Logo Indústria 2027
Internet das Coisas Produção inteligente Inteligência Artificial Tecnologia de Redes - Indústria 202 Biotecnologia Nanotecnologia Materiais Avançados Armazenamento de Energia
Internet das Coisas

Internet das Coisas

Já pensou em uma cidade com casas, transportes e fábricas inteligentes? A Internet das Coisas possibilita um contexto em que, por meio de sensores, é possível que máquinas e objetos se interconectem, troquem informações, se autocontrolem e se autocorrijam. Luminárias públicas equipadas com sensores que controlam a luminosidade de acordo com o tráfego de pessoas e veículos permitem uma iluminação mais econômica e eficiente.  

Com sensores inteligentes nas turbinas de um avião, também é possível que estes avisem ao fabricante caso o objeto apresente algum defeito. 

Internet das Coisas
Internet das Coisas
Internet das Coisas

Produção Inteligente e Conectada

Imagine a quantidade de processos existentes na produção de uma fábrica e o número de pessoas envolvidas neste trabalho! Na Produção Inteligente e Conectada, o controle da produção na indústria passa a ser feito virtualmente. Assim, as fábricas digitais assumem o lugar das fábricas físicas, em uma mudança na estrutura da produção industrial. Isso é possível por meio de sistemas e equipamentos interconectados. 
 

Internet das Coisas

Inteligência Artificial

Da mesma forma como o ser humano utiliza o sistema nervoso e o corpo para sentir, aprender, raciocinar e agir, uma máquina pode ser programada para realizar tarefas de maneira autônoma. O carro autônomo – veículo que se locomove sem motorista humano – é uma das apostas da Inteligência Artificial. Este tipo de carro usa algoritmos de visão por computador baseados em redes neurais artificiais e, quando está em movimento, é capaz de identificar, em tempo real, o que está à sua frente – uma pessoa, um animal, um objeto ou um semáforo – e, assim, o veículo toma a decisão de como agir de forma autônoma.   

Inteligência Artificial
Tecnologia de Redes
Internet das Coisas

Tecnologias de Redes

Usadas para o transporte de informações, as tecnologias de redes de comunicação possibilitam que os benefícios oferecidos pelas outras tecnologias digitais – Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Produção Inteligente e Conectada – sejam aprimorados. Com as tecnologias de redes é possível, por exemplo, comandar fábricas por transmissão sem fio, acompanhar remotamente o funcionamento de veículos e de eletrodomésticos, além de rastrear alimentos. 

Internet das Coisas

Biotecnologia e Bioprocessos

A Biotecnologia envolve o emprego combinado de engenharia genética, biologia celular e ciência da computação. Por meio da manipulação de seres vivos ou de partes deles, é possível obter produtos e processos como, por exemplo, novas vacinas, novos medicamentos e terapias, plantas com maior resistência a pragas e a estresses climáticos, além de testes diagnósticos mais precisos e menos invasivos.  

Biotecnologia
Nanotecnologia
Internet das Coisas

Nanotecnologia

Diversos produtos usados no dia a dia têm sido aprimorados graças à Nanotecnologia. A refrescância possibilitada pela pasta de dente e a fixação do protetor solar à pele são alguns exemplos. Mas, como é possível modificar características de materiais existentes e melhorá-los? Com a Nanotecnologia, pode-se manipular moléculas e partículas em escala nanométrica para aplicações específicas. As tecnologias mais avançadas de diagnóstico e terapia em medicina já empregam Nanotecnologia, como no controle da liberação de antibióticos no corpo de pessoas doentes.  

Internet das Coisas

Materiais Avançados

Os Materiais Avançados abrangem materiais comuns e em uso – mas que sofreram aprimoramento – e novos materiais que apresentam desempenho superior aos materiais tradicionais em uma ou mais propriedades de interesse para uma dada aplicação, em diversas áreas, como na indústria têxtil e de bens de consumo. Na indústria têxtil, podem ser criados novos tecidos de algodão que não amassam, tecidos com atividade bactericida, entre outros.

De um modo geral, os materiais avançados permitem a melhoria de produtos ou mesmo o desenvolvimento de produtos inovadores nas mais diversas áreas. 

Materiais Avançados - Indústria 2027
Armazenamento de Energia - Indústria 2027
Internet das Coisas

Armazenamento de Energia

Uma série de tecnologias de armazenamento e conversão de energia contribuem com o uso inteligente de fontes de energia renováveis e com a sustentabilidade. O carro elétrico é um exemplo de aplicação destas tecnologias, principalmente a de baterias de íon-lítio. Este veículo é sustentável, movido por meio de um ou mais motores elétricos e utiliza energia elétrica armazenada na bateria. 

Nas cidades do futuro, em que se deve definitivamente prezar pelo meio ambiente, o transporte individual ou coletivo baseado em motores elétricos com tecnologias de armazenamento de energia sustentáveis surge como uma alternativa de meio de transporte.

Saiba mais em Notícias
Instituições participantes - Indústria 2027