logo_enai.png

FALTAM

Para o ENAI 2018


 

O Encontro Nacional da Indústria – ENAI é a convenção anual do setor industrial brasileiro. Organizado pela CNI desde 2006, o evento reúne aproximadamente dois mil participantes, entre líderes empresariais, entidades de representação da indústria de todos os segmentos e estados brasileiros e personalidades políticas.

 

Edição 2018


 Brasil 2019-2022:
A indústria e o novo governo

A 11ª edição será realizada nos dias 3 e 4 de julho de 2018 e promoverá discussões sobre os desafios do próximo governo e as transformações necessárias para a competitividade e o avanço do país.

Por meio de apresentações e debates, o evento abrirá espaço para o diálogo sobre assuntos estratégicos como educação, competitividade, inovação tecnológica e produtividade.


3 e 4 de julho de 2018


Brasília (DF)

Edições anteriores

2015.jpg

Edição 2015

A 10 edição do ENAI foi realizada nos dias 11 e 12 de novembro de 2015 com o tema Brasil: ajuste e correção de rota. Na oportunidade, foram realizadas discussões sobre como a indústria e o Brasil poderiam atuar em possíveis correções de rumo para melhorar a competitividade da indústria e da economia. 

Fotos e Vídeos

Clique aqui para conferir a playlist de vídeos do ENAI 2015 e assistir a palestras e debates realizados no evento.

 

ENAI 2015

Arquivos

enai_memoria.jpg

Edição 2014

Durante o 9º ENAI, os empresários debateram questões como produtividade, reforma tributária, educação, infraestrutura, relações do trabalho, segurança jurídica e integração do Brasil à economia internacional. Sob o tema A indústria brasileira e os próximos 4 anos, foram discutidas propostas para a reforma tributária e o ajuste fiscal. 

Durante o evento, que reuniu 1,8 mil empresários em Brasília, foi defendida a importância de uma correção de rota para elevar a competitividade do país. O posicionamento da Confederação, apresentado na Carta da Indústria, propunha ainda que o governo apresentasse uma agenda de competitividade com metas claras definidas por uma estrutura de governança criada especialmente para gerir e coordenar as ações. 

Fotos e Vídeos

Confira abaixo os principais momentos do ENAI 2014. Para acessar todas as fotos feitas no evento e fazer download das imagens em alta resolução, acesse a galeria do Flickr.

Arquivos

20131213152305218345e.jpg

Edição 2013

Realizado em 11 e 12 de dezembro, o 8º Encontro Nacional da Indústria reuniu mais de 2,3 mil participantes, entre eles empresários e líderes da indústria de diversos setores. Sob o temaO Brasil e os desafios da economia mundial, o evento foi composto por sete sessões temáticas, que abordaram assuntos como acordos internacionais, competitividade, educação, inovação, relações de trabalho, infraestrutura e tributação.

A partir dessas discussões, a  Confederação Nacional da Indústria (CNI) preparou um conjunto de 42 propostas entregues em 2014 aos candidatos à Presidência da República. O evento contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e de diversos ministros de Estado, entre eles Guido Mantega, da Fazenda, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Aloizio Mercadante, da Educação.

Fotos

Confira abaixo os principais momentos do ENAI 2013. Para acessar todas as fotos feitas no evento e fazer download das imagens em alta resolução, acesse a galeria do Flickr.

Arquivos

20121211190123691175u.jpg

Edição 2012

O 7º Encontro Nacional da Indústria, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro em Brasília, reuniu mais de 1,5 mil  líderes sindicais de todo o Brasil. Eles defenderam, na Carta da Indústria, uma agenda com sete pontos principais para aumentar a competitividade do país. O encontro, o maior evento da indústria brasileira, teve a presença da presidente Dilma Rousseff e de diversos ministros de Estado, entre eles Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Aloizio Mercadante, da Educação, e Marco Antonio Raupp, da Ciência e Tecnologia.

A agenda prioritária do setor discutida pelos empresários durante o 7º ENAI começa com a reforma do ICMS e do PIS-Cofins, avança para a melhoria das concessões e dos marcos regulatórios, pela redução da insegurança jurídica e encargos nas relações do trabalho e passa pelo fortalecimento da produtividade e da inovação. Ainda entre os itens da agenda prioritária foram escolhidos o aperfeiçoamento do marco regulatório do meio ambiente, a redução da burocracia e a priorização da qualidade do ensino público.

Fotos

Arquivos

20121211185617492475a.jpg

Edição 2011

A 6ª edição do Encontro Nacional da Indústria foi realizada nos dias 26 e 27 de outubro de 2011, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Contou com a participação de empresários e líderes de entidades de representação da indústria, dos seus diversos setores e de todos os estados do Brasil.

O tema central do Encontro foi o fortalecimento da competitividade da indústria brasileira. Por meio de palestras, debates e sessões plenárias foram abordadas as grandes questões nacionais no contexto econômico, social e político, que influenciam a competitividade da indústria e a inserção do Brasil no mercado globalizado.

Prioridades da indústria

Documento com os temas mais relevantes para a indústria crescer e ganhar competitividade, segundo os participantes do evento.

Fotos

ENAI 2011

Arquivos

20121211185628940851o.jpg

Edição 2010

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoveu em 2010, nos dias 1 e 2 de dezembro, o 5º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), no Hotel Transamérica em São Paulo.

Com o tema A Indústria pela Competitividade na Economia Brasileira, o evento reuniu 2 mil líderes empresariais e lideranças de entidades de representação da Indústria, em diversos setores.

No evento, líderes empresariais de todo o país consolidaram propostas da indústria para a agenda nacional nos próximos quatro anos.

Realizado anualmente desde 2006, o ENAI consolidou-se como a convenção anual do setor industrial.

Fotos

Arquivos

20121211185635441557i.jpg

Edição 2009

A Confederação Nacional da Indústria - CNI realizou nos dias 17 e 18 de Novembro de 2009 o 4º Encontro Nacional da Indústria. Mais de 1,5 mil líderes industriais se reuniram no evento para discutir as perspectivas econômicas e as prioridades de uma agenda para o próximo governo. O encontro teve como pano de fundo a recuperação da economia brasileira, a valorização do real, os problemas de competitividade e as perspectivas de crescimento associadas a projetos de infraestrutura e de energia.Foi introduzido no evento uma agenda de cunho empresarial, através do qual o setor industrial explicitou a sua contribuição ao desenvolvimento do país e os desafios a serem superados

O resultado do evento foi consolidado no documento Carta da Indústria do 4º Encontro Nacional enfatizando a importância da indústria e contendo as primeiras idéias sobre o que deverá ser a agenda do próximo governo, bem como a ação política para alavancar essa agenda. O Caderno de Conclusões é um documento mais detalhado com as recomendações da indústria para o período de 2011 a 2014.

Fotos

Arquivos

Edição 2008

Pelo terceiro ano consecutivo, a Confederação Nacional da Indústria - CNI realizou nos dias 28 e 29 de outubro de 2008 o Encontro Nacional da Indústria - ENAI. O evento vem se consolidando como a convenção anual do setor industrial, e reuniu mais de mil empresários e lideranças de entidades de representação da Indústria, abrangendo seus diversos setores e todos os estados brasileiros. Participaram também do 3º ENAI especialistas, jornalistas e personalidades públicas convidadas.

Contribuição para a competitividade da Indústria nacional

No ENAI 2008, foram discutidas e apresentadas alternativas para contribuir com a efetiva conquista da competitividade da indústria nacional, promovendo uma maior integração da Indústria. As atividades desenvolvidas favoreceram a troca de experiências, discussões, reflexões e proposição de alternativas para a superação de obstáculos ao desenvolvimento do setor industrial e ao crescimento do país.

Carta da Indústria

Como resultado do evento, foi elaborada a Carta da Indústria, documento que propõe agenda emergencial para o Brasil superar a crise. Durante o Encontro, foram divulgados ainda os vencedores do Prêmio CNI 2008. A iniciativa destaca as melhores práticas empresariais para viabilizar e reconhecer a competitividade na indústria.

Fotos

Arquivos

Edição 2007

O futuro dos sindicatos empresariais esteve em debate no 2º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro, em Brasília. Durante os dois dias de encontro, 1,2 mil líderes sindicais, representantes de federações e de associações industriais discutiram em sessões temáticas paralelas, as relações de trabalho, infra-estrutura, incentivos para micros e pequenas empresas e as reforma tributária e previdenciária.

Carta da Indústria

O resultado das discussões foi consolidado no documento Carta da Indústria, que traz uma análise sobre os 10 principais pontos da agenda econômica brasileira. O documento lembra que o Brasil precisa criar condições para manter o atual ciclo de crescimento econômico. Segundo o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, dois pontos são muito importantes para a conquista desse objetivo: redução dos gastos públicos e da carga tributária e aceleração dos investimentos em infra-estrutura.

Programa de Desenvolvimento Associativo

Durante o encontro, o diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, apresentou o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Desenvolvido pela CNI, o programa visa o fortalecimento dos sindicatos empresariais. O PDA tem três objetivos principais: integrar a atuação das entidades do Sistema Indústria, ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos, e estimular a prestação de serviços.

Fotos

20121211185645242643i.jpg

Edição 2006

No 1º Encontro Nacional da Indústria, que a CNI realizou nos dias 28 e 29 de junho de 2006, 1,2 mil empresários, representantes de sindicatos, federações e associações industriais reafirmaram que o principal desafio do país é o crescimento sustentado.

Depois de dois dias de debates, eles aprovaram o documento Crescimento. A Visão da Indústria. O estudo aponta medidas em dez áreas prioritárias para o Brasil superar os obstáculos ao desenvolvimento.

Prioridades

As prioridades, selecionadas com base no acompanhamento dos indicadores do Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015, são: redução do gasto público, tributação, infra-estrutura, financiamento, relações de trabalho, desburocratização, inovação, educação, política comercial de acesso a mercados e meio ambiente.

Recomendações e Propostas ENAI 2006

Apresentado aos candidatos à Presidência da República antes das eleições de outubro de 2006 e entregue aos parlamentares, o documento Crescimento. A Visão da Indústria reafirma a disposição dos industriais de contribuir para a construção de uma agenda que promova o desenvolvimento sustentado do país e é o principal instrumento de diálogo do setor produtivo com o governo.

Fotos

Arquivos

Entre em contato

Utilize a ferramenta abaixo para tirar dúvidas e entrar em contato com a equipe do ENAI 2018.

PARTICIPANTES

* Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios

IMPRENSA



Para cadastramento de profissionais de imprensa para cobertura do evento, pautas e outras informações, entre em contato com a assessoria de imprensa do Sistema Indústria.




ATENDIMENTO À IMPRENSA
Superintendência de Jornalismo da CNI

(61) 3317-9578
imprensa@cni.org.br

 

O ENAI foi elaborado em conjunto com a Olimpíada do Conhecimento, evento realizado de 5 a 8 de julho que mostrará a visão de futuro do SESI e do SENAI. No espaço, será possível conhecer como essas instituições utilizam tecnologias e metodologias educacionais para formar profissionais para a indústria 4.0.

OC.png

Realização

SENAI.png
SESI.png
CNI.png
topo