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Promoção da Saúde

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O que é promoção da saúde?
 

Promoção da saúde é o conjunto de políticas, planos e programas de saúde pública com ações individuais e coletivas voltadas, para evitar que as pessoas se exponham a situações que podem causar doenças. A promoção da saúde deve ser compreendida de forma abrangente: promover a saúde é bem mais que prevenir doenças.

Promover a saúde não se limita a melhorar apenas a saúde, envolve melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Ela deve ter uma perspectiva multidisciplinar integradas e em redes, utilizando-se das ciências biológicas, ambientais, psicológicas, físicas e médicas.

Para entender o que é promoção da saúde, é preciso, antes de tudo, conceituar saúde. O dicionário define saúde como o estado de equilíbrio ativo entre o organismo e seu ambiente, mantendo os aspectos estruturais e funcionais do corpo dentro da normalidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença”.

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Objetivos

Os principais objetivos das estratégias de promoção da saúde são disseminar a qualidade de vida e diminuir a vulnerabilidade e os riscos à saúde que podem ser provocados por circunstâncias como: modo de vida, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

Prevenção

Fazer escolhas que minimizem ao máximo o risco de desenvolver alguma doença é prevenir e promover a saúde. Decidir por esse caminho tem impacto significativo: reduz o risco de morte prematura, os gastos com medicamentos e tratamentos médicos, ausências no trabalho por motivos de doenças e melhora significativamente a qualidade de vida. Os benefícios são diversos.

Portanto, educar e conscientizar os cidadãos, difundindo informações e conhecimentos que incitem atitudes e comportamentos saudáveis, é uma estratégia essencial de prevenção e promoção da saúde.

A palavra prevenção, no contexto da promoção da saúde, refere-se a um conjunto de atitudes tomadas por antecipação, para evitar doenças ou acidentes. Assim, prevenção e promoção da saúde estão ligas a mudanças de atitudes. Às vezes, pequenas modificações na rotina podem resultar em um grande benefício na saúde do indivíduo, podendo impactar também nos que vivem ao redor.

A prevenção da saúde se divide em primária e secundária.

Ações Primárias

    • • Vacinar e cuidar de crianças, adultos e idosos;
    • • Informar sobre os riscos comportamentais e médicos para a saúde;
    • • Investir na redução de riscos individuais e populacionais;
    • • Incluir programas de prevenção de doenças na atenção primária e especializada;
    • • Suplementar a alimentação;
    • • Educar sobre a importância da higiene bucal e oferecer serviços de saúde bucal.

Ações Secundárias

    • • Rastrear doenças de forma precoce;
    • • Promover a saúde materno-infantil;
    • • Fornecer agentes profiláticos para controlar fatores de risco.

Educação em prol da saúde

A promoção da saúde destaca o papel atuante dos indivíduos sobre as situações que prejudicam e beneficiam sua saúde. Indivíduos capazes de exercer maior controle e papel ativo em relação a sua saúde, se sentem mais saudáveis.

Por isso, difundir informações sobre vida saudável, prevenção de doenças e estimular que cada um domine os conhecimentos valiosos para tomar decisões assertivas em relação à saúde, garantir melhor qualidade de vida e evitar prejuízos ao corpo é extremamente importante.

A educação para a saúde busca ampliar os compreensão dos indivíduos, dotando-os de instrumentos que lhes permitam uma melhor aprendizagem, aumentando o nível de informações e desenvolvendo competências que permitam melhorar a saúde individual e da comunidade em que vive.

Princípios de promoção da saúde

A OMS qualifica como ações de promoção de saúde os programas, as políticas e as atividades baseadas nos seguintes princípios:

  • • Concepção holística
  • • Intersetorialidade
  • • Empoderamento
  • • Participação social
  • • Equidade
  • • Ações multi-estratégicas
  • • Sustentabilidade

Princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde

A Política Nacional de Promoção de Saúde segue os princípios da Constituição Federal:

  • • Universalidade
  • • Integralidade
  • • Equidade
  • • Diretrizes de descentralização
  • • Organização hierarquizada

História

A Carta de Ottawa foi elaborada na Primeira Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde, realizada em 1986, e dispõe sobre “Os Objetivos da Saúde para Todos”. Além de promover o debate sobre a ação intersetorial para a saúde, é um documento muito importante para todas as políticas de promoção da saúde em todo o mundo.

A Promoção da Saúde, segundo a Carta de Ottawa, contempla 5 campos de ação: elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes saudáveis, capacitação da comunidade, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas e reorientação de serviços de saúde.

Ações de promoção da saúde

As ações de promoção de saúde são iniciativas que possibilitam melhorar a condição de saúde dos indivíduos ou das populações. Elas podem ser coletivas, realizadas por organizações ou individuais.

Ações promovidas no âmbito governamental

Os governos, nos âmbitos nacional, estadual e municipal, devem elaborar e executar estratégias que visem melhorar a condição de saúde das populações.

Ações promovidas por empresas (local de trabalho)

A produtividade dos funcionários nas empresas está diretamente ligada à sua qualidade de vida, saúde mental e física. A promoção da saúde no local de trabalho é o resulta do empenho de empregadores, trabalhadores e da sociedade em geral. Exemplos de algumas iniciativas que podem ser colocadas em prática para promover a saúde no ambiente profissional: flexibilizar os horários de trabalho e o local (como o teletrabalho por exemplo), incentivar a formação contínua, estimular um bom ambiente de trabalho, melhorar a ergonomia e as instalações, incentivar a alimentação saudável e a prática de exercício físico, combater o stress.

As ações individuais

Cada um deve assumir a responsabilidade de manter hábitos e práticas que preservem a própria saúde física e mental, como por exemplo, cuidar da nutrição, praticar atividade física e primar pelo bem estar.

Empresas atuam na promoção da saúde

Segundo pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI), que ouviu cerca de 200 gestores de indústrias brasileiras, 81% das empresas pretendem criar ou melhorar programas de promoção da saúde. A maioria deles sinalizou que suas organizações pretendem fortalecer a gestão da informação de saúde dos trabalhadores para promover investimentos mais assertivos em ações de apoio à saúde do trabalhador.

O estudo mostrou que as iniciativas de promoção da saúde mais comuns das empresas são campanhas de vacinação, combate à hipertensão, estímulo à atividade física, combate ao diabetes, orientação nutricional, saúde mental e combate à depressão.

Integrar

A promoção da saúde busca impactar positivamente a vida de indivíduos e da população onde estão inseridos. Mas para alcançar o sucesso, as ações devem envolver todos os setores da sociedade, além de políticas públicas saudáveis.

Para a atenção integral da saúde, é fundamental integrar conhecimentos que hoje são tratados de maneira isolada, como: atenção médico-hospitalar; programas de saúde pública; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; educação para a saúde.

A integralidade na promoção da saúde, a esfera da atenção do cuidado passa a ser uma estratégia de produção de saúde que respeita as especificidades na construção de projetos terapêuticos, de vida e na organização do trabalho em saúde, de modo a deslocar a atenção da perspectiva estrita do adoecimento para o acolhimento do todo, de suas histórias e condições de vida.

Exemplos de promoção da saúde:

Entre as ações de promoção da saúde podemos citar:

  • • Educar e intervir sobre tabaco, álcool, atividade física e dieta
  • • Educar e intervir sobre dieta e nutrição, combater a desnutrição
  • • Políticas para tratar saúde mental e abuso de substâncias
  • • Promover a saúde sexual e reprodutiva
  • • Enfrentar a violência doméstica: campanhas de conscientização pública e tratamento e proteção das vítimas
  • • Parcerias multissetoriais para promoção da saúde e prevenção de doenças
  • • Iniciativas educativas e de comunicação que visam promover condições, estilos de vida, comportamentos e ambientes saudáveis
  • • Reorientar os serviços de saúde para desenvolver modelos de atenção que estimulem a prevenção de doenças e a promoção da saúde