mei-logo.png

Grupo de Trabalho de Engenharia / STEAM


Criado em 2016, o Grupo de Trabalho para o Fortalecimento da Engenharia também atua na promoção da educação STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, na sigla em inglês). Seu objetivo principal é propor ações para a modernização dos cursos de Engenharia e para o fortalecimento da formação em STEAM no Brasil a fim de contribuir para a elevação da capacidade de inovação e competitividade das empresas que operam no país.

Sob a coordenação da Embraer, o GT reúne representantes de empresas da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), do governo, da academia e de entidades representativas da sociedade.

O Grupo contribuiu para a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Engenharia, aprovadas em 2019, em um processo que pela primeira vez contou com a participação do setor empresarial. O Grupo segue apoiando o  Conselho Nacional de Educação (CNE) na implantação do novo regulamento nas instituições de educação superior.

Líder do GT: Luis Carlos Affonso
Vice-Presidente de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer

Calendário de reuniões 2021:
 

12 de março
 

7 de maio
 

6 de agosto
 

16 de setembro (Fórum)
 

19 de novembro


Ciclo de debates online


Até novembro, a Mobilização Empresarial pela Inovação reúne especialistas para conversar sobre "Implantação das novas DCNs de Engenharia". Acompanhe!
 

 

18 de setembro - realizada
Clique aqui para assistir à gravação no YouTube

 

2 de outubro - realizada
Clique aqui para assistir à gravação no YouTube

 

16 de outubro - realizada
Clique aqui para assistir à gravação no YouTube

 

30 de outubro - realizada
Clique aqui para assistir à gravação no YouTube

 

25 de novembro - realizada
Clique aqui para assistir à gravação no YouTube

Card sobre o ciclo de debates "Implantação das novas DCNs de Engenharia" Texto alternativo da sua imagem

Downloads

 


Clique sobre os documentos abaixo para ter acesso a estudos e apresentações feitas durante os encontro do GT.

12/03/21 | Apresentação Estudo STEAM | Zil Miranda, CNI 12/03/21 | Projeto Foco & Futuro 2021 | Kaísa Souto, ABAL 12/03/21 | Balanço 2020 e Agenda 2021 | Gianna Sagazio, CNI 27/11/20 | Balanço 2020 e Agenda 2021 | Gianna Sagazio, CNI 27/11/20 | Future Skills: lições aprendidas e insights a partir da revisão de iniciativas inovadoras | Jorge Boeira, Cognitio e Roberto Alvarez, GFCC 23/10/20 | Movimenta Materiais | Alessandra de Almeida Lucas, UFSCar 23/10/20 | Relato Projeto PIM - Produção na Escola de Engenharia da UFRGS | Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, UFRGS 23/10/20 | Programa de Inovação Acadêmica PMG Capes Fulbright | Tatiana Ferraz e Guilherme Souza, Senai Cimatec 23/10/20 | Projeto Institucional de Modernização - Unisinos (PIM) | Tatiana Rocha, Unisinos 24/09/20 | Programa de Modernização da Graduação | Ricardo Alexandre Diogo, PUCPR 24/09/20 | Programa de Modernização da Graduação | Heloisa Firmo, UFRJ 24/09/20 | Desenvolvimento de um currículo baseado em competências | Rodrigo Almeida, Unifei 24/09/20 | Participação do Departamento de Engenharia Química no PIM Capes-Fulbright | Ardson Dos S. Vianna Jr., USP 17/07/20 | Luciano Meira, UFPE, Joy Street 17/07/20 | Successful STEAM initiatives | Agustin Navarra, CORD (EUA) 17/07/20 | A identidade profissional do engenheiro | Natascha van Hattum-Janssen, Universidade de Twente (Holanda) 17/07/20 | Marcelo Marcos Morales, MCTI 15/05/20 | Education in the post Covid 19 scenario Some reflections | Svante Gunnarsson, Universidade de Linköping (Suécia) 14/04/20 | Sesi Educação | Katia Barbosa e Juliana Duarte, SESI 14/04/20 | Histórico de capacitação em STEAM | Paulo Lourenção, Embraer 14/04/20 | Educação no mundo VUCA | Tsen Kang, Jacto


Clique sobre os documentos abaixo para ter acesso a estudos e apresentações feitas durante os encontros da Coordenação da Comissão Nacional para Implantação das DCNs de Engenharia:

25/11/20 | Políticas Norteadoras para Modernização dos PPC's | Carlos Almir Holanda, UFC 25/11/20 | Novas Diretrizes Curriculares do Curso de Engenharia | Prof. Dr. Marcello Nitz, Instituto Mauá de Tecnologia 25/11/20 | Implantação das novas DCNs de engenharia | Prof. Mauricio Mancio, Unisinos 25/11/20 | Tendências no setor siderúrgico, demandas e oportunidades de parceria com universidades | Paula Harraca, ArcelorMittal 30/10/20 | Programa de Inovação Acadêmica | Prof. Tatiana Ferraz, Senai Cimatec 30/10/20 | Implantação das novas DCN’s Estudo de caso da Engenharia Eletrônica | Rodrigo Almeida, Unifei 16/10/20 | Implantação das DCNs de Engenharia no CCET-UFSCar: Propostas e Desafios | Luiz Paulillo e Helder Galeti, UFSCar 02/10/20 | Experiência FEI - repensar das engenharias e as novas DCNs | Prof. Dr. Gustavo Donato | FEI 02/10/20 | Inovações recentes no nosso ensino de engenharia | Prof. Anderson Ribeiro Correia | ITA 02/10/20 | Implantação das diretrizes curriculares nacionais da engenharia | Cláudia do Rosário Vaz Morgado | UFRJ 02/10/20 | Implantação das novas DCNs de Engenharia | Arthur Costa Sousa | Concremat 18/09/20 |Tendências do Setor Aeronáutico - Parceria Indústria-Academia: O Caso Embraer | Embraer 18/09/20 | Experiência de adaptação às novas DCNs na Escola de Engenharia da UFRGS | UFRGS 18/09/20 |Desenho de Currículo para Desenvolver Competências | Insper 18/09/20 | Implantação das novas DCNs nos Cursos de Engenharia da Escola Politécnica da USP | USP 15/06/20 | Importância da modernização dos cursos de Engenharia sob a perspectiva empresarial | Gianna Sagazio, CNI 15/06/20 | Projeto inovador aproxima cursos de Engenharia e sociedade | Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, UFRGS 15/06/20 | Demandas e ações para o fortalecimento da Engenharia | Sebastião Nau, WEG 15/06/20 | Respostas do sistema profissional às novas DCNs | Osmar de Barros Júnior, Confea 15/06/20 | Trabalho da Comissão Nacional para Implantação das Novas DCNs de Engenharia | Vanderli Fava de Oliveira, Abenge

Contato

Para tirar dúvidas ou saber mais sobre o GT entre em contato com a nossa equipe:

* Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios
topo