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Criação e captura de valor
Empresa baiana implementa uma visão ampla da inovação e diversifica sua linha de produtos para ampliar mercados e superar dificuldades.

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A BMD Têxteis é uma empresa de Camaçari (BA), que produz tecidos técnicos intermediários, que precisou se reinventar, quando seu principal cliente passou a enfrentar dificuldades financeiras advindas da competição com produtos importados. O revigoramento econômico e financeiro da BMD exigiu abrir novos mercados e desenvolver uma visão detalhada sobre os novos clientes e suas necessidades. O apoio do SENAI-Cimatec, do IEL e do CNPq, por meio do Inova Talentos, possibilitou implantar uma estratégia de diversificação, centrada em P&D e na multiplicação das áreas de mercado. Em 2008, a BMD criou o Centro de Desenvolvimento de Novos Produtos. Em 2009, lançou as telas de material petroquímico. Em 2011, introduziu tubos com filtração de efluentes, telas para reforço de argamassa, mantas de liga plástica e tecidos para o setor automotivo. Em 2012, deu um novo passo na direção da confecção de alto valor agregado, com a tela aviária de fio tinto. Em 2015, levou ao mercado sua solução de capas de piscina. Sua carteira de novos produtos: tela para aviários; tela de poliéster para revestimento de fachadas; tanques para piscicultura; geomanta tridimensional e flexível para vegetação; geocomposto impermeável para drenagem de túneis e taludes. Tudo isso representou uma mudança radical se for comparado ao antigo modelo de negócios. A BMD hoje se orienta por um modelo de gestão da inovação abrangente e centrado na criação e captura de valor.

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