Área Internacional da CNI
logo-brics.png

Conselho Empresarial do Brics

Empresas e entidades empresariais reunidas com o objetivo de aprimorar o ambiente de negócios e promover o comércio e os investimentos entre o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul.

O que é 


O Conselho Empresarial do BRICS (Cebrics) foi criado em 2013, durante a V Cúpula do BRICS, reunindo membros dos cinco países – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) exerce a secretaria executiva do Conselho. Weg, Vale, BB, BRF, lideradas pela Embraer Defesa e Segurança, compõem a seção brasileira do Cebrics.

Em sua estrutura, existem, também, nove grupos de trabalho, que funcionam como órgão consultivo do Conselho, especializados nos seguintes temas: Agronegócio, Aviação Regional, Desregulamentação, Desenvolvimento de Competências, Economia Digital, Energia e Economia Verde, Infraestrutura, Manufaturados, Serviços Financeiros

OBJETIVOS DO CEBRICS

1.

 

Fortalecer

os laços econômicos, comerciais, de negócios e investimentos entre as comunidades empresariais dos países do BRICS.

2.

 

Assegurar

o diálogo regular entre as comunidades empresariais e os governos.

3.

 

Identificar

os problemas e gargalos no âmbito de comércio e investimentos nas suas relações.

Resultados 2019 - 2020

Círculo-azul.png

Propriedade Intelectual: entrada em vigor de projeto-piloto entre o Inpi e o CNIPA, com validade de cinco anos, abrangendo pedidos de patentes classificados em qualquer Classificação Internacional de Patentes (2019).

Círculo-azul.png

Acordo de Reconhecimento Mútuo entre os Programas de Operador Econômico Autorizado: Assinatura de Acordo de reconhecimento Mútuo (ARM) entre os Programas de Operador Econômico Autorizado (OEA) do Brasil e da China (2019).

Círculo-azul.png

Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos: Assinatura de Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre Brasil e Índia (2020).

Círculo-azul.png

Acordo Previdenciário: Assinatura de Acordo Previdenciário entre Brasil e Índia (2020).

Círculo-azul.png

Bioenergia: Assinatura do Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Bioenergia entre Brasil e Índia (2020).

Download

Anualmente a CNI constrói um documento que compila as demandas brasileiras para a agenda com Rússia, Índia, China e África do Sul. Esta é a colaboração do Cebrics para a agenda de retomada do crescimento. Para conhecer a publicação, clique no botão.


Contato com a área de Assuntos Internacionais



Preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a Gerência Executiva de Assuntos Internacionais ou utilize os canais:

Telefone: (61) 3317-8321

Endereço para correspondência: 
SBN, Quadra 1, Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília (DF) 
CEP 70040-903

 

* Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios
topo