Programa SESI de Gestão do Absenteísmo
www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Programa SESI de Gestão do Absenteísmo

O absenteísmo, termo usado para designar a ausência dos funcionários no trabalho, por falta ou atraso, é um problema que resulta em elevação de custos e impacta diretamente na produtividade das empresas.

Nesse cenário, o SESI desenvolveu o Programa de Gestão do Absenteísmo, com cinco serviços de assessoria e consultoria para apoiar a indústria na redução dos impactos dos afastamentos causados por doenças.

Conheça os cinco serviços do programa:


Avaliação inicial

 

Nesse serviço, o SESI avalia e classifica o nível de organização da empresa em relação à gestão do absenteísmo, comparando com empresas similares no mercado. Todas as informações geradas estarão resguardadas sob sigilo.

Com essa avaliação, é possível ofertar soluções personalizadas para os problemas de cada empresa, a partir dos demais serviços do programa. Esses produtos podem ser comercializados separadamente, já que cada um é direcionado para uma necessidade específica da indústria.

Gestão dos afastamentos

 

Esse serviço é destinado às empresas que precisam reduzir os afastamentos de curto prazo (até 15 dias) e prevenir os de longo prazo (acima de 15 dias). A Gestão dos Afastamentos tem como objetivos principais:

  • Promover a regulamentação da entrega e recebimento de atestados e declarações de comparecimento, ampliando o conhecimento da empresa sobre a gestão desses documentos;
  • Permitir a avaliação especializada dos trabalhadores, visando à redução do tempo de afastamento e eventuais agravamentos e/ou recidivas;
  • Evitar encaminhamentos desnecessários para a previdência social (INSS) que podem impactar no Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

Gestão de Nexos Previdenciários

 

Esse serviço é destinado às empresas que precisam implementar um processo de gestão sobre os nexos técnicos previdenciários (NTP): Nexo Técnico Profissional ou do Trabalho e o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP). O objetivo é prevenir o enquadramento automático de benefícios indevidos pelo INSS.

Por meio dessa consultoria, o SESI:

  • Elabora documentos na defesa da empresa junto à perícia do INSS, buscando evitar enquadramento de benefício acidentário indevido;
  • Acompanha regularmente o resultado de perícias junto ao INSS, instruindo as empresas sobre os procedimentos a serem adotados;
  • Elabora estudo técnico de evento quando recomendado e entrega documentação de contestação de nexo à empresa ou à agência do INSS designada para a perícia, garantindo a participação da empresa no processo.

Gestão do FAP

 

Esse serviço é recomendado às empresas que precisam implementar um processo de gestão sobre o FAP (Fator Acidentário de Prevenção), com objetivo de encontrar inconsistências passíveis de contestação ou oportunidades econômicas como o desbloqueio de travas de bonificação.

O FAP é um índice aplicado sobre a Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho (GIIL-RAT), cobrada dos empregadores por meio do Seguro Acidente de Trabalho (SAT). Quanto maior o número de acidentes e afastamentos por benefícios acidentários no histórico de uma empresa, maior o seu FAP.

O índice reflete a aferição da acidentalidade nas empresas relativa aos dois anos imediatamente anteriores ao processamento. O resultado é divulgado anualmente, no mês de setembro.

Por meio desse serviço, o SESI realiza uma avaliação econômico-financeira dos acidentes e afastamentos nas empresas. A partir daí, são ofertados importantes subsídios para o investimento eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho.

Gerenciamento Epidemiológico dos Afastamentos

 

Esse serviço é destinado às empresas que precisam conhecer as causas e características dos afastamentos, para que possam definir e priorizar as soluções capazes de reduzir ou neutralizar as fontes geradoras de acidentes e ausências.

O SESI realiza análise dos dados do grupo de trabalhadores afastados; produz informações sobre esses afastamentos; identifica os principais problemas relacionados ao absenteísmo de cada empresa, e recomenda soluções em promoção da saúde, segurança e saúde no trabalho, com o objetivo de reduzir o número de casos.



O programa atende empresas de diversos segmentos e portes e é ofertado aos setores responsáveis pelo controle do absenteísmo da empresa: Recursos Humanos, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e gestores de outras áreas/setores da empresa.

Para contratar nossos serviços, entre em contato com nossos interlocutores no seu estado.