logo-atuacao-internacional-uninter-cni-sesi-senai-iel-sistema_industria198x54 (1).png
brasil-mini.png
bandeira-do-reino-unido.png

NOTÍCIAS

27 de Junho de 2018 às 12:45

SENAI dá início a projeto de capacitação em Moçambique

Sem título 22.png

Na terça-feira (18/07), foram iniciadas as capacitações de 43 instrutores moçambicanos em 12 cursos das áreas de elétrica e mecânica, em Moçambique, na África. 

A ação faz parte do projeto de cooperação, assinado em maio deste ano entre o SENAI a Autoridade Nacional de Educação profissional (ANEP) de Moçambique, para a formação de docentes em manutenção industrial.

O SENAI do Ceará, referência nestas áreas de atuação, foi escolhido como executor do projeto. Para dar início às atividades, os instrutores Edvaldo Alves e Francisco Monteiro, especialistas em elétrica e mecânica, respectivamente, já estão em Moçambique para as primeiras aulas. Posteriormente, também está prevista a ida de outros nove instrutores.

No dia 19 de julho, o diretor do SENAI do Ceará, Paulo André Holanda, falou sobre ética na aula inaugural, que teve a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique, Jorge Olívio Penicela Nhambiu e do Embaixador do Brasil, Rodrigo Baena.

No encerramento do projeto, previsto para abril de 2018, está prevista a vinda ao Brasil dos 11 alunos melhores colocados nas capacitações. Eles ficarão dois meses no país para troca de experiências.

Para o gerente-executivo de Relações Internacionais da DIRET, Frederico Lamego, "projetos como este, de atuação internacional do SENAI, são importantes para o fortalecimento e internacionalização de sua marca".