Dez empresas recebem o Prêmio Nacional de Inovação de 2015

Todas as empresas que tiveram as inscrições validadas pela comissão julgadora receberam um relatório que indica melhorias no processo de inovação

Todos os vencedores durante a cerimônia de premiação

As pequenas, médias e grandes empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2015 foram conhecidas nesta quarta-feira (13), no evento que encerrou o primeiro dia do 6º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Elas estavam entre as 28 finalistas selecionadas a partir das 2.219 inscritas para a edição deste ano. As empresas repartirão R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação, além de participação em missão técnica internacional e curso de educação executiva em escola de negócios reconhecida internacionalmente.

O Prêmio Nacional de Inovação tem quatro divisões. Na categoria Agente Local de Inovação , a vencedora da modalidade indústria foi a Tecsistel, baseada no Rio Grande do Sul; para serviços, quem levou o prêmio foi a Central das Impressoras, empresa de Alagoas; a representante do comércio escolhida foi a Jera, que opera no Mato Grosso do Sul.

“Inovação é uma palavra que não se fala todos os dias numa empresa porque as pessoas pensam que inovação é um produto que vai mudar o mundo, que você precisa ser o Steve Jobs (fundador e ex-presidente da Apple). Mas não é verdade. Inovação significa ser um pouco melhor que ontem”, afirmou Saulo Arruda, um dos sócios da Jera, ao receber o prêmio, direcionado às micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação do Sebrae. 

"Inovação significa ser um pouco melhor que ontem” - Saulo Arruda

INOVAÇÃO PARA O CRESCIMENTO - Na categoria Gestão da Inovação , em que são reconhecidas iniciativas de empresas de portes variados, quem levou o destaque entre as pequenas empresas foi a Paiva Piovesan Softwares, de Minas Gerais. “Somos um exemplo de que inovação independe do tamanho da empresa e como ela é fundamental para o crescimento e sucesso de um negócio”, comemorou Rodrigo Paiva, um dos sócios da empresa. Entre as médias empresas, o destaque ficou com a gaúcha Driblauto. Já entre as grandes companhias, o reconhecimento de iniciativa mais inovadora ficou com a Ciser, empresa de Santa Catarina.

Das finalistas na categoria Inovação em Modelo de Negócios , a Natura foi a vencedora, ao desenvolver uma plataforma online de vendas que permite customização do espaço de venda dos consultores e também o atendimento personalizado aos clientes. “A inovação nos ajuda a ir além no relacionamento com os nossos consumidores”, disse Gerson Valença, diretor de Inovação da Natura.

Por fim, na divisão Inovação Tecnológica , as empresas paranaenses Hi Tecnologies e Profilática Produtos Odonto Médico Hospitalares venceram, respectivamente, nas modalidades pequena e média empresas. Já a Votorantim Cimentos foi a escolhida entre as grandes empresas finalistas, por desenvolver um método inovador de produzir cimento e, assim, ampliar a capacidade de fornecer o material para grandes obras em locais remotos.

O vice-presidente da CNI e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antônio Carlos Silva, representou a indústria na cerimônia e ressaltou o papel do prêmio no incentivo à práticas inovadoras nas empresas. “O Prêmio Nacional de Inovação tem como foco identificar os pontos fortes e fracos das empresas e as incentiva a colocar em prática as boas ideias, a melhorar e inovar seus processos e produtos”, disse. Todas as empresas que tiveram as inscrições validadas pela comissão julgadora receberam um relatório que indica melhorias no processo de inovação.

A diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, lembrou que a inovação independe do tamanho dos negócios e que a premiação é um instrumento para incentivar a participação de pequenas empresas na agenda da inovação. “Acreditamos que reconhecer e premiar os melhores projetos de inovação é um grande incentivo para que os empresários desenvolvam projetos próprios. Desde a entrada do Sebrae no prêmio, há três anos, a participiação das micro e pequenas empresas aumentou em quase cinco vezes”, observou.

No total, foram recebidas 2.219 inscrições de todo o país – um recorde. Os projetos vieram de 26 estados e do Distrito Federal, sendo 673 da região Sudeste, 615 do Nordeste, 376 do Sul, 298 do Norte e 257 do Centro-Oeste. Ao longo de quatro meses, as empresas participaram de criterioso processo de avaliação que resultou na seleção de 28 finalistas, dos quais apenas 10 foram premiados.

MEI – O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI). Criado em 2008 e coordenado pela CNI, o movimento reúne mais de 100 líderes empresariais das maiores empresas do país. Neste ambiente, são propostas e debatidas políticas de apoio à inovação com autoridades do governo, no mais bem consolidado espaço de diálogo privado-público do país. A premiação tem também o apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Agência Brasileira de Inovação (FINEP) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Agente Local de Inovação 
Direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviços. 

Indústria: Tecsistel - Rio Grande do Sul 
Comércio:  Central das Impressoras - Alagoas 
Serviço: Jera – Mato Grosso do Sul 

Inovação Tecnológica 
Valoriza projetos de produtos ou processos que contribuem para o aumento da competitividade da empresa. 

Pequena empresa: Hi Tecnologies – Paraná 
Média empresa: Profilatica – Paraná 
Grande empresa: Votorantim Cimentos – São Paulo 

Inovação em Modelo de Negócio 
Premia a forma como projetos são levados ao mercado a fim de aprimoramento de modelos de negócio capazes de gerar impactos na empresa. 

Grande empresa: Natura – São Paulo 

Gestão da Inovação 
Reconhece métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação que estabeleçam ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores. Apenas os vencedores nesta categoria concorrem aos R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI. 

Pequena empresa: Paiva Piovesan Softwares – Minas Gerais 
Média empresa: Dublauto – Rio Grande do Sul 
Grande empresa: Ciser – Santa Catarina

MULTIMÍDIA - Acompanhe a cobertura do evento em tempo real no perfil da CNI no Twitter. Todas as fotos do Congresso estão em nosso Flickr.


Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SESI apresentam projetos inovadores na Feira de Ciências da USP
10 iniciativas inovadoras do IEL para você e sua empresa

Comentários