logo-atuacao-internacional-uninter-cni-sesi-senai-iel-sistema_industria198x54 (1).png
brasil-mini.png
bandeira-do-reino-unido.png

NOTÍCIAS

27 de Junho de 2018 às 13:06

SENAI inicia novo projeto de cooperação internacional no Haiti

Sem título 30.png

Integrantes da Unidade de Relações Internacionais (Uninter) e do Departamento Regional do SENAI do Rio Grande do Sul visitaram o Haiti em junho para dar início às atividades do Projeto de Apoio à Formação Profissional no Haiti, assinado em novembro de 2016 entre o SENAI e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O projeto, financiado com recursos do Fundo de Reconstrução do Haiti, tem por objetivo aumentar a capacidade do INFP de gerir o sistema nacional de formação profissional do país. A iniciativa contempla o estabelecimento de um (ou mais) centro de formação profissional e a realização de ações de treinamento do corpo docente e de quadros diretivos e gerenciais do INFP e de intercâmbio de know-how em formação profissional. O projeto tratará de temas como a atualização da metodologia de formação por competências, a adequação da oferta de cursos à realidade da economia local, o estabelecimento de rotinas de consulta ao setor produtivo e o envolvimento das comunidades locais nas ações de formação, assim como a adoção de um modelo de gestão do sistema nacional de formação profissional com foco na modernização. 

Em vista do alto grau de informalidade dos empregos no Haiti ­­­­­­(44% da população economicamente ativa trabalha na economia informal), o SENAI apoiará a oferta de cursos de qualificação para profissões autônomas, como a de eletricista predial.

Para atender o incipiente setor industrial haitiano, serão oferecidos também cursos em manutenção de máquinas industriais.  Como forma de atender, ainda, o setor de confecções, que responde por 90% das exportações do país, será oferecida formação também na área de costura industrial.