SISTEMAS DE MANUFATURA

Robô Snake

Robô para indústria automotiva imita movimentos da serpente para operar em locais de difícil acesso

O que é o projeto

O biomimetismo, em que a engenharia busca na natureza soluções para problemas práticos, foi um recurso utilizado no desenvolvimento do Snake Robot, um projeto em parceria entre os Institutos SENAI de Inovação em Processamento a Laser e em Sistemas de Manufatura (ambos de Joinville) e em Sistemas de Manufatura (de Florianópolis) e a General Motors (GM). Com a cinemática de serpentes em transposição de obstáculos, o Snake tem o movimento do braço humano e a agilidade de uma cobra.

Objetivos

Pela sua versatilidade, o robô pode fazer movimentos que antes seriam realizados por vários robôs tradicionais. Além disso, realiza movimentos ergonomicamente críticos para operadores. É uma patente internacional de origem nacional (Projeto GM-EMBRAPII) de conceitos mecânicos, elétricos e de software específicos, que garantem a estabilidade do robô. Este robô estará em fase de testes nas plantas da General Motors em Joinville (SC) e São José dos Campos (SP) a partir de 2022. Aprovado no âmbito do Programa Prioritário EMBRAPII de apoio à P&D para a cadeia de mobilidade e logística, o projeto consiste no desenvolvimento de uma solução tecnológica capaz de aprimorar a execução do plano operativo na montagem de automóveis.

banner_snake.png

Principais resultados

Os resultados obtidos com esse projeto para a indústria são otimização e redução de robôs antropomórficos, redução de áreas fabris, do número de robôs, eliminação de trabalhos com riscos ergonômicos (acesso a lugares remotos), facilidade de manutenção sem interrupção de processos.

Parceiros envolvidos

O Snake Robot foi licenciado pela General Motors para a empresa Amoveri, como atual detentora da tecnologia, é a responsável pelo desenvolvimento das aplicações e construção do equipamento.

DEPOIMENTOS

Veja o que diz nosso parceiro

“O Snake Robot é um orgulho para nós, engenheiros brasileiros que trabalham com inovação, porque ele possui grandes chances de ser exportado para o mundo inteiro, nas mais diversas indústrias. É a tecnologia brasileira ganhando o mundo. É o único robô que você vai poder comprar por metro e por grau de liberdade”

Carlos Sakuramoto - gerente de inovação da GM América do Sul

Venha transformar o futuro da sua empresa com a gente

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM

Sistemas de Manufatura

(47) 3441-7783

[email protected]

Rua Arno Waldemar Döhler, 308, Santo Antônio - CEP: 89219-510
Joinville - SC