logo-atuacao-internacional-uninter-cni-sesi-senai-iel-sistema_industria198x54 (1).png
brasil-mini.png
bandeira-do-reino-unido.png

NOTÍCIAS

25 de Junho de 2018 às 12:45

SENAI inicia fase operacional do projeto Móveis Rondônia

O Sistema Fiero sediou nesta sexta-feira, 25, o encerramento da 2ª etapa do projeto de fortalecimento do setor Madeira e Móveis, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai) em parceria com a instituição italiana COSMOB - Consorzio Del Mobile.

O objetivo desta etapa era dar início a fase operacional que consistiu em visita técnica e conhecimento das metodologias de trabalho. Sob o gerenciamento da coordenação Técnica de Soluções em Tecnologia e Inovação e operacionalização pelas unidades CEET Sebastião Camargo e Marechal Rondon, em Porto Velho e CEET José Fernandes de Moura, de Ariquemes, 11 indústrias foram visitadas.

A contratação do COSMOB busca garantir o alto desempenho do Senai em prestação de serviços à indústria madeireira e moveleira, por meio do desenvolvimento das competências internas com apoio de parceiro internacional estratégico. Neste momento era necessário fazer a aproximação dos técnicos com a metodologia e táticas de prospecção e colheita de dados para diagnóstico.

O diretor Geral do COSMOB, Alessio Gnaccarini ressaltou a importância da transferência de tecnologias e conhecimentos internacionais para indústria por meio da rede Senai de parceiros internacionais. “A meta é fortalecer as ofertas de serviços tecnológicos para as empresas do setor madeira e móveis no Estado e de formar consultores do Senai-RO e estruturar equipe para atender às necessidades do setor.

Graduado em economia, Gnaccarini ocupa o cargo de diretor geral do COSMOB, Centro de Tecnologia da Itália especializado em serviços qualificados para a competitividade das empresas de manufatura, desde 2011. Com vasta experiência em projetos e atividades internacionais, realiza atividades de consultoria para entidades governamentais e industriais, na Itália, em outros países europeus e em diferentes países da América Latina, especialmente na área de inovação e desenvolvimento de produtos, organização de processos, internacionalização de pequenas e médias empresas e pesquisas de mercado.

Segundo o diretor regional do Senai-RO, Valério Duarte, o projeto COSMOB visa à ampliação das competências e habilidades dos técnicos do Senai para a implementação de atividades destinadas a aumentar a competitividade das empresas no setor madeira e móveis de Rondônia, para os quais há potencialmente um grande grau de desenvolvimento.

De acordo com a coordenadora Técnica de STI, Lissandra Souza o projeto que terá 18 meses de execução terá como próximas ações, o retorno do diagnóstico às indústrias visitadas. Além da perspectiva de formalização de um portfólio de serviços especializados ao setor moveleiro rondoniense e aprimoramento das técnicas de consultoria do Senai Rondônia.

 

Sem título.png