Promoção da Saúde
www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Promoção da Saúde

Com o objetivo de ampliar sua atuação, o SESI promove um reposicionamento dos seus serviços em segurança e promoção da saúde à indústria. Apresentamos soluções integradas e customizadas às demandas do setor, sob a ótica do atendimento de consultoria, com o objetivo de reduzir os custos das empresas, melhorar a saúde dos trabalhadores e aumentar a produtividade da força de trabalho.

Os problemas relacionados à segurança e saúde no trabalho causam enormes custos diretos e indiretos às empresas, desde o pagamento de seguros, até a redução de produtividade, engajamento dos trabalhadores, qualidade de produtos e serviços e satisfação dos clientes. E as principais causas de afastamentos de trabalhadores podem ser minimizados por ações de promoção da saúde.

Apesar de a agenda de promoção da saúde vir ganhado visibilidade nas organizações, poucas ainda adotam as melhores práticas. Com os novos serviços, o SESI pretende transformar essa realidade, apoiando as empresas no planejamento, execução, monitoramento e avaliação de programas de promoção da saúde no ambiente corporativo.

CONHEÇA NOSSOS PROGRAMAS


PREMISSAS
Os programas do SESI têm como foco não só a construção de ambientes de trabalho saudáveis, como também a melhoria da saúde dos trabalhadores.

As consultorias e serviços do SESI vão auxiliar as empresas a cumprir a legislação, reduzir custos assistenciais e promover produtividade. Para os empregados, os benefícios são melhores níveis de saúde, segurança e bem-estar; menores custos com remédios e hospitais e maior capacidade produtiva.

As soluções são construídas juntamente com a empresa, monitoradas e melhoradas continuamente, a partir de processos sistemáticos de avaliação, aprendizado e resolução de problemas. Nossa premissa é que as decisões sejam tomadas com base em evidências e dados concretos, para que as ações de fato tenham resultado positivo.

ETAPAS DO ATENDIMENTO
Compreender

Apesar de lidarem com a saúde de seus trabalhadores diariamente, muitas empresas não sabem ao certo quais problemas enfrentam. Nessa etapa, o SESI coleta dados para uma análise objetiva; identifica obstáculos; define uma visão de sucesso para a organização, e estrutura processos de monitoramento.

Priorizar

Depois de levantar os desafios, o segundo passo é definir prioridades, a partir da importância e urgência dos problemas. Nesse estágio, o SESI estabelece prioridades claras e fixa indicadores para avaliação do progresso.


Formar alianças


Processos de mudanças se tornam mais legítimos e focados em resultados quando guiados por uma equipe com representatividade. Nesta fase, o SESI facilita a criação de um comitê interdisciplinar, com representantes do SESI, setores chave da empresa e eventuais parceiros externos.

Criar plano de ação


Nessa etapa, o SESI elabora planos de ação para cada meta; define quem serão os responsáveis, o prazo para realização e com quais recursos; fixa um sistema de monitoramento de dados, e estabelece mecanismos de governança e avaliação de riscos.


Estabelecer rotinas


A criação de rotinas, como reuniões periódicas, é um mecanismo poderoso para fortalecer a fase de implementação do plano. Nesse estágio, o SESI conduz rotinas de monitoramento, prepara relatórios de progresso para lideranças-chave e faz avaliações abrangentes do projeto pelo menos a cada ano.

Resolver problemas

Em um processo de mudança das organizações, o surgimento de problemas e conflitos é inevitável, mas uma mentalidade positiva e resolutiva na empresa é uma ferramenta para a resolução de desafios. Nessa fase, o SESI faz o diagnóstico preciso e traça uma resposta colaborativa a obstáculos emergentes.

Aprender e melhorar


Realizar avaliações é importante para verificação dos resultados alcançados, para a correção de erros e para o planejamento de futuras ações. Nessa etapa, o SESI faz uma avaliação imparcial do programa, levanta oportunidades de melhoria e cria um sistema de inteligência para comparações relativas entre empresas e setores.