Empreendedorismo Industrial
As empresas industriais que contam com pelo menos um sócio com idade entre 21 e 40 anos crescem mais rápido, em termos de número de empregos formais
Trabalho
Futuro da indústria
Indústria Data-Driven
Macrossetorial
Tecnologia e inovação
Inteligência de Mercado
Empreendedorismo Industrial
Empresas industriais que têm pelo menos um sócio com menos de 40 anos geram mais empregos
Empresas que contam com pelo menos um sócio classificado como novo líder, com idade entre 21 e 40 anos, tiveram um crescimento de 8,1% no nível de emprego formal, enquanto as empresas que não possuem novos líderes no quadro de sócios cresceram apenas 3,0% entre 2022 e 2023.
Novo estudo do Observatório Nacional da Indústria e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) aponta que empresas que contam com pelo menos um sócio classificado como novo líder, isto é, com idade entre 21 e 40 anos, tiveram um crescimento de 8,1% no nível de emprego formal, enquanto as empresas que não possuem novos líderes no quadro de sócios cresceram apenas 3,0% entre 2022 e 2023.
Os resultados do estudo contribuem para o desenho do perfil societário da indústria e a reflexão sobre estratégias empresariais para garantir a continuidade dos negócios e o fortalecimento do setor. - afirma a coordenadora da pesquisa, Anaely Machado.

A pesquisa permite observar o crescimento da taxa de emprego formal em empresas com novos líderes em diferentes recortes:
- por região;
- por intensidade tecnológica; por porte;
- por setor industrial.
Em todos os recortes, é possível notar um maior crescimento do emprego formal em empresas que possuem novas lideranças. A avaliação para os 10 maiores setores da indústria também, demonstrada abaixo, revela que o emprego formal registra um maior crescimento nas empresas com novos líderes dos que aqueles que não possuem nenhum sócio nesta faixa etária.
Assim, é possível afirmar que a presença de novas lideranças está relacionada à capacidade de promoção do emprego industrial. As novas lideranças contribuem para o fortalecimento do setor e geram um impacto social positivo por meio da geração de emprego e renda.
Transformação geracional
O empreendedorismo e a economia global estão passando por uma transformação geracional. Este fenômeno marca o crescente protagonismo das novas gerações no mercado de trabalho e na condução dos negócios. Os gráficos à direita demonstram que líderes sêniores estão saindo do mercado de trabalho e deixando as posições de liderança dentro de empresas e organizações. Em seu lugar, as novas gerações, estão ocupando cada vez mais espaço. Os resultados da pesquisa evidenciam que novas lideranças e geração de emprego andam juntos.
O gráficos consideram as gerações de acordo com os seguintes recortes: Baby Boomers são pessoas com 65 anos ou mais; Geração X enquadra pessoas entre 45 e 64 anos; Millenials incluem trabalhadores entre 29 e 44 anos; e a Geração Z abarca os empregados com até 28 anos.
Ainda que a Geração X seja a mais numerosa em ambos os recortes setoriais, esse grupo já iniciou o seu processo de redução. Isso deve ser acelerado pelo envelhecimento do grupo, que hoje já possui empreendedores com mais de 60 anos que devem deixar gradativamente o mercado nos próximos anos.
O estudo também identificou um desafio importante: a transição de liderança nas empresas que possuem pelo menos um sócio na faixa etária de 61 anos ou mais. Essas empresas representam uma importante fatia do setor industrial, totalizando 44,4%. Conforme líderes sêniores iniciam o processo de saída da liderança empresarial, os novos líderes podem contribuir no processo de transição, apoiando os sucessores e assumindo funções relevantes no quadro de sócios.
Confira o estudo na íntegra e outros detalhes clicando aqui.