logo-atuacao-internacional-uninter-cni-sesi-senai-iel-sistema_industria198x54 (1).png
brasil-mini.png
bandeira-do-reino-unido.png

NOTÍCIAS

20 de Novembro de 2018 às 11:12

SENAI realiza missão de diagnóstico na África do Sul

S3_2018-11-12-08-48_5fc77891-9351-4a63-a08e-400a045d700d.jpg

A especialista da Unidade de Relações Internacionais (UNINTER), Danielle Lopes, realiza missão de diagnóstico na África do Sul, entre os dias 03 e 14 de novembro. A especialista conta com o apoio da equipe técnica do SENAI Santa Catarina e SENAI Rio Grande do Sul, o time realiza visitas a instituições de formação profissional locais, agências do governo responsáveis pela estruturação e certificação profissional, além das diferentes fábricas das empresas WEG e Marcopolo.

Além disso, a equipe se reuniu com o Ministro de Educação Sul-Africano, que demonstrou interesse em estabelecer uma parceria ativa com o SENAI para a realização de treinamentos de seus professores e treinadores de escolas técnicas no Brasil, inclusive para a competição WorldSkills, que ocorrerá na Rússia, em 2019.

A África do Sul reconhece o SENAI como referência na educação profissional e os interlocutores de instituições, tanto públicas como privadas, com quem os participantes da missão estão conversando, se mostram muito satisfeitos com a possibilidade de levar o SENAI para o país.

CONTEXTO - O país tem taxa de desemprego  entre os jovens de mais de 40% e, ao mesmo tempo, não possui sistema eficiente de ensino técnico e tecnológico. Reconhecendo a qualidade de ensino do SENAI e que a educação profissional brasileira é uma das melhores do mundo, as empresas WEG e Marcopolo convidaram o SENAI para formalizar parcerias com suas filiais Sul-Africanas, que carecem de colaboradores qualificados principalmente nas áreas da mecânica industrial e de manutenção e engenharias, elétrica e eletrônica.