
O que é frete marítimo?
Frete marítimo é a taxa paga por quem quer importar ou exportar uma mercadoria transportada por um navio, ou seja, por meio marítimo. Esse é o meio de transporte de mercadorias mais utilizado no mundo, graças à facilidade logística e à capacidade de transportar diversos tipos de produtos, de pesos e tamanhos variados.
O transporte de mercadorias por meio marítimo é padronizado no mundo inteiro, e é feito em containers (às vezes chamados pela palavra aportuguesada “contêineres”): caixas grandes de aço com capacidade de armazenar com segurança qualquer tipo de produto. O cálculo do valor a ser pago nesse tipo de transporte é feito pela empresa transportadora, e varia de acordo com as características e necessidades do produto exportado, o que vai determinar a forma de utilização do container.
Quais são os tipos de frete?
FCL - Full Container Load
Quando o importador pretende transportar uma quantidade grande de mercadoria, o tipo ideal de frete é o FCL (em inglês, “Full Container Load”), na qual ele paga por um container fechado. O tempo de trânsito e a sobretaxa paga em caso de cargas acima do peso são algumas das variáveis que podem interferir no valor desse encargo.
LCL - Less Container Load
A outra modalidade LCL (em inglês, “Less Container Load”), é o tipo de frete marítimo em que o volume de mercadoria a ser transportado não ocupa um container inteiro, o que possibilita a divisão do espaço e, consequentemente, o barateamento do valor do frete.
Como é feito o cálculo do frete marítimo?
O primeiro passo para o cálculo é pesquisar preços e escolher a empresa que ofereça as melhores condições. O preço do frete dependerá diretamente do planejamento logístico da operação, que vai levar em conta diversos fatores: além do peso e volume do produto, também os pontos de embarque e desembarque, o prazo de entrega e alguns outros aspectos. Dessa forma, o interessado no transporte marítimo receberá um orçamento indicando: o valor proporcional – calculado por peso (quilo ou tonelada) ou por volume – e também o valor total da contratação.
As empresas que realizam transporte marítimo ainda podem cobrar taxas e sobretaxas dependendo das características da mercadoria: por exemplo, se o produto for frágil, ou se houver urgência na entrega. Nesse caso, o prestador do serviço de transporte calcula um valor extra (por exemplo, cem dólares) por quantidade (ou seja, por tonelada ou por metro cúbico).
Os preços de frete podem ser acompanhados no Painel CNI
Veja também:
Mais de 60% das empresas consultadas foram afetadas pela logística internacional
Por que o frete marítimo aumentou?
Frete com valor de US$ 10 mil por contêiner é o novo normal no mercado de navegação