MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO

Publicações e Estudos

A- A A+
Visualizando 8 itens de 23
A nova agenda da MEI para renovar a inovação empresarial

A capacidade de inovação das empresas é determinante para aumentar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil. Inovação é condição inequívoca para as empresas competirem nos mercados globais, gerando ganhos significativos de produtividade, criando empregos de qualidade e evolução da renda de maneira sustentável, fortalecendo a indústria e melhorando a qualidade de vida da sociedade em geral.

Inovação em cadeias de valor de grandes empresas - 22 casos

A mensuração de como a inovação nas grandes empresas impacta sua cadeia de valor é um dos projetos executados pela MEI. Isso resultou no estudo que reúne neste livro 22 casos, todos exemplares.

Fortalecimento das Engenharias

Uma grande evolução no ensino das Engenharias no Brasil é fundamental para que o País aumente sua produtividade e acompanhe os países mais inovadores. A maior competitividade da indústria depende da disponibilidade e da qualidade dos engenheiros e tecnólogos.

O Estado da Inovação no Brasil: MEI (2016-2017)

Estudo inédito da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) apresenta atualização das agendas de Startups, Financiamento, Recursos Humanos, Inserção Global e Marco Institucional.

Agenda Empresarial da Inovação no Brasil

A Agenda apresenta um conjunto de ações e propostas para contribuir com a criação de um ambiente mais propício à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no Brasil e alertar empresários para a importância do tema na gestão estratégica de suas empresas.

MEI: Ações e Resultados 2016

Inovação é fundamental para uma indústria ser forte e competitiva, nacional e globalmente. Nesse sentido, ao longo de 2016, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), fortaleceu suas ações para aprimorar a inovação no Brasil.

MEI Tools - Ferramenta para promover a inovação nas empresas

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) apresenta o MEI Tools, que reúne um conjunto de instrumentos para fortalecer a capacidade inovativa das empresas. Esse projeto tem como proposta oferecer novos modelos e soluções para a superação de desafios que marcam o ambiente de inovação, como financiamento, recursos humanos e inserção global das empresas.

CONTRIBUIÇÕES DA MEI À ENCTI 2016-2019

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) entendem que o conhecimento, a tecnologia e a inovação são fundamentais para a elevação da competitividade do País, de forma a superar a crise econômica e o aumento da concorrência mundial, criando as condições para o desenvolvimento no longo prazo. Nesse sentido, a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) é a base para que organizações públicas e privadas do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) alinhem seus esforços, buscando não só resultados concretos para o País como também o amadurecimento do próprio sistema. A importância da ENCTI remete à necessidade de uma construção colaborativa, abrangente e com visão de futuro, a MEI, coordenada pela CNI, oportuniza, neste documento, suas principais contribuições.

22 casos de inovação de pequenas, médias e grandes empresas

Os 22 casos reunidos neste livro mostram a força da inovação nas indústrias brasileiras. Revelam, também, a visão dos empresários e das suas equipes de executivos e profissionais. Sejam grandes, médios ou pequenos, esses negócios alcançaram, cada um a seu modo, resultados eloquentes.

Innovate to Add Value 22 Innovation Cases in Micro, Small, Medium and Large-sized Enterprises

These 22 cases, a small sample of what is happening in the innovative universe in Brazilian industry, show the strength of innovation and serve as encouragement to continue in our crusade for an environment increasingly conducive to the country's competitiveness.

Planejamento Estratégico da MEI 2015-2017

O trabalho que ora apresentamos é resultado da continuidade do Planejamento Estratégico da MEI 2012-2014. Houve necessidade de revisitar a visão, a missão e os objetivos estratégicos e desdobrá-los em um plano de ação balanceado e alinhado aos novos desafios. Além disso, o novo Planejamento Estratégico da MEI foi uma construção conjunta por meio de uma metodologia participativa. Esse foi um esforço empreendido pelos líderes empresariais que participam da MEI, dos colaboradores da Diretoria de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e de parceiros institucionais.

Inovar é Criar Valor: 22 Casos de Inovação em Micro, Pequenas, Médias e Grandes Empresas

Estes 22 casos, uma pequena amostra do que se passa no universo inovador na indústria brasileira, mostram a força da inovação e servem de fomento para prosseguirmos em nossa cruzada por um ambiente cada vez mais propício à competitividade do país.

MEI: Ações e Resultados 2015

Inovação é fundamental para uma indústria ser forte e competitiva, nacional e globalmente. Nesse sentido, ao longo de 2015, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) aprimorou o seu planejamento estratégico, delineou sua nova Missão, Visão e Mapa Estratégico. Ademais, a MEI apresenta suas ações para aprimorar a inovação em 2015.

9 casos empresariais de inovação

O conjunto de estudos de caso sobre inovação empresarial desta publicação ilustra bons resultados e o engajamento do setor empresarial brasileiro em valer-se de processos inovadores que melhoram seu posicionamento competitivo.

Inovação - Diferencial competitivo: O sucesso na trajetória de micro e pequenas empresas

Os 15 casos presentes nesta publicação são resultado do trabalho dos Núcleos Estaduais de Inovação (NEI), que atuam em rede reforçando atividades inovadoras por todo o Brasil. Em 2010, por intermédio desses núcleos, a CNI e o SEBRAE firmaram parceria para implantar planos de inovação nos pequenos negócios por meio de atos de mobilização, capacitação, consultoria e assessoria. Como resultado, mais de 6.000 empresas foram capacitadas e mais de 1.500 tiveram atendimento em gestão.

Desempenho do Brasil no Índice Global de Inovação (2011-2017)

Trata-se de uma copublicação da Universidade de Cornell, juntamente com a INSEAD e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que pretende ir além das medidas tradicionais de inovação, tais como número de artigos científicos publicados ou nível de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de cada país.

A NOVA AGENDA DA MEI PARA AMPLIAR A INOVAÇÃO EMPRESARIAL 2016

Este documento é a nova Agenda do Movimento Empresarial pela Inovação para ampliar a inovação empresarial 2016 que tem como objetivo detalhar a agenda de Inovação que a MEI considera Imprescindível para o crescimento e a ampliação da competitividade brasileira. As propostas estão agrupadas nos seguintes temas: 1. Marco Regulatório da Inovação 2. Marco Institucional da Inovação 3. Financiamento à inovação 4. Inserção Global via Inovação 5. Recursos Humanos para Inovação 6. Pequenas e Médias Empresas (PME) inovadoras

DESTAQUES DE INOVAÇÃO: O PAPEL DA COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA

O fato de a inovação exigir a interação entre múltiplos atores é bem conhecido, tanto no dia a dia das empresas, como no campo das teorias sobre inovação. Mas nenhuma dessas interações chama tanto a atenção quanto a relação universidade-empresa, entendida aqui num sentido amplo, que engloba não apenas as universidades, como também as demais instituições de pesquisa.

Compromisso pela Inovação

Inovação é o principal motor da produtividade e deve estar no centro das políticas nacionais de competitividade. É o meio mais viável de assegurar a sustentabilidade do crescimento, fortalecer o avanço tecnológico e ao mesmo tempo garantir uma melhor distribuição de renda e ampliação do consumo.

Agenda MEI 2015 - O Estado da Inovação no Brasil

Este documento é a nova agenda da MEI, que tem como objetivo ampliar a inovação empresarial e reflete os desafios para dar o grande salto que permitirá ao Brasil se posicionar como uma economia próspera.

MEI: Ações e resultados 2013

O planejamento estratégico da MEI até 2020, validado em 2012, contempla os esforços de todos os parceiros: empresas, governo e entidades de apoio. Neste documento foram apresentados os principais resultados alcançados em 2013, decorrentes do extensivo diálogo entre empresários e governo. Esperamos que essas novas iniciativas animem um número cada vez maior de parceiros em busca da inovação, que certamente nos levará ao crescimento vigoroso e sustentado.

MEI: Ações e Resultados 2014

A indústria brasileira enxerga a agenda de inovação como um imperativo, que deve estar no coração da estratégia empresarial. Nesse sentido, ao longo de 2014, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) aprimorou o seu planejamento estratégico, buscando modernizar os pressupostos que garantam a sua maior efetividade.

DESTAQUES DA INOVAÇÃO: MELHORES PRÁTICAS EMPRESARIAIS PARA INOVAR

Prospecção e estratégia tecnológica, avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e modelos de gestão da inovação podem não ser temas novos, mas certamente adquiriram maior relevância na última década. Essas ferramentas são capazes de organizar o grande volume de dados e informações disponíveis e mobilizar equipes detentoras de conhecimentos específicos, focadas no desenvolvimento e na adaptação de tecnologias e nos métodos de apresentação, análise e gestão de informações. Dessa forma, constituem-se em elementos determinantes para o sucesso de empresas e países no acirrado ambiente competitivo global. Neste trabalho a MEI procura fazer uma síntese da literatura recente sobre os temas indicados, apontando alguns caminhos para o fortalecimento das atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no País, a partir de estudos de caso e de entrevistas, realizadas com pesquisadores e representantes de empresas no Brasil e nos Estados Unidos.

Sem nada para carregar