Logo Indústria 2027

NOTÍCIAS

6 de Abril de 2018 às 14:53

Conheça 5 áreas de inovação em nanotecnologia para a indústria

Capaz de aprimorar diferentes materiais, a nanotecnologia permite o desenvolvimento de produtos e serviços ainda melhores

ilustração-de-nano_portal_114x360.png

A indústria cria uma série de soluções para o dia a dia das pessoas, e um dos desafios é desenvolver produtos mais eficientes. Ou seja, melhorar os que já existem, com funções e desempenho ainda mais satisfatórios. Podem ser cosméticos com prazo de validade maior; roupas que monitoram sinais vitais do corpo humano e com capacidade de não absorver manchas; embalagens inteligentes de alimentos que avisam se a comida ainda está própria para consumo ou não.
 
Na nanomedicina, a nanotecnologia pode ajudar no diagnóstico de doenças, além de desenvolver terapias, graças a nanossensores que detectam sintomas e monitoram atividades. A nanotecnologia também tem tudo a ver com a melhoria de sistemas computacionais, como na fabricação de dispositivos eletrônicos mais eficientes. 

E quem não quer um sistema de transporte público em que se sabe se o ônibus está atrasado ou chegando? Isso é possível porque a nanotecnologia viabiliza o sensoriamento para a Internet das Coisas, já que sensores e atuadores são desenvolvidos com nanomateriais. “A aplicação do conceito de Internet das Coisas requer que dispositivos, aparelhos, instrumentos, veículos, entre outros, estejam todos conectados à internet, com comunicação entre si. Isso é possível com a disseminação de sensores e atuadores em grande escala, que geralmente são construídos com nanomateriais e/ou usando técnicas da nanotecnologia”, explica Osvaldo Novais, especialista em nanotecnologia e professor da Universidade de São Paulo (USP). 
 
Novais também destaca a transversalidade da nanotecnologia, por compor diferentes tecnologias. “A nanotecnologia possibilita que áreas como medicina, química, física e biologia sejam integradas em projetos de pesquisa e desenvolvimento, com aplicações também em indústrias de diferentes ramos, como a automotiva, têxtil, de alimentos e de eletrônica", justifica Novais.  

A nanotecnologia uma das oito inovações estudadas pelo Indústria 2027 é promissora porque melhora a propriedade de materiais diversos e, assim, otimiza o cotidiano. Confira, a seguir, 5 áreas de inovação em nanotecnologia para a indústria:
 

info_5-áreas-de-inovação-em-nano.png


SAIBA MAIS - O projeto Indústria 2027 é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que desenvolvem uma série de estudos sobre o impacto de oito tecnologias em 10 setores da indústria. 

Por: Sarita González

Arte: Carolina Jardim

Leia mais

Indústria brasileira pode capturar oportunidades abertas pelas novas tecnologias

Inovação é fundamental na estratégia de modernização e aumento da competitividade da indústria, diz presidente da CNI