Engenharia de Polímeros

Biopellets nanoestruturados para bioplásticos

Desenvolvimento de polímero biodegradável oriundo de fontes renováveis na forma de pellets/grânulos

O que é o projeto

Desenvolvimento de polímero biodegradável oriundo de fontes renováveis na forma de pellets/grânulos para produção de embalagens rígidas ou flexíveis utilizando processos convencionais da indústria de transformação de plásticos de embalagens rígidas e flexíveis.

Objetivos

O objetivo geral do projeto era desenvolver um polímero biodegradável que pudesse ser processado em equipamentos convencionais da indústria de transformação de termoplásticos para produção de embalagens e rígidos e flexíveis. Dentre os objetivos específicos estão o ajuste da matriz biopolimérica (MBP) para o uso em extrusão; parametrizar o processo de extrusão para o uso da MBP na obtenção dos biopellets e validar os biopellets através de testes em extrusora de filmes.

Biopellets nanoestruturados para bioplásticos

Principais resultados

Obtenção do polímero biodegradável e prova de conceito para a produções de pellets/grânulos de filmes em escala laboratorial. Superação do gap tecnológico da obtenção de bioplástico. Atendimento a demanda dos transformadores de plásticos resolvendo a dificuldade na produção de materiais sustentáveis a preços competitivos. Contribuição para minimizar o avanço da poluição que hoje é causada pelo descarte do plástico convencional no meio ambiente.

Parceiros envolvidos 

ISI-Biossintéticos e fibras / ISI-Materiais Avançados

Investimentos

R$ 427.550,00 - Edital de Inovação para a Indústria 2017 - Categoria B

DEPOIMENTOS

Veja o que diz(em) nosso(s) parceiro(s)

Sem depoimento.

Venha transformar o futuro da sua empresa com a gente

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM

Sistemas de Manufatura

(16) 99784-7719

[email protected]

Biopellets nanoestruturados para bioplásticos