Mensagem da
liderança

Baixar relatório completo

Em 2022, o Brasil se tornou mais competitivo quando comparado a países concorrentes com características similares, dando importantes sinais de recuperação da economia e do setor industrial. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no quarto trimestre do ano, a taxa de desemprego caiu de 11,1% para 7,9%, significativamente inferior ao indicador em 2021.


Os efeitos do crescimento econômico também puderam ser vistos nas exportações e na expansão da produção industrial, com avanço impulsionado principalmente pela recuperação da trajetória na cadeia de suprimentos. De acordo com o World Competitiveness Ranking 2022, na lista de desafios para o Brasil, destaca-se a necessidade de melhora da qualidade do sistema educacional e da produtividade da força de trabalho. 


Nesse contexto, o SENAI manteve, ao longo do ano, seu compromisso com a inserção de jovens e trabalhadores brasileiros no mercado de trabalho, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, que visam assegurar trabalho decente e emprego pleno e produtivo para todos. 


Com o parque tecnológico atualizado e a aproximação com a indústria, o SENAI favoreceu a especialização de profissionais para atuarem nos desafios e necessidades atuais e futuras da indústria, no modelo hands on (aprendendo e fazendo). Os dados de empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos demonstram que 76,3% dos estudantes do SENAI permaneceram trabalhando de forma remunerada um ano após o término do curso e foram incluídos no mercado de trabalho com proficiência avançada na avaliação profissional


Para inserir as indústrias nacionais nos ecossistemas de inovação e promover o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, a Plataforma Inovação para a Indústria do SENAI mobilizou recursos em diversos projetos. Eles envolveram startups de base tecnológica, investidores, universidades, associações setoriais, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, e empresas industriais de todos os setores. 


Ciente da agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, os projetos de tecnologia e inovação executados pelo SENAI para as indústrias estiveram pautados pelo compromisso com a sustentabilidade. Temas como economia circular, produção de hidrogênio verde, reúso de água e valoração de resíduos fizeram parte das chamadas promovidas na Plataforma Inovação para a Indústria do SENAI. 

Para expandir o atendimento à indústria em todo o país, o SENAI fortaleceu sua rede de Institutos de Inovação e de Tecnologia, e constituiu novos Hubs e Habitats de Inovação. Trata-se de ambientes de integração e de colaboração de agentes, estrutura física e equipes dos Departamentos Regionais, que contribuem para a competitividade, a modernização e a eficiência das empresas. 


Em média, as empresas atendidas pelas consultorias do SENAI em 2022 aumentaram em 37,6% a produtividade nos seus processos fabris. Em seu principal canal de comunicação com a sociedade, o site da Transparência e Prestação de Contas TCU, o SENAI evidencia o valor gerado pelos Departamentos Nacional e Regionais que compõem o seu sistema. 


Ao longo do ano, informações a respeito da evolução dos resultados e da aplicação dos recursos foram divulgadas de forma clara e acessível. Esse processo favorece o aprimoramento da gestão, ao qual o Departamento Nacional se dedica, estimulando constantemente os Departamentos Regionais e o CETIQT para que se potencialize o resultado em todo o território nacional. 


O compromisso do SENAI com o aprimoramento contínuo de sua gestão norteou, desde 2021, a instituição do Programa de Eficiência da Gestão, que estabeleceu indicadores e referenciais nacionais capazes de contribuir com a ampliação do desempenho e da eficiência operacional sistêmica. 


De forma complementar e para permanecer apto a colaborar com o aumento da produtividade da indústria, o Departamento Nacional iniciou e coordenou em 2022 o primeiro ciclo do Plano Estratégico SENAI 2022-2027, que direciona os objetivos a serem alcançados para ampliar a percepção de valor dos seus clientes. O plano indica as soluções a serem desenvolvidas para as indústrias e para toda a sociedade, sem perder de vista a alocação estratégica dos recursos e a promoção de um ambiente que atua de acordo com os princípios de transparência e integridade institucional. 


Em 2022, o SENAI celebra o resultado obtido pelos seus atendimentos em educação profissional e superior, tecnologia e inovação. Pesquisa de satisfação realizada pelo SENAI revelou que 91,4% das indústrias atendidas em todo o Brasil demonstraram estar satisfeitas com os serviços recebidos. As ações promovidas pelo Departamento Nacional para apoiar o setor industrial, independentemente das adversidades enfrentadas no Brasil e no mundo ao longo do ano, estão apresentadas neste Relatório de Gestão.

Robson Braga de Andrade
Presidente do Conselho Nacional do SENAI

Download

Baixe o Relatório de Gestão 2022 ou os relatórios de anos anteriores

Versões anteriores
Capa do Relatório de Gestão do SESI de 2021
Fazer download Download.png
Capa do Relatório de Gestão do SESI de 2020
Fazer download Download.png
RG-2019.png
Fazer download Download.png