Coeficientes de Abertura Comercial

Os coeficientes de abertura comercial permitem analisar o grau de integração da economia brasileira à economia mundial. Os indicadores medem, por exemplo, a importância das vendas externas para a indústria brasileira e a participação das importações no consumo doméstico. Os coeficientes são anuais, compilados com base em estatísticas do IBGE e da Secex/MDIC, e com a série histórica iniciando em 1996. A publicação é resultado de parceria entre a CNI e a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior – Funcex.

?

Importância do mercado externo para as vendas da indústria mantém-se inalterada

O coeficiente de exportação da indústria, que mede a importância do mercado externo para a produção do setor, mantém-se estável em 15,7% no acumulado em 12 meses até junho de 2018, na série a preços constantes. O indicador, que cresceu de 12,2% para 15,9% entre 2014 e 2016, mostra-se relativamente estável desde então, devido sobretudo à apreciação do real nos últimos dois anos.

Número 02 - 2018

Faça o download da última edição na íntegra:

Informações Adicionais

English Ver.

Metodologia

Série Recente

Edições anteriores

Seu e-mail:
Digite seu e-mail para
receber novidades
SÉRIES HISTÓRICAS

O que são os Coeficientes de Abertura Comercial

Pesquisas Relacionadas