Programa Mulheres Globais

Responsive image

Mulheres Globais – 2ª Edição: E-Commerce como Estratégia de Expansão

Ciclo 3: setembro a dezembro de 2025

Inscrições até 05/09/2025 


💡 Sobre:

O Programa Mulheres Globais é uma ação do convênio entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o objetivo de promover o comércio eletrônico como ferramenta estratégica para a internacionalização de empresas brasileiras lideradas por mulheres.

A iniciativa busca apoiar as empresas na construção de um planejamento estruturado e seguro para atuação internacional, por meio de consultorias individuais focadas na resolução de desafios práticos ligados ao e-commerce.

Entre 2023 e 2024, o Mulheres Globais teve como foco principal ações de mentoria voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, com orientações sobre internacionalização e comércio eletrônico baseadas na experiência de mentoras especializadas. Foram realizados dois ciclos (ciclos 1 e 2): o primeiro voltado para os setores de moda e cosméticos, e o segundo para o setor de alimentos e bebidas. Ao todo, 40 empresas participaram de 92 sessões de mentoria, entre encontros individuais e coletivos, totalizando 136 horas de atividades.

Com a adesão da CNI ao Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) em março de 2025, o Mulheres Globais foi relançado, alinhando-se às diretrizes e indicadores do MNI. A nova edição traz um formato renovado, com consultorias técnicas voltadas à resolução de questões práticas da gestão de e-commerce, oferecendo soluções estruturadas que permitam superar barreiras específicas enfrentadas por mulheres no comércio exterior.

A segunda edição será dividida em dois ciclos (ciclos 3 e 4) ao longo de 2025 e 2026, oferecendo um percurso de desenvolvimento personalizado que integra diferentes iniciativas voltadas à inteligência de mercado e planejamento estratégico.

🎯 Objetivos

  • • Apoiar empresas lideradas por mulheres na estruturação de estratégias de internacionalização via e-commerce;

  • • Fornecer consultorias personalizadas com foco em planejamento, inteligência comercial e superação de barreiras ao comércio exterior;

  • • Incentivar a participação de empresas industriais no e-commerce global, promovendo a expansão de seus negócios para mercados estratégicos;

  • • Fortalecer o papel das empresárias brasileiras como agentes de transformação econômica e social, por meio da internacionalização 👩🏽‍💼🚀.

🏭 Setores alvo

Serão priorizadas empresas da indústria brasileira, com foco nos seguintes setores:

  • • Moda (confecções, calçados, joias);

  • • Cosméticos;

  • • Alimentos e Bebidas.

Empresas de outros setores industriais também poderão ser consideradas, conforme critérios da organização.

📆 Programação prevista

A 2ª edição do Mulheres Globais será realizada em dois ciclos:

  • • Ciclo 3: segundo semestre de 2025 (30 vagas);

  • Ciclo 4: primeiro semestre de 2026 (30 vagas).

Cada ciclo contará com vagas limitadas para participação em consultorias individuais, que seguirão um cronograma de atividades práticas voltadas à elaboração de estratégias personalizadas de internacionalização via e-commerce.

📚 Etapas do programa 

Etapa 1: Curso EAD (Obrigatória) 

•  Empresas pré-inscritas receberão acesso gratuito ao curso online. Apenas após sua conclusão será possível seguir para a próxima fase:

Mulheres de Negócios: Além das Fronteiras: curso autoinstrucional dedicado a capacitar e inspirar mulheres a desempenharem papéis proeminentes no cenário global do comércio internacional. Reconhecendo a importância das mulheres no ambiente empresarial, o curso aborda os desafios e oportunidades específicos que as mulheres enfrentam no contexto do comércio internacional.

Etapa 2: Consultoria (Obrigatória) 

• As trinta empresas classificadas seguirão para a consultoria técnica do programa, que apoiará as empresárias selecionadas na realização do planejamento para atuação no e-commerce internacional, incluindo pesquisa de Mercado, análise da concorrência, definição de Portfólio para o e-commerce, posicionamento de Mercado e na análise de rentabilidade da estratégia

🌎 Mercados prioritários

As ações de inteligência e orientação comercial do programa terão como foco os seguintes mercados:

  • • América Latina e Caribe;

  • • BRICS; 

  • • África;

  • • Ásia.

📃 Critérios de Participação

A ação é direcionada a empresas brasileiras de diferentes portes, atuantes nos setores priorizados, que atendam aos seguintes critérios:

  • ✔️ Sejam lideradas por mulheres;

    Entende-se por “empresas lideradas e/ou de propriedade de mulheres”, aquelas que: 
    • • Sejam de propriedade exclusiva de mulher; e/ou
    • • Possuam 51% (cinquenta e um por cento) do capital social pertencente a uma ou mais mulheres; e/ou 
    • • Tenham uma mulher no seu board principal de liderança; e/ou 
    • • Tenham uma ou mais mulheres ocupando posição de tomada de decisão.
  • ✔️ Tenham a internacionalização por meio do e-commerce como parte da estratégia de expansão dos negócios;

  • ✔️ Estejam alinhadas aos objetivos e requisitos definidos no programa, conforme o regulamento anexado abaixo.

📬 Contato para mais informações e/ou dúvidas

mulheresglobais@cni.com.br


Inscreva-se aqui!

EVENTO CONFIRMADO

Programação

Arquivos Importantes

BAIXAR TODOS OS ARQUIVOS