4º Workshop de Inteligência da ROSI

O evento destacou práticas de inteligência estratégica com foco em comunicação interna, sustentabilidade e integração das ações no âmbito da Rede de Observatórios.

Publicação: 05/05/2025
Eixo principal

Macrossetorial


Eixos vinculados

Futuro da indústria

Indústria Data-Driven

Tecnologia e inovação

Temas

4º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios

Rede de Observatórios impulsiona sustentabilidade e integração em workshop de inteligência

 

Evento sediado pela primeira vez no Pará incluiu imersão sociobiodiversa amazônica na Ilha do Combú.

 

A Rede de Observatórios do Sistema Indústria (ROSI) reuniu, nos dias 24 e 25 de abril, representantes de observatórios industriais de todo o Brasil para o 4º Workshop de Inteligência. O evento, sediado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) pela primeira vez, destacou práticas de inteligência estratégica com foco em comunicação interna, sustentabilidade e integração das ações no âmbito do Sistema Indústria.

O workshop teve início com uma imersão na sociobiodiversidade amazônica na Ilha do Combú. Já na sede da FIEPA, a programação incluiu apresentações institucionais e mesas temáticas, destacando iniciativas como a Jornada COP+ e o projeto Territórios da Sociobioeconomia. 

O segundo dia concentrou-se em estratégias de comunicação, com apresentações de agência de comunicação e da Diretoria de Comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na sequência, os observatórios do Espírito Santo, Paraíba, Mato Grosso e Pará compartilharam desafios e soluções no atendimento interno, destacando a comunicação como ferramenta essencial para integrar os esforços do Sistema Indústria. 

Ilha de Combú, Amazônia, COP 30, Belém, Pará, Rede de Observatórios, Rede de Observatórios do Sistema Indústria, ROSI, Observatório Nacional da Indústria, socioambiental, sustentabilidade, práticas sustentáveis
Visita à Ilha de Combú, Amazônia

Marcelo Bispo, gerente da Rede Colaborativa do Observatório Nacional da Indústria, enfatizou o papel fundamental da troca de informações entre os observatórios membros, além de frisar também a conexão de dados, estratégia e posicionamento para eventos como a COP30:

A comunicação interna foi um dos principais temas abordados, pois é por meio dela que garantimos a coesão entre o que é produzido e o que é entregue aos públicos do SESI, SENAI, IEL e federações. Discutimos também como essa comunicação pode preparar o setor para eventos relevantes, conectando dados, estratégia e posicionamento.

Ilha de Combú, Amazônia, COP 30, Belém, Pará, Rede de Observatórios, Rede de Observatórios do Sistema Indústria, ROSI, Observatório Nacional da Indústria, socioambiental, sustentabilidade, práticas sustentáveis, workshop, workshop de inteligência

A conclusão do workshop incluiu dinâmicas práticas que incentivaram a aplicação de conceitos colaborativos, estimulando os participantes a implementar as estratégias discutidas em suas respectivas regiões. A programação refletiu o compromisso contínuo da Rede de Observatórios em fortalecer a inteligência estratégica e a integração nacional com modelos sustentáveis e inteligentes dentro do Sistema Indústria.

Ellen Felizari, coordenadora da Rede de Observatórios, destacou a importância da colaboração e troca de experiências fortalecidas desde o primeiro workshop:

A Rede de Observatórios é jovem e está em processo constante de amadurecimento. É uma construção coletiva e o Observatório do Pará, que começou com a gente, já apresenta novos insights e se destaca como um dos polos em crescimento na rede.

Jornada COP+

 

O workshop proporcionou imersão na cultura amazônica por meio de visitas a locais de produção sustentável, como a fábrica  Filha do Combu, onde participantes exploraram a produção de chocolate e as atividades da Associação das Mulheres Extrativistas da Ilha do Combú. Daniele Sarmanho, presidente da associação, ressaltou o impacto positivo da experiência, afirmando:

É gratificante pra gente, porque depois que falamos de todo o processo da andiroba, o trabalho que dá, a gente vê que existe um reconhecimento e que gostam do nosso produto. Acredito que todo esse movimento que a COP traz vai melhorar bastante a produção, porque vai aumentar a procura.

A Jornada COP+, apresentada por Elen Néris, gestora executiva da iniciativa, revelou estratégias para impulsionar a bioeconomia como parte da preparação para a COP30.

Os observatórios são o grande centro de inteligência das federações das indústrias de todo o país. São eles que produzem inteligência de dados, o que pode contribuir para que os projetos da jornada sejam ainda mais assertivos

 

Ilha de Combú, Amazônia, COP 30, Belém, Pará, Rede de Observatórios, chocolate, andiroba, extrativismo, Associação das Mulheres Extrativistas da Ilha, socioambiental, sustentabilidade, práticas sustentáveis

Rede de Observatórios do Sistema Indústria

 

A Rede de Observatórios é um ecossistema de altíssimo capital intelectual, prospectiva, multidisciplinar e colaborativa, que gera inteligência estratégica para a indústria brasileira. A Rede Colaborativa promove a constante troca de conhecimentos com transferência de tecnologias e otimização de recursos.

Com 26 observatórios ativos, a Rede continua a se expandir, promovendo o desenvolvimento colaborativo e a qualificação técnica em diferentes estados. Ações como essas consolidam a aliança estratégica na produção e execução de inteligência de dados para práticas empresariais sustentáveis, preparando o cenário industrial para novos desafios e oportunidades.

Ilha de Combú, Amazônia, COP 30, Belém, Pará, Rede de Observatórios, Rede de Observatórios do Sistema Indústria, ROSI, Observatório Nacional da Indústria, socioambiental, sustentabilidade, práticas sustentáveis