logo-atuacao-internacional-uninter-cni-sesi-senai-iel-sistema_industria198x54 (1).png
brasil-mini.png
bandeira-do-reino-unido.png

NOTÍCIAS

27 de Junho de 2018 às 13:17

SENAI recebe tecnologia francesa em chocolates

Sem título 34.png

Técnicas próprias da confeitaria francesa serão ensinadas, em breve, nos cursos da área de Alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A unidade de Taguatinga recebe, até 17/2, o mestre expert em chocolate Christopher Puyodebat, que tem repassado aos instrutores da Casa e empresários do setor as mais diversas técnicas utilizadas com a iguaria. A “Missão Especialista Internacional em Chocolates” é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senai.

A França tem vários chocolatiers renomados mundialmente. Sozinha, a população francesa consome 400 toneladas de chocolate por ano. Dos chefes ao consumidor, é alta a exigência por um produto de qualidade. Para se ter uma ideia, no país, é proibido o uso de gordura vegetal ou animal na produção da iguaria, sendo permitido, apenas a pura manteiga de cacau no chocolate.

"O cacau do Brasil é considerado um dos melhores do mundo. Então, eu vim para ajudá-los a trabalhar com as mais variadas formas de utilizá-lo", afirma Christopher. Em sua aula, ele contou a história do cacau no mundo, as variações da fruta, a porcentagem do cacau na fabricação do chocolate – que define o quão amargo ou doce ele será, falou sobre os processos produtivos e as tecnologias aplicadas na produção de chocolate e ensinou a fazer esculturas com o doce.

Além disso, Christopher ensinou técnicas de temperagem - processo que assegura que a escultura de chocolate não vai derreter após estar pronta - sobre a temperatura ideal para o chocolate; técnicas de preparo de Ganche, Praliné, Glaçagem; e diversos recheios de montagens esculturais com chocolate.  "Eu gosto muito de trabalhar com o chocolate, pois, ao meu ver, é um material muito nobre. Além de podermos colocar vários métodos na fabricação e chegar a produtos finais variados", completa.

Além das aulas teóricas e práticas ministradas na unidade, o mestre expert em chocolate irá realizar visitas técnicas nas empresas dos participantes, a fim de orientar os profissionais nas peculiaridades e dificuldades encontradas no dia a dia de cada estabelecimento.

O proprietário da confeitaria Monjolo, Pedro Nicola, buscou o curso, porque viu a oportunidade de aperfeiçoar as receitas, usando o chocolate da melhor forma. "Eu não tinha muito conhecimento como era feita a produção do chocolate. Aprendemos várias técnicas novas e vou usar todas elas nas receitas da minha empresa", relata Nicola.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentos de Brasília (Siab), Paulo Sérgio Dias Lopes, também participou do curso. Ele falou da importância do intercâmbio de conhecimento, ampliando os produtos ofertados pelos empresários brasilienses. “O mestre trouxe as tendências que são usadas no mercado europeu. Desta forma, podemos aplicar no nosso mercado também”, completa Paulo.

Sem título 34.2.png

O Senai Taguatinga possui quatro cozinhas na área de Alimentos, entre elas, a cozinha de chocolate, direcionada especialmente para cursos relacionados. O treinamento com o francês está qualificando os instrutores com conhecimentos e técnicas exclusivas que serão repassadas aos alunos. "Nós preparamos o estudante para o mundo do trabalho. Então, é importante que nós sempre estejamos renovando os conhecimentos, aprendendo e criando coisas novas para repassar aos alunos. Mas só podemos criar receitas novas quando entendemos perfeitamente a técnica", salienta a instrutora da área de Alimentos do Senai Taguatinga, Helena Malvar.

Matrículas abertas 

O Senai Taguatinga possui uma área destinada à cursos de Alimentos e Bebidas que tem cerca de 900m² divididos em quatro cozinhas: cozinha quente (pedagógica), confeitaria, panificação e chocolate. Os equipamentos são de alta tecnologia para atender aos alunos da instituição e a demanda da indústria de alimentos de Brasília.  Para o primeiro semestre de 2017, o Senai Taguatinga está com diversos cursos com matrículas abertas.

Quem busca aprendizado e formação com curta duração, o curso Pães Especiais será realizado de 20/02 a 22/2, totalizando 8 horas/aula. Os alunos aprenderão sobre as propriedades e sequências da produção, cálculos de balanceamentos de formulação e sobre os processos de fabricação de massas de pães especiais. 

Para os amantes de doces, o Senai-DF abrirá o curso de Doces Brasileiros, com 20 horas/aula, com início em 27/03 e término em 31/03. Neste curso, os alunos aprenderão sobre as características da doçaria brasileira, antigas receitas e a tecnologia dos alimentos. Além de conhecer mais das características, funções e proporções para que possam desenvolver métodos de misturas, cálculos de rendimento e muito mais.

Para quem busca cursos de maior duração para um aprendizado profundo, o Senai Taguatinga está com matrículas abertas para Técnicas em Confeitaria. O curso será realizado em 120 horas/aula, de 06/03 a 4/05. Nele, os alunos aprendem a preparar e montar bolos, tortas doces e salgadas, sobremesas e docinhos. Além disso, ainda têm as opções dos cursos de Sobremesas Internacionais, Trivial Gourmet e Massas Frescas, Secas e Molhos.

Sem título 34.3.png