indústria de a - z

Aprendizagem Industrial

Jovem em torneio de robótica configurando um robô

O que é Aprendizagem Industrial?

 

Aprendizagem Industrial é o programa de formação técnica e profissional para jovens em ocupações específicas da indústria. Essa formação é direcionada para adolescentes e jovens que estão estudando ou já concluíram o ensino médio e que tem entre 14 e 24 anos.

No programa de Aprendizagem Industrial, os jovens vivenciam uma jornada de atividades teóricas e práticas com a finalidade de transmitir conhecimentos técnicos, habilidades socioemocionais, noções de inovação e de empreendedorismo. Além disso, eles têm a oportunidade de atuar dentro da indústria, recebendo o apoio e a orientação de um monitor, além do acompanhamento da equipe pedagógica do SENAI.

Os jovens são contratados pela empresa por até 3 anos, com casos excepcionais de até 4 anos, seguindo o regramento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)  e durante o contrato de trabalho, além do salário e dos benefícios associadas a carteira assinada, recebem um curso de formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) podendo ser de qualificação profissional ou mesmo um curso técnico.

Em ambos os casos os cursos são associados a perfis profissionais de uma ocupação reconhecida no mercado de trabalho. Assim, ao final do ciclo, o aprendiz garante uma experiência real no mercado de trabalho, ampliando as chances de uma futura contração. Além disso, a aprendizagem industrial é uma oportunidade valiosa do jovem desenvolver competências alinhadas às transformações que estão acontecendo no mercado de trabalho.

As empresas contratantes também têm ganhos: elas ampliam o seu banco de talentos evitando custos e perda de tempo com processos seletivos para novas contratações; se renovam e se atualizam em relação às linguagens e tecnologias utilizadas pelos jovens podendo aumentar a produtividade e competitividade da organização.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

 

O SENAI é referência nacional no suporte à tecnologia e inovação para as indústrias de todos os segmentos e todos os portes (micro, pequenas, médias e grandes empresas). A instituição, presente em mais de 2 mil municípios brasileiros, oferece cursos de iniciação profissional, qualificação profissional, cursos técnicos, graduação e pós-graduação tecnológica para colaboradores de mais de 35 áreas da indústria e é considerado o maior complexo de educação profissional da América Latina e um dos 5 maiores do mundo.

Importância da Aprendizagem Industrial

 

A cada dia que passa o mercado de trabalho, no Brasil e no mundo, vem se tornando mais dinâmico, exigente, competitivo e desafiador. Novas tendências, tecnologias, mudanças e desafios impostos pela globalização e outros agentes (como por exemplo a pandemia), estão demandando maior maturidade e habilidades psicossociais e competências cada vez mais complexas e sofisticadas.

A educação profissional e as experiências práticas estão se tornando extremamente valiosas para jovens e adolescentes que pretendem conquistar o primeiro emprego e a aprendizagem industrial pode ser o pontapé inicial na carreira.

É fundamental que a aprendizagem proporcione formação de qualidade e seja capaz de atender às necessidades do futuro do trabalho e primar pelo desenvolvimento social e econômico do país. 
No SENAI, há oportunidades de aprendizagem em diversas áreas, como eletroeletrônica, construção civil, automação, tecnologia da informação, logística, alimentos, mecânica, energia e muito mais.

Jovem Aprendiz

 

Jovem Aprendiz no SENAI é um programa gratuito com a finalidade de preparar e facilitar a inserção de jovens no mercado do trabalho. A fase escolar da aprendizagem no setor industrial é oferecida pelo SENAI que disponibiliza cursos em mais de 35 áreas tecnológicas da indústria.

A jornada de trabalho pode ser de 4, 6 ou 8 horas diárias e os aprendizes têm direito à carteira de trabalho assinada e todos os benefícios da CLT: salário mensal e 13º salário, férias, vale-transporte e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Regras do programa Jovem Aprendiz

 

Dentro do programa jovem aprendiz há algumas regras que precisam ser cumpridas. São essas normas que vão garantir os direitos da empresa e do aprendiz. 
A jornada máxima permitida, somando as atividades escolares e as de prática  na empresa, é de 6 horas para jovens que não concluíram o ensino fundamental e 8 horas para os que já concluíram.
A remuneração oferecida ao aprendiz é calculada a partir do salário-mínimo/hora da categoria e pode ser maior, dependendo do setor em que atua, estado ou de acordos coletivos.
A contratação de jovens aprendizes é obrigatória para médias e grandes empresas de qualquer natureza, e opcional para as micro e pequenas ou aquelas enquadradas no SIMPLES.

Requisitos para um aprendiz industrial

  • Ter entre 14 e 24 anos e estar estudando (o aluno precisa estar no 9º ano do Ensino Fundamental, estar fazendo EJA ou já ter concluído o Ensino Médio)
  • No caso de pessoas com deficiência não há limite de idade.
  • Jovens com deficiência intelectual não há exigência de escolaridade. São consideradas as competências referentes à profissão.
  • Para os jovens que não concluíram o Ensino Fundamental, a carga horária máxima por dia é de 6 horas, somando as atividades teóricas e práticas.
  • Para os jovens do Ensino Médio ou que já concluíram os estudos, a carga horária máxima é de 8 horas.
  • É necessário ser aprovado em processos seletivos abertos nos estados e municípios.

Processo seletivo

 

O processo seletivo é diferente em cada estado. Geralmente, a própria indústria realiza a seleção e faz a inscrição do jovem aprendiz no curso oferecido pelo SENAI que é de interesse da empresa. Em alguns casos, há divulgação do processo seletivo na página do SENAI Nacional ou do estado/Distrito Federal.

É necessário que os interessados fiquem atentos aos anúncios de vagas no programa jovem aprendiz das indústrias.

No link abaixo é possível procurar vagas por estado:

https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/educacao-profissional/jovem-aprendiz-senai/

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou o Perfil Setorial da Indústria, uma ferramenta interativa que pode auxiliar o jovem a ser mais assertivo na escolha da área que pretende atuar. A plataforma ajuda a compreender o mercado de trabalho, os setores industriais, investimentos, inovações, entre outras.

https://perfilsetorialdaindustria.portaldaindustria.com.br/

Buscar novos conhecimentos, investir em qualificação profissional, conhecer novas ferramentas e oportunidades para alavancar a carreira é o caminho assertivo para conquistar e garantir uma boa colocação no mercado de trabalho.

O Mundo SENAI concentra as principais informações para quem pretende atuar no setor industrial: https://www.mundosenai.com.br/