
Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã, Salvador - BA - 41650-010 - Salvador - BA
O Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), evento mais significativo na agenda bilateral, foi em Salvador.
Com o mote “Novas parcerias para negócios sustentáveis”, o encontro foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), nos dias 16 e 17 de junho de 2025, no SENAI CIMATEC.
A agenda contemplou temas como transição energética, descarbonização, mineração, agronegócio, infraestrutura e economia circular. A programação incluiu também visitas técnicas ao Cimatec Park e Encontro de Negócios.
Objetivos
Público-alvo:
Para outras informações, entrar em contato com pa.orrico@fieb.com.br
Fotos
Rodada Internacional de Negócios Híbrida no EEBA 2025:
Iniciativa estratégica para fortalecer as relações comerciais e industriais entre Brasil e Alemanha. Utilizando a plataforma do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), a Rodada Internacional de Negócios Híbrida proporcionou um ambiente de networking qualificado, visando gerar oportunidades concretas de negócios, cooperação e investimentos bilaterais.
A ação foi multissetorial e híbrida (presencial e virtual), facilitando a participação de empresas brasileiras e alemãs de setores estratégicos alinhados com a Nova Indústria Brasil e com os interesses alemães no país.
Resultados preliminares
Ônibus elétricos Volkswagen movimentaram o EEBA
A Volkswagen Caminhões e Ônibus participou do Encontro Econômico Brasil-Alemanha em Salvador para expor o potencial tecnológico da parceria entre os dois países. Primeiro ônibus elétrico da marca, o e-Volksbus, esteve lado a lado com o protótipo de veículo movido a bateria com nióbio. Roberto Cortes, presidente e CEO, também deixou sua contribuição falando autoridades sobre o setor de transporte e participando de um painel sobre investimentos em infraestrutura.
“Apresentar nossos últimos avanços em eletromobilidade no Encontro Brasil-Alemanha exemplifica a parceria frutífera entre os dois países e nossa disposição em fazer frente aos desafios de transição energética e descarbonização. Estamos comprometidos em transformar a indústria do transporte, junto a todo o Grupo TRATON”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O executivo integrou mesa-redonda para debater tendências e políticas públicas com o tema “Investindo em infraestrutura e mobilidade para o futuro. Afinados com esse contexto, os veículos elétricos da marca para transporte de passageiros estiveram em exposição na entrada do Senai Cimatec, que abrigou toda a programação do primeiro dia.
Na sequência, o e-Volksbus viajou para Camaçari, onde também aconteceu parte da programação, e fez um circuito de test drive com os participantes do evento que se inscreveram. O objetivo foi proporcionar ao público uma experiência a bordo do veículo, desenvolvido no Brasil pela VWCO, que faz parte do alemão Grupo TRATON.
Soluções elétricas para o transporte
Desde que iniciou sua trajetória na mobilidade elétrica, a VW Caminhões e Ônibus utiliza o Encontro Econômico Brasil-Alemanha como palco para suas tecnologias. Este ano, a grande estrela foi o e-Volksbus, que está em testes com clientes de São Paulo. Também levou o ônibus da marca um protótipo conceito de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com Nióbio, uso inédito na indústria automotiva mundial, desenvolvido em parceria com a CBMM e a Toshiba. Em 2017, foi a vez do caminhão e-Delivery, primeiro modelo elétrico da marca.
Brasil-Alemanha aprofundam cooperação pela transição energética no 4º Dia de Energia
O 4º Dia de Energia Brasil-Alemanha, realizado em 17 de junho de 2025, no SENAI CIMATEC, em Salvador (BA), reuniu mais de 150 participantes, representando mais de 80 instituições e empresas dos setores público e privado dos dois países, para discutir caminhos estratégicos rumo à descarbonização da indústria e à transição energética.
O evento ocorreu no escopo do 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) e foi organizado pela Parceria Energética Brasil-Alemanha, em cooperação com o Programa Internacional de Incentivo ao Hidrogênio (H2Uppp), sendo ambos os projetos implementados pela GIZ Brasil.
A abertura institucional contou com a presença de Marco Antônio Juliatto, Diretor do Departamento de Transição Energética Substituto do MME, ao lado de Jochen Quinten, Diretor Nacional da GIZ no Brasil, e Paulo Roberto Guimarães, Presidente da BAHIAINVESTE.
O fórum técnico-político promoveu diálogos de alto nível e trocas técnicas, com foco em soluções práticas e parcerias estratégicas. A programação incluiu dois painéis temáticos — um sobre sinergias para a descarbonização e outro com histórias concretas de cooperação bilateral —, e foi encerrada com uma sessão de networking estruturado, composta por mesas temáticas que conectaram especialistas, empresas, representantes governamentais e iniciativas em busca de sinergias e oportunidades de negócio.
Destaques do evento:
O 4º Dia de Energia reafirmou o compromisso de Brasil e Alemanha com uma transição energética acelerada, sustentável e justa, com parcerias de longo prazo que gerem benefícios climáticos e econômicos concretos. A atividade também reforçou o papel estratégico do Brasil como parceiro da Alemanha nas agendas globais de clima e indústria sustentável — especialmente no contexto da presidência brasileira do BRICS.
Além disso, o evento contribuiu para estabelecer novas conexões B2G e B2B, com potencial de desdobramentos em projetos-piloto, programas conjuntos e iniciativas empresariais no setor energético.
Organização:
O 4º Dia de Energia foi organizado pela Parceria Energética Brasil-Alemanha, plataforma de diálogo político de alto nível entre o Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil e o Ministério Federal da Economia e Energia (BMWE) da Alemanha. O evento foi realizado em cooperação com o Programa Internacional de Incentivo ao Hidrogênio (H2Uppp), também do BMWE, que promove projetos e o desenvolvimento do mercado de hidrogênio verde em países emergentes e em desenvolvimento selecionados, como parte da Estratégia Nacional de Hidrogênio da Alemanha. No Brasil ambos são implementados pela GIZ.
A iniciativa contou ainda com a parceria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).
Mais informações sobre a Parceria Energética:
The German-Brazilian Energy Partnership | Energy Partnership Brazil-Germany
Mais informações sobre o H2Uppp: Fundo H2-Uppp - Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável
Notícias
Indústria brasileira leva propostas para diálogo com a Alemanha
Brasil e Alemanha, relação de bilhões (Ep.#158)
Indústria brasileira apresenta prioridades para fortalecer parceria econômica com a Alemanha
EEBA tem rodada de negócios com 60 empresas brasileiras e 10 compradores alemães
Indústria nacional quer fim de bitributação com Alemanha
Agenda da Indústria Brasileira para a Alemanha
Confira neste link a Agenda da Indústria Brasileira para a Alemanha (2025), elaborada pela Superintendência de Relações Internacionais da CNI.
Sobre a Bahia
A Bahia se destaca como o maior estado do Nordeste brasileiro em extensão territorial, população, PIB e exportações.
Com uma base produtiva diversificada, o estado tem forte atuação nos setores industriais petroquímico, tecnológico, automobilístico, agroindustrial e minerador. Essa economia dinâmica, somada a uma infraestrutura moderna e a uma localização privilegiada, consolida o estado como um importante hub de negócios do país.
A sua capital, Salvador, cidade histórica fundada em 1549, tem uma população de 2,5 milhões de habitantes e situa-se em torno da Baía de Todos os Santos. Com um centro histórico reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Salvador é um museu a céu aberto, com um conjunto arquitetônico colonial que inclui igrejas seculares, monumentos e casarões. As riquezas do passado convivem harmoniosamente com importantes obras de arquitetura contemporânea, demonstrando a capacidade da cidade de preservar as suas tradições e avançar para o futuro.
Patrocínio
O EEBA conta com patrocínio da:
E apoio da:
Lista de hotéis sugeridos em Salvador
Sugestões de hospedagem
HOTEL FASANO
Endereço: Praça Castro Alves, nº 5, Vitória, Salvador, Bahia, Brasil, CEP 40020-160
Telefone: +55 (71) 2201-6300
Whatsapp: +55 (71) 9 9689-6694
Email: eventos.ssa@fasano.com.br / jeovane.gomes@fasano.com.br
Condições especiais: (10% de desconto)
Distância entre hotel e evento: 19 km | 30 min. de carro
Ir para site
WISH HOTEL DA BAHIA
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1537 - Dois de Julho, Salvador, Bahia, Brasil, CEP 40060-002
Telefone: 0800 600 8088 / +55 (71) 3021 6700
Whatsapp: +55 (71) 3036-9202
Email: reservas@grupowish.com
Condições especiais: 10% de desconto (cupom FIEBEEBA)
Distância entre hotel e evento: 19 km | 30 min. de carro
Ir para site
HOTEL DEVILLE PRIME
Endereço: Rua Passárgada, S/N, Itapuã, Salvador, Bahia, Brasil
CEP 41600-000
Telefone: +55 (41) 2106-8500
Whatsapp: +55 (41) 3219-4004
E-mail: recep.ssa@deville.com.br
Condições Especiais: Desconto de 15%
Cupom EEBA https://encurtador.com.br/oG9bx.
Distância até o local do Evento: 7 km / 15 minutos de carro.
GRAN HOTEL STELLA MARIS
Endereço: Rua Professor Felipe Tiago Gomes, 200, Stella Maris, Salvador, Bahia, Brasil, CEP: 41600-211
Telefone: +55 (71) 3413-0000 / (71) 99934-5224
Whatsapp: +55 (71) 3413-0200
Email: reservas@granhotelstellamaris.com.br
Condições especiais: 10% de desconto (Cupom EEBA)
Distância entre hotel e evento: 10 km | 20 min. de carro
Ir para site
Importante: a organização não fornecerá transporte para o evento.
Realização
EVENTO ENCERRADO