Materiais Avançados e Nanocompósitos

Nanosolo

Compósitos Poliméricos Nanoestruturados para Estabilização de Solos, Pavimentação e Reparos de Vias

O que é o projeto

Desenvolvimento de formulações em reações químicas, por meio de emulsões poliméricas aditivadas com nanomateriais – partículas bem pequenas, entre 1 e 100 nanômetros de comprimento, para aumento da performance de solos de estradas não pavimentadas.

Objetivos

O projeto incorpora nanomateriais no preparo e reparo do solo, onde será pavimentado. É feita a incorporação de nanopartículas (NPs) inorgânicas no produto, visando caracterizar as novas formulações e acompanhar seus efeitos no que se refere à estabilização do solo, por meio de ensaios que avaliem as propriedades mecânicas de diferentes solos modificados.

Nanosolo

Principais resultados

A adição do produto Nanosolo em estradas não pavimentadas resultou em propriedades interessantes para a área de estruturação do solo.

O aumento da capacidade de impermeabilização do solo pela aditivação da emulsão polimérica, com pó de pneu, resultou em um produto com performance superior ao já comercializado pela empresa.

Isso permitiu reduzir a concentração de polímero empregada na estruturação, bem como seu custo de produção e aplicação. Além disso, os ensaios demonstraram maior resistência à chuva e ao sol do solo modificado.

Parceiros envolvidos

Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil / Paraná Monobeton – empresa parceira

Nanometallis – empresa parceira

Universidade Federal de São Carlos - Universidade Parceira

Investimentos

Valor total do projeto: R$ 401.454,98.

DEPOIMENTOS

Veja o que diz(em) nosso(s) parceiro(s)

“A estrutura que encontramos no Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados, uma das unidades mais capacitadas em estrutura e profissionais, nos apoiou em todas as etapas do projeto. Para as empresas que participaram, o resultado desse trabalho abriu as portas no seguimento em que atuam. Ou seja, é uma chancela de credibilidade comprovando a eficiência das nossas soluções.” 

João Batista Sgorbissa, CEO da Polynano.

Venha transformar o futuro da sua empresa com a gente

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM

Sistemas de Manufatura

Nanosolo