Experiência profissional para abrir as portas do mercado de trabalho

A participação em cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI é o primeiro passo para jovens e adolescentes terem acesso ao primeiro emprego.

Quem participa de cursos de aprendizagem não só tem aulas teóricas e práticas nas unidades do SENAI.  Os alunos vivenciam o mundo real de trabalho em uma das milhares de empresas parceiras do SENAI em todo o Brasil. É a oportunidade de começar a trajetória para construção da carreira.

Os cursos são gratuitos e são oferecidos em diversos segmentos industriais. Para a experiência profissional, os estudantes assinam um contrato especial de até dois anos com carteira assinada. As chances de ser efetivado são grandes.

A Aprendizagem Industrial é regida por normas como o art. 429 da
Consolidação das Leis Trabalho (CLT),  a Lei nº 10.097/2000 e o Decreto 5.598/2005.

 

Para empresas

A contratação de aprendizes é obrigatória para empresas de qualquer natureza, e opcional para micro e pequenas empresas ou aquelas enquadradas no SIMPLES.

Além de cumprir a lei, a empresa que contrata aprendizes tem a vantagem de, após a conclusão dos cursos, contratar profissionais que atendem às especificidades da organização.

As empresas poderão contratar alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI ou indicar candidatos para participar do processo seletivo. Os que forem aprovados podem ser contratados como aprendizes.

Indústrias com mais de 20 aprendizes podem solicitar ao SENAI que oferte cursos desenvolvidos sob medida, atendendo às necessidades da organização.

Para cursos customizados de Aprendizagem Industrial, entre em contato com o interlocutor do SENAI no seu estado.

Veja também