Os candidatos à presidência da República em 2014 deverão estar dispostos a atacar problemas estruturais do país e a abrir mercados para ganhar a confiança dos industriais. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) já está preparando as propostas do segmento para os presidenciáveis. Das 43 previstas, dez se referem ao desenvolvimento de mercados e outras dez à infraestrutura. As outras 23 vão desde propostas na área de educação e inovação a outras mais sensíveis, como relações do trabalho e tributação.
Os 43 projetos estão relacionados a dez áreas diferentes definidas pela CNI como os dez fatores-chave da competitividade dentro do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, documento que traça as diretrizes do setor para a década. As propostas serão entregues em junho, quando a CNI receberá os candidatos para expor as demandas do segmento produtivo.
Áreas dos projetos que a CNI deve apresentar aos candidatos:
- Educação: 2
- Ambiente macroeconômico: 2
- Eficiência do Estado: 3
- Segurança jurídica e burocracia: 6
- Desenvolvimento de mercados: 10
- Relações do trabalho: 4
- Financiamento: 2
- Infraestrutura: 10
- tributação: 4
- Inovação e produtividade: 5
Total: 43 (cinco projetos estão relacionados a mais de uma área)