Logo do SENAI Relatório de Gestão 2023

Mensagem da
liderança

Baixar relatório completo

Foi com grande satisfação e honra que assumi a Presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI), bem como do Conselho Nacional do SENAI. Parabenizo meu antecessor, Robson Braga de Andrade, pela trajetória vitoriosa à frente das duas instituições.

O cenário previsto para 2024 é desafiador, mas o momento é mais do que propício para a promoção de uma transformação no setor industrial brasileiro, que venho chamando de neoindustrialização. Uma indústria mais dinâmica, inovadora e competitiva é fundamental para que o Brasil entre num ciclo de desenvolvimento econômico e social sustentável, com inovação, criação de empregos de mais qualidade e geração de renda.

Desde 1942, o SENAI se dedica à execução de programas de educação profissional e superior e ao desenvolvimento tecnológico da indústria. A modificação das empresas e das instituições sempre começa pelas pessoas, que, capacitadas para o futuro, motivadas e seguras, podem construir uma indústria forte e produtiva, fazendo a economia crescer.

Com capacidade e flexibilidade para desenvolver projetos inovadores e tecnológicos em parceria com a indústria, o SENAI investe na capacitação da mão de obra brasileira, oferecendo cursos de educação profissional e superior, nos quais utiliza as mais novas tecnologias educacionais e promove a transformação digital nos processos de gestão e de ensino-aprendizagem.

Os Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia se consolidaram como os principais parceiros das indústrias no desenvolvimento tecnológico e na melhora de processos, contribuindo para que elas se tornem mais produtivas, inovadoras, sustentáveis e competitivas. A Rede de Institutos SENAI de Inovação entra em nova fase de atuação, com um maior alinhamento sistêmico, para solucionar os grandes desafios industriais, buscando novas rotas tecnológicas para segmentos estratégicos e potenciais definidos na nova política industrial do país.

Com base na experiência adquirida em programas nacionais de aumento de produtividade, o SENAI, em parceria com Sebrae, BNDES, FINEP, Embrapii e ABDI – sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) – atuou na concepção do novo Brasil Mais Produtivo. Esse programa será o de maior impacto na produtividade e na transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais já realizado no Brasil.

A agenda da economia de baixo carbono é uma prioridade, pois não existe economia sustentável sem um setor industrial forte e igualmente sustentável. A indústria brasileira tem as vantagens competitivas necessárias à concretização do objetivo global da descarbonização da economia, e o SENAI possui o conhecimento e a experiência para apoiá-la nesse movimento.

No cenário local, a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional é uma vitória para a sociedade. Ela deixa o Brasil mais perto de ter um sistema de cobrança de impostos mais moderno e eficiente, com reflexos positivos sobre investimentos, crescimento econômico, e geração de emprego e renda. Com as medidas adequadas, é possível construir uma nova indústria, uma economia mais próspera e um país mais justo.

A CNI e o SENAI, assim como as demais instituições do Sistema Indústria, continuarão trabalhando, com afinco, pela qualificação dos profissionais brasileiros, pelo crescimento das indústrias e pelo desenvolvimento do país.

Acompanhe as ações do SENAI no Site da Transparência.

Antônio Ricardo Alvarez Alban
Presidente da CNI
Presidente do Conselho Nacional do SENAI

Download

Baixe o Relatório de Gestão 2023 ou os relatórios de anos anteriores

Versões anteriores
Capa do Relatório de Gestão do SENAI de 2022
Fazer download Download.png
Capa do Relatório de Gestão do SESI de 2021
Fazer download Download.png
Capa do Relatório de Gestão do SESI de 2020
Fazer download Download.png
RG-2019.png
Fazer download Download.png