SENAI

Edital de Inovação investe no desenvolvimento de soluções de combate ao Covid-19

Carregando

O SENAI, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai investir até R$ 30 milhões para o desenvolvimento de soluções contra os problemas causados pelo novo coronavírus.

Os projetos são destinados a prevenir, diagnosticar e tratar a covid-19 e são de aplicação imediata. As propostas serão implementadas com apoio dos 27 Institutos SENAI de Inovação e 60 Institutos SENAI de Tecnologia.


Respiradores


Entre os projetos selecionados está proposta da Aredes Equipamentos Hospitalares, com apoio do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura (SC), que vai adaptar respiradores mecânicos utilizados na área veterinária para uso em seres humanos.

Outra empresa selecionada foi a Novitech Equipamentos Médicos, com proposta de ampliar a cadeia de suprimento dos construtores de respiradores pulmonares. Entre as ações que serão executadas estão identificar gargalos na produção dos ventiladores pulmonares, desenvolver novos fornecedores de componentes e propor alternativas de processos de fabricação desses componentes.

Na proposta da Cerdia Brasil Indústria e Comércio, os objetivos são produzir 300 filtros do tipo HEPA em caráter emergencial em um prazo de 40 dias, para atender os ventiladores mecânicos que estão aguardando a importação e aqueles que vão ter a validade vencida na América Latina em 40 dias. Serão produzidos outros 200 filtros do tipo para HEPA em até três meses, para servir de estoque emergencial.


Diagnósticos


Também foi selecionado projeto para a produção de testes rápidos de diagnóstico do Covid-19 apresentado pela empresa Hi Technologies (Hilab), que terá apoio do Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica (PR). Outra empresa escolhida, a Rio Paraná Energia, vai desenvolver e implementar, nacionalmente, duas alternativas de testes sorológicos para a detecção do novo coronavírus. O projeto tem como parceiros a AdvaGen Biotech e a Fundação Oswaldo Cruz.

A empresa MDI Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (BA), foi outra escolhida para desenvolver teste “padrão ouro”, mais precisos, para identificar a presença do coronavírus em a em material coletado na garganta ou no nariz.

Outra proposta selecionada foi apresentada pela MDI Indústria e Comércio de Equipamentos, que vai desenvolver um monitor de capnografia autônomo, de fácil manuseio e portabilidade, para acompanhamento e diagnóstico rápido de pacientes com deficiência pulmonar. Os capnógrafos analisam a pressão de gás carbônico expirado pelo paciente, auxiliando os médicos na aferição da função pulmonar.


Prevenção 


A proposta da Sii Indústria e Tecnologia tem como objetivo oferecer um sistema de desinfecção de meios de transporte públicos, a partir de sistema móvel com tecnologia de ultravioleta do tipo C (UV-C).

O projeto da Scienco Biotech prevê o desenvolvimento de uma formulação ou dispositivo sinalizador para detecção de SARS-CoV2 em superfícies, pacientes e aerossóis para combater a disseminação do novo coronavírus.

A empresa JGB equipamentos de segurança foi escolhida com proposta de produção de máscaras cirúrgicas, máscaras PFF2(S), aventais cirúrgicos, tocas e sapatilhas descartáveis em escala industrial de forma mais rápida e mais barata.

A proposta da empresa Diklatex Industrial Têxtil é de produzir lotes pilotos de itens hospitalares têxteis com aplicação de ativos antivirais. Os itens terão possibilidade de reuso.

O projeto selecionado da empresa Adecoagro Vale do Ivinhema pretende criar uma rede de apoio técnico-científico e financeiro para produção de álcool em gel no Brasil, tendo entre os objetivos aumentar a capacidade de fabricação de álcool em gel 70%, a partir de uma produção descentralizada para facilitar o abastecimento.


Inteligência artificial


Outro projeto aprovado, da Repsol, pretende criar utilizar supercomputação e inteligência artificial para desenvolvimento e operação de soluções nas áreas de ciências biológicas, exames de imagem e predição de comportamento da pandemia. Uma das ideias é permitir acesso de pesquisadores à infraestrutura computacional e software de análise de sequências genéticas do centro de supercomputação e inovação industrial do SENAI-Cimatec, em Salvador.

Faça parte

Contribua com a nossa rede de apoio

Ajude a divulgar as informações publicadas neste site e saiba como participar da nossa rede voluntária de produção de equipamentos de segurança. Visite a nossa página "Faça parte".

Acompanhe nas redes

Carregando

© 2020. Todos os direitos reservados.