Logo Indústria 2027

NOTÍCIAS

9 de Janeiro de 2018 às 17:18

Descubra como as Tecnologias de Redes transformam processos industriais

Fábricas comandadas por redes sem fio, alimentos rastreados, acompanhamento remoto de veículos e de eletrodomésticos... Conheça algumas aplicações desta inovação

interna-tec-redes-icone.jpg

Como os dados dos sensores da Internet das Coisas são coletados? De que modo as informações recebidas são analisadas pelos sistemas de Inteligência Artificial? E, de que maneira essas informações circulam nos sistemas ciberfísicos da Produção Inteligente e Conectada? As Tecnologias de Redes de Comunicação estão presentes em todas essas inovações e possibilitam a aplicação de cada uma delas na indústria.
 
O pesquisador e consultor Claudio Loural, de Campinas (SP), explica que as redes de comunicação têm tudo a ver com as outras três tecnologias digitais estudadas pelo Indústria 2027 – Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Produção Inteligente e Conectada – e as complementam. “As redes de comunicação são o meio para ‘costurar’ as demais tecnologias digitais consideradas neste projeto, como a coleta de dados dos sensores da Internet das Coisas e o transporte de informações a serem analisadas pelos sistemas de Inteligência Artificial, servindo como vias de circulação das informações nos sistemas ciberfísicos da Produção Inteligente”, explica o pesquisador.
 
Segundo o especialista, a absorção das tecnologias digitais pela indústria depende do grau de maturidade de cada uma delas. “Para o melhor aproveitamento da Internet das Coisas, por exemplo, as redes de comunicação precisam estar tão desenvolvidas quanto os sensores e atuadores”, afirma Loural.
 
Um exemplo de aplicação de Tecnologias de Redes é o rastreamento de alimentos – por meio da incorporação de tecnologia nova no produto, como uma etiqueta eletrônica na embalagem. Assim, pode-se prevenir adulterações ao longo da produção e distribuição dos produtos. “Teremos cada vez mais sensores espalhados nas coisas e eles estarão conectados às redes. No caso dos alimentos, incorpora-se ao produto um recurso de Internet das Coisas rastreável pela rede”, detalha Loural.

interna-tec-redes-conexão.jpg

O pesquisador também explica que as Tecnologias de Redes de Comunicação na indústria permitem novas formas de controle de máquinas e de equipamentos, com impactos na produção e o gerenciamento de processos. “A aplicação intensiva das Tecnologias de Redes mexe na organização da própria fábrica, o que faz com que a organização da empresa mude”, explica Loural. “Trata-se de utilizar mais as facilidades proporcionadas pelas tecnologias de rede do que propriamente introduzir tecnologias completamente novas”, finaliza. 
 
As Tecnologias de Redes de Comunicação representam uma das tecnologias disruptivas avaliadas pelo Projeto Indústria 2027. Que mudanças ela vai causar em setores como Agroindústria e Bens de Consumo nos próximos anos? Acompanhe as novidades e fique por dentro! 

 

Por Sarita González

Ilustrações: Rafael James

Leia mais

Conheça 3 aplicações da Nanotecnologia no dia a dia

Reportagem do Correio Braziliense sobre o Indústria 2027 relaciona tecnologia e competitividade

Tecnologias estudadas pelo Indústria 2027 são destaque na Agência Brasil

Reportagem do Jornal da Band destaca Projeto Indústria 2027