Presidência

robson-braga-de-andrade-presidente-cni.png

Nascido em São João del Rey (MG), em 26 de dezembro de 1948, ROBSON BRAGA DE ANDRADE é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais pela Fundação Dom Cabral e pelo The Business School for the World (INSEAD),na França.


Presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) por dois mandatos consecutivos, de 2002 a 2010, quando foi eleito presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi reeleito em 2014, para o mandato 2014/2018, e em 2018, para o período 2018/2022. É, também, presidente do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Conselho Superior do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e diretor do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI).


Robson Andrade lidera o Movimento Empresarial pela Inovação (MEI), iniciativa da CNI que reúne cerca de 300 CEOs das maiores empresas industriais do país, e o Fórum Nacional da Indústria (FNI), integrado por cerca de 70 associações setoriais.


É, ainda, membro do Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública (CECAP), do Tribunal de Contas da União (TCU). De 2015 a 2018, presidiu o Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES), entre 2010 e 2018, e do Conselho Superior da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), de 2001 a 2004.


Como empresário, Robson Andrade preside o Grupo ORTENG, conglomerado brasileiro fornecedor de equipamentos elétricos e eletromecânicos e de sistemas de energia e automação, com atendimento aos mercados nacional e internacional.