Estratégia empresarial
Definir e implementar a estratégia é uma das principais atribuições do líder. O curso orienta dirigentes e executivos a colocar em prática os planos necessários ao alcance dos objetivos empresariais traçados. Mostra como mobilizar recursos humanos e materiais para alcançar o futuro almejado pela empresa.
Além disso, convida os participantes a refletirem sobre como comunicam a estratégia para os empregados executarem os projetos, como fazem apresentações ao Conselho e como mantêm a motivação da equipe em torno dos objetivos propostos.
Alianças como alavancas de vantagem competitiva
O programa ajuda os dirigentes e executivos a identificar parcerias e a usar as alianças para ganhar competitividade, agregar valor e criar diferenciais em relação aos competidores.
Também aponta caminhos para a entrada em novos mercados e discute a necessidade da empresa buscar ou não parcerias para se instalarem em outros países.
Desafios da competição na economia do conhecimento
Atualmente, não basta construir uma rede eficiente de produção, vendas e filiais de serviços para conquistar mercados. O acirramento da competição global exige que as empresas dominem o conhecimento e sejam inovadoras.
Por isso, o curso orienta os participantes a buscarem as oportunidades e as ferramentas necessárias para vencer o chamado desafio metanacional, ou seja, usarem conhecimentos de tecnologias e mercados espalhados no mundo para criar valor e aplicar na inovação de produtos, processos e serviços.
Gestão da internacionalização
A internacionalização é um imperativo para muitas empresas. Diante disso, o curso discutirá os principais desafios enfrentados pelos empresários que ampliam as atividades e passam a atuar em outros países.
Entre as dificuldades que serão analisadas estão a demora no retorno do investimento e a superação dos obstáculos internos à expansão da empresa no exterior.
Além disso, os participantes discutirão como funciona na prática e como tirar proveito do processo de aprendizagem proporcionado pela internacionalização.
Desafio da colaboração global: de equipes às organizações
A colaboração efetiva e o comprometimento das pessoas e das organizações são decisivos para o êxito do processo de internacionalização e o bom desempenho de equipes globais.
No curso, com a ajuda da simulação EagleRacing, os participantes avaliarão as dificuldades que os líderes enfrentam para incentivar as pessoas a colaborarem de forma produtiva nas organizações.
Analisarão as causas comportamentais, organizacionais e culturais que determinam o sucesso ou fracasso de iniciativas que buscam a colaboração nas organizações.
A partir da discussão do caso Mayday Vestas Vídeo, dirigentes e executivos terão um panorama de tendências futuras e de como as empresas podem trabalhar problemas geográficos, culturais e funcionais para obter a colaboração. O exame de casos das empresas Cisco, Alfa Romeo e Google permitirá ainda a análise de ideias e melhores práticas nos sistemas de colaboração.
Liderança justa
O curso mostrará como funciona a relação entre líderes e seus seguidores, a relevância das equipes e o papel do ambiente na promoção da liderança. A partir das atitudes do imperador francês Napoleão, que, em um período de grande turbulência na história mundial, se consagrou como líder heroico, os participantes avaliarão a importância do líder justo para a harmonia das equipes e a sustentabilidade das empresas.
Gestão de equipes de alta performance em condições turbulentas
Inovação e mudança requerem empreendedorismo, criatividade e trabalho em equipe. Por isso, o curso apresentará algumas regras para estruturar o trabalho em equipe e ferramentas de diagnóstico.
Mudança de paradigma: multinacionais emergentes
Esse módulo do curso discutirá o papel das multinacionais de países emergentes, como a fabricante chinesa de computadores Lenovo, a brasileira Petrobras e a indústria indiana de veículos Tata.
Também avaliará como o poder de expansão de empresas emergentes contribui para a mudança na ordem econômica mundial.
Ao longo dos debates, os participantes conhecerão ferramentas de análise importantes para melhorar a gestão e ajudar as empresas a explorar com sucesso as oportunidades e enfrentar os desafios oferecidos pelos países emergentes.
Novos desafios em operações e serviços
O curso discutirá os novos desafios das empresas e apontará caminhos para a superação dos obstáculos em um mundo no qual a conquista do consumidor e a diferença do produto exigem muito mais que gestão da qualidade total, revisão de operações improdutivas, reestruturação ou terceirização.
Entre os desafios que serão avaliados estão os fatores que limitam a competitividade, em um cenário em que a concorrência obriga as empresas a desenvolver frequentemente vantagens competitivas e soluções inovadoras para o mercado.