Diretor-geral do SENAI toma posse no Conselho Nacional de Educação

Rafael Lucchesi foi reconduzido ao cargo que ocupava desde maio. Ele terá mandato de quatro anos no órgão, que auxilia ministério na elaboração de políticas nacionais e promoção da qualidade da educação

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, tomou posse, nesta segunda-feira (11), como titular do Conselho Nacional de Educação (CNE). Com mandato de quatro anos, ele vai compor a Câmara de Educação Básica e o Pleno do Conselho. Lucchesi integrava o órgão desde maio, em substituição ao conselheiro Luiz Roberto Liza Curi. 

O CNE tem como tarefa auxiliar o Ministério da Educação na elaboração de políticas nacionais e promoção da qualidade da educação. Criado, em sua forma atual, em 1995, é um órgão independente, responsável por acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e definir as diretrizes curriculares para a educação básica e o ensino superior, por exemplo. O papel da educação profissional tecnológica também está entre os temas discutidos no Conselho.

Para Lucchesi, um dos itens fundamentais da agenda do CNE é o investimento em educação profissional, com o objetivo de balancear a matriz educacional brasileira. No Brasil, cerca de 11% dos jovens entre 15 e 17 anos fazem curso técnico junto com a educação regular, enquanto esse porcentual é de 50%, em média, nos países desenvolvidos, que têm uma matriz mais equilibrada. Outro assunto prioritário é a definição da Base Nacional Comum Curricular. 

“A agenda fundamental é pensarmos o problema da matriz da educação brasileira, discutirmos um ensino médio que dialogue com formas de inserção dos jovens na sociedade”, explica o diretor-geral do SENAI. “A educação profissional é extremamente importante nesse contexto, pois apenas uma parte dos nossos estudantes vai para a universidade. Grande parte não chega ao ensino superior e tem de ser preparada para a vida, para a cidadania, para se inserir socialmente”.

O conselheiro José Francisco Soares, que também tomou posse nesta segunda, destaca a importância de ter um representante da educação profissional no Conselho Nacional de Educação. “Um representante do SENAI é um diferencial porque a instituição tem contato com uma formação de alunos que outros grupos representados no conselho não têm”, explica. 


CÂMARAS - Composto por 24 integrantes, o Conselho Nacional de Educação se organiza em duas câmaras: de Educação Básica e de Educação Superior. Os conselheiros têm mandato de quatro anos, havendo renovação de metade das câmaras a cada dois anos.  

A Câmara de Educação Básica tem como atribuições analisar e emitir pareceres sobre procedimentos e resultados de avaliação de educação infantil, fundamental, média, profissional e especial; discutir as diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação e acompanhar a execução do PNE.

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Rafael Lucchesi fala sobre as vantagens da educação profissional
Ministra interina da Educação e diretor-geral do SENAI debatem novo ensino médio no Facebook nesta quinta-feira, às 10h30

Comentários