logo-atuacao-internacional-uninter-cni-sesi-senai-iel-sistema_industria198x54 (1).png
brasil-mini.png
bandeira-do-reino-unido.png

NOTÍCIAS

27 de Junho de 2018 às 13:02

SENAI firma seu maior projeto de prestação de serviço internacional

Sem título 29.png

Foi assinado em 31 de agosto projeto de fortalecimento institucional de educação profissional de Moçambique entre o SENAI e a Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA) com duração de 4 anos (2017 a 2020). A Unidade de Relações Internacionais (UNINTER) negociou essa oportunidade entre 2015 e 2016 no qual engloboualgumas missões ao país. O Departamento Regional executor, o SENAI Ceará, foi escolhido devido à sua expertise técnica nas áreas demandadas.

 O Projeto abarca três cidades, Maputo, capital, Nacala e Quelimane, mais ao extremo norte do país. Em maiores detalhes, o trabalho do SENAI durante esses anos será o de reformulação dos itinerários formativos de quatro áreas tecnológicas (construção civil, solda, mecânica automotiva e processamento de alimentos) e da capacitação de quadros do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo IFPELAC (técnicos e gestores); Reformular itinerários Formativos das quatro áreas do projeto para ser apresentado à Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP); Capacitar docentes pedagogicamente e tecnicamente nos nove cursos do projeto (Alvenaria, Eletricidade, Carpintaria, Soldagem, Mecânica automotiva, Eletricidade de automóveis, Processamento de alimentos, Encanamento e Refrigeração); e Melhorar processo de Gestão Educacional do Instituto de Formação Profissional  e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) e dos três centros piloto do IFPELAC nas três cidades citadas.

Esse é o maior projeto tanto em termos de recursos financeiros e recursos humanos coordenado pela UNINTER até o momento. Além dele, a Unidade está atualmentecoordenando dois outros com a JICA: Paraguai e Angola, com início em 2016. Ao todo são três projetos em pareceria com a JICA e um quarto está em negociação envolvendo os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs)..

O início das atividades será na semana de 18 de setembro no qual estarão presentes, o Diretor do SENAI CE, Sr. Paulo André, técnicos do SENAI CE e técnica responsável pelo projeto da UNINTER. Residirá no país um especialista em educação do SENAI Ceará durante os quatro anos da iniciativa.