DESCRIÇÃO
Esse curso, da Série Educação e Tecnologia, visa desenvolver a competência tecnológica dos trabalhadores para a busca de soluções inovadoras na resolução de problemas do dia a dia do trabalho, especialmente aquelas necessárias às ações de melhoria e inovação nos produtos, processos e ambiente de trabalho.
Durante o curso são criadas situações propícias ao trabalho em grupo, fora do ambiente produtivo, numa atividade com um componente lúdico que oportuniza o trabalho comportamental.
Para tanto, utiliza-se material pedagógico Lego que permite a criação de situações-problemas cujas soluções são totalmente viáveis no tempo programado e no espaço da sala de aula.
As soluções são criadas na forma de construção mecânica de protótipos com programação lógica, utilizando os componentes: blocos estruturais, componentes mecânicos, motores e controladores lógicos programáveis.
COMPETÊNCIAS
1. Competência: Ressignificar conhecimentos acerca da cultura de inovação e da melhoria continua.
1.1. Conhecimentos: Fazer uso de conhecimentos tácitos, apropriados na experiência pessoal ou profissional.
1.2. Habilidades: Relacionar conhecimentos adquiridos na experiência pessoal ou profissional com as novas informações e/ou conteúdos a serem apropriados.
1.3. Atitudes: Atribuir significado aos conhecimentos já apropriados. Estar aberto para novas aprendizagens.
2. Competência: Apropriar-se das mudanças conceituais e evolução tecnológica.
2.1. Conhecimentos: Reconhecer a importância e aprender formas e usos de novas tecnologias no ambiente profissional e pessoal.
2.2. Habilidades: Fazer uso de tecnologias para construir/inovar ideias e projetos. Avaliar riscos e benefícios das tecnologias para a solução de problemas.
3.3. Atitudes: Dominar novas formas de comunicação e informação. Demonstrar aprendizagem de novas tecnologias, utilizando-as cotidianamente na vida pessoal e profissional.
CONTEÚDO
- Estruturas
- Sistemas de transmissão e transformação do movimento
- Programação e Lógica
- Sistemas transportadores de contínuos materiais
- Veículos Autônomos de Transporte
- Controle remoto
- Trabalho cooperativo de robôs
- Equipamentos de movimentação de materiais
- Projeto aplicativo do aluno.
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.
DESCRIÇÃO
O objetivo deste módulo é fazer com que o indivíduo possa diferenciar melhoria de inovação, entender os diferentes tipos de inovação e ser agente de inovação na empresa.
COMPETÊNCIAS
-Atitudinais: adaptar-se a mudanças; aprender com os outros; ter flexibilidade; aceitar críticas e ter postura crítica; desenvolver o potencial criativo e inovador; senso de oportunidade e autonomia.
-Cognitivas: prontidão para a aprendizagem; comunicação eficaz; autonomia na busca do conhecimento.
CONTEÚDO
Como eu posso ajudar minha empresa a inovar
-O que é Inovação?
-Tipos de Inovação
-Como Inovar?
-Atitudes da Pessoa Inovadora
INSCRIÇÕES
Entre em contato com a unidade do SESI no seu estado para saber se o curso está disponível.