 10% dos veículos que circulavam eram carros que dividiam as ruas com carroças movidas por animais. Treze anos depois, em 1917, as carroças já eram minoria nas ruas.
“Os carros completamente autônomos da Uber vão estar na estrada daqui a dois anos. Todos nós que temos carros vamos vendê-los e vamos ser guiados sem motorista”, destacou. “O seu tempo num carro se tornará produtivo, você poderá dormir, ver um vídeo, jogar vídeo game ou trabalhar. Sem falar no fato de que estamos prestes a ver o lançamento do carro voador”, acrescentou.

Admitindo ser um otimista em relação ao futuro da humanidade, o especialista em inovação afirmou que em 10 ou 15 anos mais de 70% da energia produzida no planeta será proveniente do sol. “Estamos digitalizando o mundo, a saúde, a educação, a energia. As coisas não estão mudando de década em década, mas de ano a ano”, alertou.

“A sua saúde vai ser monitorada não uma vez por semana ou uma vez por dia, mas a todo momento"

REVOLUÇÃO NA SAÚDE - A combinação de inteligência artificial com a robótica e os sensores fará toda a diferença para a saúde humana, que, em poucos anos, conforme Diamandis, passará por uma nova revolução. “A sua saúde vai ser monitorada não uma vez por semana ou uma vez por dia, mas a todo momento. Seu carro automático vai levar você para o hospital sem você dirigir. Estamos vendo uma explosão de investimento em inteligência artificial”.

Peter Diamandis alertou, no entanto, que a tecnologia também significará perdas de empregos. Para acompanhar as mudanças cada vez mais velozes, os profissionais terão, segundo ele, que ser empreendedores. Não será uma mudança inédita – ele lembrou que há não muito tempo praticamente toda a população mundial trabalhava no campo, enquanto hoje esse índice não chega a 5%. Diamandis mencionou que em duas décadas 90% da população mundial será de pessoas alfabetizadas.

CONGRESSO DE INOVAÇÃO - Acesse o site oficial para mais informações sobre o evento. Acompanhe a cobertura completa do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria:

17/05/2017Futuro da indústria no mundo digital é o tema central do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

13/06/20177 razões para você não perder o 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

22/06/2017 ENTREVISTA: Inovação é uma das principais formas para tornar empresas mais competitivas, diz Ricardo Pelegrini

26/06/2017 Empresários, especialistas e autoridades debatem sobre os rumos da inovação na indústria no Brasil

26/06/2017 Projeto Indústria 2027 mostrará oportunidades e desafios para a indústria brasileira diante da nova revolução industrial

27/06/2017CNI e Sebrae anunciam empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017

27/06/2017ARTIGO: Um acerto com o futuro

27/06/20179 megatendências da inovação que vão transformar a indústria

27/06/2017 - Inovação é imperativo para o crescimento da indústria e do país, afirma CNI

27/06/2017 - Carros serão substituídos por veículos autônomos até 2025, diz Peter Diamandis

28/06/2017Inovações disruptivas criam oportunidades de negócios para a indústria brasileira

28/06/2017 - Manufatura avançada transforma indústria mundial

28/06/2017 - Startups revolucionam desenvolvimento da indústria brasileira

28/06/2017 - Conheça 22 cases que evidenciam o valor da inovação no país

29/06/2017 - 9 destaques do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Relacionadas

Leia mais

Com tecnologias avançadas, Institutos SENAI de Inovação produzem novos materiais que mudam a vida das pessoas
9 destaques do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
CNI apresenta o Projeto Indústria 2027 e ações da MEI na Conferência Global de Inovação

Comentários